A Citroën continua firme na sua meta de conquistar mercados emergentes fora da Europa, após a montadora ter feito o C4 Lounge, exclusivo para estes novos nichos como Ásia e América Latina, a marca agora revela o DS 5LS, um ousado sedan de luxo feito sobre a plataforma do hatch DS4 e que totalmente desenvolvido na China, onde começa a ser vendido já a partir de março de 2014.
O DS4 traz um desenho polêmico, ousado e chamativo, ele segue um padrão próprio de estilo, tendo como base claro pertencer a linha de luxo DS da Citroën. A primeira vista o visual do DS 5LS agrada, na dianteira a enorme grade cromada invade os faróis, note também o desenho do para-choque e dos faróis de neblina em formato de bumerangue. Nas laterais a carroceria do DS 5LS é toda cortada por vincos, que passam uma aparência robusta e esportiva ao novo sedan de luxo. Enquanto na traseira as lanternas possuem uma aparência bastante futurista, e conta com LEDS, o desenho do para-choque traseiro e das saídas de escape também agradam.
Por dentro o DS 5LS segue a linha premium já vista nos outros modelos da gama DS da Citroën, como DS4 e DS5, com um painel bem desenhado e rico em detalhes e com acabamento de alto nível, entre os materiais usados estão couro, madeira e alumínio.
A lista de equipamentos também agrada, entre os destaque mimos como ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura simultâneas, purificador de ar, bancos dianteiros com sistema de massagem, sistema de som premium, sistema multi-mídia com tela touch e até conexão com a internet, banco traseiro que podem ser reclinados, sistema de entretenimento para os passageiros do banco traseiro e keyless, com abertura das portas e partida sem chave.
Apesar de ser claramente um carro de luxo, o DS 5LS tem dimensões um tanto compactas, quase similares ao do C4 Lounge, ele mede 4.70 metros e tem entre eixos de 2.72 m. E estas medidas similares não são por acaso ambos compartilham a mesma plataforma.
Na parte mecânica o DS 5LS trará o que a Citroën possui de melhor na atualidade, ele será empurrado pelo mesmo motor que equipa na Europa o resto da família DS, como DS4 e DS5, trata-se do conhecido 1.6 THP Turbo a gasolina com injeção direta, ele será oferecido em duas versões uma com 160 cv e outra com 200 cv. A tração é dianteira e o câmbio em todas as versões será automático de seis velocidades.
De início o DS 5LS será uma exclusividade para o mercado Chinês. A Citroën quer que o modelo se torne uma alternativa mais requintada e luxuosa frente ao C4 Louge e claro levando a sub marca de luxo DS a novos segmentos.