Citroën lança o C4 Cactus no Brasil, preços partem de R$ 68.990 a R$ 98.990, confira as versões e equipamentos

A partir do mês de outubro, a Citroën começa a vender no Brasil o SUV C4 Cactus, o modelo que aposta em um design ousado, diferente e chamativo, somado com uma boa lista de equipamentos, já está sendo produzido no Rio de Janeiro, o C4 Cactus virá com duas opções de motores, o 1.6 aspirado de 122 cv e o 1.6 turbo de 173 cv, serão seis versões, com preços partindo de interessantes R$ 68.990, chegando aos R$ 98.990.

 

Clique na imagem para ampliar

O C4 Cactus…

Lançado na Europa em 2015, o Citröen C4 Cactus, tem como grande diferencial seu estilo futurista, ele trazia elementos inéditos como as airbumps, bolsas de ar emborrachadas nas laterais e na dianteira do modelo, ele é feito sobre uma versão modificada da plataforma do C3 e Aircross, usada também pela Peugeot nos modelos 208 e 2008.

No ano passado, 2017, o C4 Cactus foi reestilizado na Europa, ganhando um estilo menos chamativo e mais fácil de agradar, as airbumps, foram retiradas, permanecendo apenas em uma pequena sessão na parte inferior das portas. É este C4 Cactus que chega ao Brasil, há apenas leves retoques em relação ao C4 europeu, o carro promete surpreender não só pelo estilo, mas também pelo interior diferente e bem equipado. A Citroën acredita que o lançamento do C4 Cactus no Brasil marcará uma nova página na história da marca no país, há a expectativa que o novo modelo faça as vendas da Citroën dobrarem no Brasil.

O C4 Cactus se encaixa no segmento de SUVs compactos, ele rivalizará com modelos como Ford Ecosport, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, além das versões de entrada do Honda HR-V.

Suas medidas são similares aos dos rivais, o C4 Cactus tem 4.17 metros de comprimento, 1.71 m de largura e 1.53 m de altura (1.56 m com o rack no teto), a distância entre-eixos é boa, sendo de 2.60 metros. O porta-malas do C4 Cactus tem capacidade modesta, 320 litros, é a mesma medida do Jeep Renegade, porém é inferior tamanho dos demais concorrentes.

 

Estilo diferente e futurista do C4 Cactus será um dos atrativos do Citroën

Apesar de não ser um modelo feito para o uso off-road, a versão brasileira do C4 Cactus terá uma boa altura em relação ao solo, são 22 cm, vão maior que o de rivais como Ford Ecosport (20 cm), Jeep Renegade (20 cm) e Honda HR-V (17.7 cm), os ângulos de entrada e saída do C4 Cactus também são bons, permitindo ao modelo se aventurar além do asfalto, ele supera inclinações de até 22° na dianteira e 32° na traseira, maior capacidade que os rivais.

Design diferente será o grande atrativo…

O estilo diferente e futurista do C4 Cactus é o grande diferencial do modelo da Citroën, ele é um daqueles carros que dificilmente passam despercebidos nas ruas, visto de frente seu conjunto de faróis é o que mais chama a atenção, ele conta com três níveis de luzes, na parte superior da dianteira, próxima a grade ficam as luzes de posição diurnas, em LED, com um desenho fino e agressivo, mais abaixo, no para-choque, se localizam os faróis principais – junto com as luzes de seta, com lâmpadas tradicionais e com um desenho mais quadrado, e por fim na parte inferior ficam os faróis de neblina.

Visto de lado, o C4 Cactus apresenta linhas volumosas e imponentes, o destaque vai para o teto que parece estar flutuando – já que as colunas são pintadas em preto, além das famosas airbumps que se destacam na parte inferior das portas, a coluna traseira “C” é bastante larga e o vidro traseiro curvo também chama a atenção.
Visto de traseira, o que chama atenção no estilo do C4 Cactus, são as lanternas com efeito 3D e iluminação por LED do C4 Cactus, além do para-choque volumoso com falsas saídas de ar nas laterais, apliques em plástico preto, e a tampa do porta malas que tem um recorte diferenciado.

Clique na imagem para ampliar

 

Motor e câmbio do C4 Cactus…

Na parte mecânica não há novidades no C4 Cactus em relação aos modelos da Citroën já vendidos no Brasil, a grande maioria das versões virão equipadas com o bloco 1.6, 16v, quatro cilindros, flex, aspirado, – o mesmo motor usado no C3 e no Aircross, este bloco desenvolve 115 cv com gasolina (118 cv nas versões com câmbio automático) e 122 cv com etanol, com torque máximo de 15.5 kgfm com gasolina e 16.4 kgfm com etanol, dependendo da versão a transmissão é manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

A segunda opção de motor será o também conhecido 1.6 THP, turbo, quatro cilindros – usado também pelo C4 Lounge, este bloco tem potência de 166 cv com gasolina ou 173 cv com etanol, e torque de 24.5 kgfm independente do combustível, no caso do motor 1.6 turbo, haverá apenas o câmbio automático de seis marchas, pena que o motor turbo será exclusivo da versão top de linha Shine.

Interior do C4 Cactus brasileiro é exclusivo

Clique na imagem para ampliar

Interior é exclusivo do modelo brasileiro e fica devendo em acabamento…

Em comparação com o C4 Cactus europeu, o modelo brasileiro apresenta um painel de visual e acabamento simplificado – uma pena já que o modelo europeu tem uma cabine requintada e de visual limpo e elegante, o painel do C4 Cactus brasileiro é exclusivo para o nosso mercado.

O C4 Cactus nacional terá uma lista de equipamentos mais enxuta em relação ao Europeu, por exemplo, o modelo nacional não terá a opção do interessante teto panorâmico em vidro presente no modelo na Europa, além dos apliques em coloridos e em couro no painel, porém mesmo assim trará bons itens que não são encontrados nos rivais do mercado brasileiro, como os auxílios de condução: frenagem automática, alerta de colisão frontal, auxilio para mudança de faixa e o Grip Control, um seletor de condução que permite ajustar o carro a diferente tipos de terreno, itens que virão de série na versão top de linha.

O painel digital é de série em todas as versões do C4 Cactus

Apesar de ser mais simples do que a versão europeia, o C4 Cactus do Brasil tem um painel interessante, assim como as forrações das portas que também possuem desenho chamativo. O painel de instrumentos é 100% digital, não é configurável, nem colorido, porém é bastante completo, exibindo ainda as funções do computador de bordo, há poucos botões, tudo praticamente é controlado pelo sistema multi-mídia, que vem de série em todas as versões do C4 Cactus com exceção da versão de entrada Live, o multimídia tem tela grande com 7 polegadas e possui conectividade com smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, ainda falando no interior, nas versões mais caras, há recursos como partida por botão e ar-condicionado digital automático.

Clique na imagem para ampliar

Versões e preços do Citroën C4 Cactus…

No Brasil o Citroën C4 Cactus, terá três versões de acabamento distribuídas em seis versões: Live 1.6, Feel 1.6, Feel 1.6 Automática, Feel Pack automática, Shine 1.6 THP e Shine Pack 1.6, confira abaixo o conteúdo de cada versão e seu respectivo preço:
Versões e equipamentos do C4 Cactus:
Live 1.6 122 cv manual R$ 68.990

O preço é atraente – menor do que o dos rivais, porém a lista de equipamentos é bastante é limitada, o C4 Cactus de entrada “Live”, vem com ar-condicionado manual, vidros travas e retrovisores elétricos, luz de condução diurna de LED, painel digital, direção com assistência elétrica, volante multi-funcional com ajuste de altura e profundidade, rádio com MP3, USB, Bluetooth e seis alto falantes, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, porém traz rodas de aço aro 16 com calotas e não tem faróis de neblina, além de possuir um acabamento externo mais simples.

Feel 1.6 122 cv manual R$ 73.490

As coisas ficam bem melhor no C4 Cactus Feel, ele custará R$ 4.500 a mais do que o pedido pela versão mais barata do modelo, porém vem bem mais equipado, com sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, faróis de neblina, troca as rodas de aço aro 16, por rodas de liga leve aro 17, alarme com controle remoto, piloto automático, banco traseiros rebatíveis e detalhes externos na carroceria em preto brilhante.

Feel 1.6 122 cv Automática R$ 79.990

Além do câmbio automático de seis marchas, no lugar do manual de cinco, a versão Feel Automática ainda agrega controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas – que impede que o carro volte, aplicando os freios de forma automática, além de sensor de monitoramento da pressão dos pneus.

Feel Pack 1.6 122 cv Automática R$ 84.990

Para quem quer um C4 Cactus 1.6 aspirado mais completo, esta mesma versão Feel 1.6 Automática também estará disponível com um pacote extra de equipamentos, chamado “Pack”, ele custará R$ 5 mil a mais, porém incluirá no carro itens de luxo como chave presencial e partida por botão no painel, ar-condicionado digital automático, sensor de acendimento automático dos faróis e de acionamento dos limpadores do para-brisa, volante revestido em couro, painel com acabamento mais sofisticado feito com material macio ao toque, rack no teto tipo flutuante, além de airbags laterais.

Shine 1.6 THP 173 cv R$ 94.990

Por fim a versão top de linha do C4 Cactus, Shine, custará salgados R$ 10 mil a mais que a Feel Pack, porém além do motor mais potente com 173 cv, contra 122 das demais versões, virá com bancos em couro, freio a disco nas quatro rodas e o Grip Control, um modo de condução eletrônico, que ajusta o controle de tração para diferentes tipos de piso e aderência.

Shine Pack 1.6 THP 173 cv automática R$ 98.990

A versão top de linha Shine, ainda pode vir com o “Pack” de opcionais por R$ 4 mil, que agrega ao modelo airbags laterais do tipo cortina – totalizando 6 bolsas, alerta de atenção do motorista e de saída da faixa, sistema de frenagem automática com alerta de colisão frontal, retrovisor interno eletrocrômico – antiofuscamento, equipamentos que não está presentes nem como opcionais na maioria dos rivais desta categoria.

Versão para PCD…

A Citroën ainda irá oferecer uma versão exclusiva para pera clientes PCD e para vendas diretas, batizada de Business, esta versão terá motor 1.6 de 122 cv, câmbio automático de seis marchas, e todos os itens da versão Feel automática, o preço ainda não foi anunciado.

Cores:

Apesar de ser um carro com forte apelo no visual, a paleta de cores para a carroceria do C4 Cactus brasileiro será bastante reduzida, além dos padrões: branco, preto e preta, haverá apenas o azul metálico mostrado nos carros da foto por R$ 1.390, para tentar compensar a falta de opções de pinturas diferentes, a Citroën irá oferecer a opção de pintar o teto do carro em uma cor diferente do restante da carroceria, ao custo extra de apenas R$ 300.

Revisões…

O C4 Cactus terá revisões feitas a cada 10 mil km ou 6 meses, tendo preço fixo, sendo que a primeira revisão tem preço de R$ 395 para as versões 1.6 e R$ 470 para a versão 1.6 Turbo THP.

 

Nas lojas em…

Agora em agosto a Citroën já está aceitando pedidos de pré-compra, porém as primeiras unidades do C4 Cactus chegam as lojas apenas em outubro.

E ai vai vender?

Tudo indica que sim, o C4 Cactus deve vender bem, ele deve se tornar o modelo mais vendido da Citroën no Brasil, além de estarmos vivendo o auge da febre dos SUVs compactos, a novidade da Citroëm traz um pacote equilibrado e interessante, tendo estilo chamativo e diferente dos rivais do mercado, boa lista de equipamentos, principalmente nas versões mais caras, tendo ainda como destaque o motor potente 173 cv e com injeção direta na versão top de linha Shine, e o preço bastante competitivo na versão de entrada – o C4 Cactus por R$ 68.990 é mais barato do que os principais rivais, lideres do mercado, ou seja, os fãs de SUVs compactos tem no modelo da Citroën uma interessante e diferente opção.

Abaixo você confere todos os preços do C4 Cactus:

C4 Cactus Live manual: R$ 68.990
C4 Cactus Feel 1.6 manual: R$ 73.490
C4 Cactus Feel 1.6 automático: R$ 79.990
C4 Cactus Feel Pack 1.6 automático: R$ 84.990
C4 Cactus Shine 1.6 THP automático: R$ 94.990
C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP automático: R$ 98.990

 

Ficha técnica Citroen C4 Cactus 2019:

Motor:

1.6 16v, aspirado, 4 cilindros flex
Potência: 115 cv gasolina (118 cv automático gasolina) 122 cv etanol
Torque: 15.5 kgfm com gasolina e 16.4 kgfm com etanol
Câmbio: Manual 5 marchas, automático 6 marchas
Tração: Dianteira

1.6 THP, Turbo, 4 cilindros, injeção direta, flex
Potência: 166 cv gasolina 173 cv etanol
Torque: 24.5 kgfm com gasolina ou com etanol
Câmbio: Automático 6 marchas
Tração: dianteira

Dimensões:
Comprimento: 4.17 metros
Largura: 1.71 metros
Altura 1.53 metros (1.56 m quando equipado com rack no teto)
Entre-eixos: 2.60 metros
Altura em relação ao solo 22 cm
Angulo de entrada: 22°
Angulo de saída 32°
Porta malas: 320 litros
Tanque de combustível: 55 litros

Pesos:
Versões 1.6 122 cv manual 1556 kg
Versões 1.6 THP automática 1.617 kg

Rodas e pneus:

Versão de entrada Live: Rodas de aço com calotas, aro 16, pneus 205/60 R16
Demais versões: Rodas de liga leve, pneus 205/55 R17

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.