A PSA (Peugeot-Citroën) lançou no final do ano passado a nova geração da Citroën Jumper no Brasil, o modelo que irmã gêmea da Peugeot Boxer, e usa a mesma base da Fiat Ducato, chegou ao país importado da Itália em versão única custando R$ 139.490, (R$ 138,792 segundo a tabela Fipe).
Ao contrário da geração passada que era produzida pela Iveco na fábrica de Sete Lagoas em Minas Gerais, e basicamente era um Ducato com o logo da Peugeot, o novo modelo é bastante diferente, vem importado da Europa e tem identidade própria em relação ao Ducato, que também ganhou uma nova geração no Brasil no último ano. Enquanto o Fiat Ducato vendido por aqui (importado do México) está atrasado em relação ao Ducato europeu (um facelift atrás), o Novo Jumper é semelhante ao modelo vendido no mercado europeu atualmente e tem visual mais moderno.
O Novo Citroen Jumper 2019 chega ao Brasil em versão única, disponível apenas na configuração Furgão L3H2, com teto alto e entre-eixos alongado, oferendo um ótima capacidade e espaço para carga, capaz de levar até 1.667 kg de carga útil e tem 13 m³ de volume útil. Ele mede 5.998 mm de comprimento e tem 2.522 MM de altura, já o entre-eixos fica em 4.035 mm e a largura é de 2.508 mm. Já o PBT fica em 3.850 kg.
Lembrando que o modelo Jumper pode rodar em zonas com circulação restritas a caminhões, porém devido ao seu PBT ele só pode ser conduzido por pessoas com habilitação categoria “C” ou “D”.
O Jumper é uma opção para quem busca um utilitário versátil para o transporte de cargas em centros urbanos, um veículo com dirigibilidade de carro de passeio e mecânica confiável, projetado para atender diferentes tipos de perfis de transportadores.
Nessa nova geração o Jumper está maior e mais moderno, o interior do utilitário subiu de nível. A cabine está mais espaçosa, os comandos do painel estão ergonômicos e atraentes, o Jumper 2019 se destaca pelos seus equipamentos, vem de série equipado com itens como ar condicionado na cabine, portas traseiras com abertura ampla de 270 graus, controle de estabilidade ESP, duplo airbag, além de vidros, travas e retrovisores elétrico, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, tomada USB para recarga de celulares, tomada 12v, chave com controle remoto, computador de bordo, banco central com encosto reclinável que vira uma espécie de mesinha, porta objetos no painel com refrigeração, volante com ajuste de profundidade e preparação para som com 4 alto falantes e antena no teto.
Destaque ainda para o Hill Assist, um auxilio eletrônico para partidas em ladeiras, que mantém os freios acionados até que as rodas alcancem a força necessária para o arranque, impedido que o veículo volte, o que facilita a condução em cidades com ladeiras, principalmente com o veículo carregado.
Seu conjunto de equipamentos é superior em relação ao principal rival o Fiat Ducato, que custa R$ 133,690 e vem sem ar condicionado, item vendido como opcional por R$ 6,180.
Quanto ao motor, o Novo Citroën Jumper traz um bloco 2.0L Turbo Diesel, 4 cilindros, BlueHDI, capaz de desenvolver 130 CV de potência e 34.7 kgfm de torque. Em relação ao Fiat Ducato esse motor da Citroën tem mais torque uma concepção mais moderna e é mais econômico, o utilitário da Fiat conta com um bloco 2.3L Turbo Diesel de 130 CV e 32.6 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas e a direção tem assistência elétrica.
O tanque de combustível do Jumper 2019 tem capacidade para 90 litros.
Porém uma desvantagem do Jumper em relação aos rivais, e que é o utilitário da Citroen não conta com uma versão menor com PBT de até 3.5 toneladas, com isso o modelo só pode ser dirigido por pessoas com carteira do tipo C em diante, ao contrário de modelos como Fiat Ducato, VW Delivery, Hyundai HR e Iveco Daily, que contam com versões menores que podem ser conduzidas por pessoas com carteira do comum categoria “B”, a mesma de carros de passeio.
Modelo: Citroen Jumper L3H2
Motor:
2.0, Turbo diesel BlueHDI, 4 cilindros
Potência: 130 cv a 3500 rpm
Torque: 34,7 kgfm a 1750 rpm
Transmissão:
Manual 6 marchas
Tração: 4×2 Dianteira
Direção:
Elétrica
Suspensão:
Dianteira: Independente tipo McPhernson e barra estabilizadoras
Traseira: Eixo rígido com molas semi-elipticas
Freios:
Dianteira: Disco ventilados com ABS e EBD
Traseira: Disco sólido com ABS e EBD
Rodas e pneus:
Medidas 225/75 R16C /114R
Rodas de aço aro 16
Combustível:
Diesel S10
Capacidade do tanque: 90 litros
Dimensões do veículo:
Comprimento: 5,998
Largua: 2,05 m
Largura com espelhos abertos 2,50 m
Entre-eixos 4,03 m
Dimensões do compartimento de carga:
Volume útil: 13 m³
Comprimento máximo (chã da zona de carga) 3,70 m
Largura: 1,87 m
Largura entre as caixas de rodas: 1,42 m
Altura da zona de carga: 1,93 m
Dimensões de acesso ao compartimento de carga (portas):
Largura de entrada da porta traseira bi-partida: 1,56 m
Altura de entrada da porta traseira: 1,79 m
Largura da porta lateral deslizante: 1,25 m
Altura da porta lateral deslizante: 1,75 m
Peso:
Peso vazio em ordem de marcha: 2183 kg
Carga últil (incluindo condutor e passageiro): 1667 kg
Peso Bruto Total (PBT): 3850 kg
Peso admissível eixo dianteiro: 1930 kg
Peso adminssível eixo traseiro: 1920 kg
Lugares:
3 ocupantes (1 condutor + 2 passageiros)
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.