Primeiramente esqueça qualquer parentesco deste modelo mostrado aqui com o Aircross vendido no Brasil, a Citroën levará para o Salão de Xangai, 2015, o Aircross Concept, o modelo antecipa o que seria um inédito SUV da marca francesa, ele se posicionaria acima do C4 Cactus (modelo por enquanto vendido apenas na Europa).
Com um visual bastante diferente e futurista, o Aircross concept, aponta uma ainda inédita proposta de estilo para a Citroën, diferente de todos os atuais carros da marca, o estilo agrada, note detalhes como o perfil dos faróis extremamente finos e totalmente em LEDs, o desenho atípico da grade logo abaixo dos faróis, e o para-choque com um perfil robusto e com borrachas com ar dentro (airbump), para amortecer pequenos impactos, este mesmo recurso está presente também nas laterais do conceito.
Outros detalhes de estilo que merecem ser citados são: o desenho das janelas laterais, as portas traseiras que se abrem para trás ao estilo suicida, e as lanternas traseiras, que trazem desenho limpo, porém com um interessante efeito de profundidade 3D.
Já do lado de dentro, há um habitáculo puramente conceitual, os engenheiros e designers da Citroën tiveram liberdade total de criação no interior do Aircross Concept, o painel é simplista, o que chama atenção são as duas largas telas de alta definição com 12 polegadas cada, que servem de mostradores e sistema multi-mídia, a tela da direita é móvel ela corre sobre um trilho no painel e pode ser usada pelo passageiro, os materiais usados nos revestimentos e no acabamento como o tipo de couro couro e tecido atrás dos bancos e nas portas também são materiais inéditos, há soluções diferentes como bancos com microfones e alto-falantes embutidos para segundo a Citroën “encorajar a conversa entre os passageiros”, além de porta objetos escondido no túnel central entre os bancos.
Apesar de parecer compacto, o Aircross concept não será pequeno tendo 4.58 m de comprimento, amplos 2.1 m de largura e 1.80 m de altura, o conceito tem um porte imponente que é realçado pelas enormes rodas aro 22 calçadas por pneus off-road exclusivo da marca Continental. No geral as proporções do Aircross Concept são bem maiores por exemplo do que as do Land Rover Evoque, que mede quase 20 cm a menos.
Motor híbrido de 313 cv !
A motorização do Aircross Concept, é do tipo plugin híbrida, o modelo é empurrado por dois motores, um bloco normal a gasolina 1.6 litros turbo, com 218 cv de potência, que funciona em conjunto com um motor elétrico montado na traseira (este motor fornecerá a tração para as rodas traseiras), que desenvolve 95 cv de potência. Totalizando assim uma ótima potência total disponível de 313 cavalos.
Consumo de 58 km/l!..
Os dados de consumo e desempenho divulgados impressionam, com seus 313 cv e tração 4×4 o Citroen Aircross Concept poderá disparar de 0 a 100 km/h em apenas 4.5 segundos, e por outro lado, a marca francesa afirma que o carro poderá fazer algo em torno de 58 km/l de gasolina, algo em torno de 1.7 litros para rodar 100km, consumo difícil até de se acreditar.
Outros dados importantes é que o Aircross Concept poderá rodar por uma distância de até 50 km sem beber uma gota de gasolina, rodando apenas com o motor elétrico. Para recarregar as baterias do motor elétrico, que são de íons de lithium, são necessárias 3h30m em uma tomada normal de caseira.
O Aircross Concept será exibido no Salão de Xangai, porém ainda não há nenhuma informação quanto uma possível versão de produção que chegará as ruas, mas a Citroën já adianta que a proposta com o modelo será a de ser um carro “internacional”, ou seja, um modelo que poderá ser vendido em vários mercados ao redor do mundo, e também colocará a Citroën para disputar um segmento inédito.