A Citroën quer fazer como a Renault que lançou o Captur e a Peugeot com o 2008, e lançar um crossover compacto urbano, a montadora levou para o Salão de Pequim o interessante conceito chamado de C-XR, ele mede 4.26 metros e traz design moderno, bonito e sem exageros, seguindo uma tendência mais racional, frente aos recentes lançamentos como o C4 Cactus de visual exageradamente futurista.
Apesar de ainda não haver confirmação da marca para quando o carro entrará em produção, o C-XR tem tudo para estrear em breve, o projeto foi desenvolvido entre a Citroën e a companhia chinesa Dongfeng Motor Group, parceira da marca francesa.
O C-XR tem medidas interessantes, somando 4.26 m de comprimento por 1.79 de largura e 1.56 m de altura, o seu entre eixos é de amplos 2.65 m, o maior na categoria, o que segundo a montadora permite ao carro ter um bom espaço interno no banco traseiro.
Empurrado pelo conhecido motor 1.6 THP turbo com injeção direta, a gasolina, este bloco desenvolve 160 cv, trabalha em conjunto com uma caixa de câmbio automática e tem tração 4×4, o modelo conta com tecnologias como sistema Start/Stop, que visam manter o consumo em níveis bastante baixos.
Para terminar o conceito mostrado calça pneus todo terreno (estrada e terra) e exibe rodas de alumínio aro 17.
O C-XR seria uma opção interessante para o mercado brasileiro, já que há anos a Citroën sonha em oferecer por aqui um SUV compacto com preço competitivo, para fazer frente por exemplo ao Ford Ecosport, se viesse para cá o C-XR ficaria posicionado acima do C3 Aircross.