Até pouco tempo atrás, o segmento de hatchback esportivos, praticamente não existia no Brasil, hoje a situação é completamente diferente, as montadoras descobriram este nicho de mercado e voltaram seu modelos para atenter um público que procuram por um carro com apelo mais jovem e esportivo. Dois modelos que integram está faixa de mercado e foram lançados este ano, são o Punto T Jet e o Vectra GT Remix. Entre esportividade e conforto e preço, qual é o melhor. Descubra neste rápido comparativo
Design
Inspirado no Punto Abarth vendido na Europa, o T-Jet, traz um design arrojado e esportivo, e conta com diferenciais como fárois de máscaras negra, novas saídas de ar, rodas de 17 polegadas. Já o Vectra GT Remix (foto abaixo), que passou recetemente por uma reestilização, possui um desenho mais conservador, porém que ainda tem seus fans. A nova geração do hatch, ganhou uma nova parte frontal com novos faróis para-choque e grade, além de discretas modificações em sua parte lateral e traseira.
Desempenho
Outro grande atrativo do modelo da Fiat, é o motor 1.4 16 V turbo que produz 152 cavalos, fazendo com que o T-Jet, acelere do 0 aos 100 km/h em 8.4 segundos, sendo capaz de chegar a velocidade final de 203 km/h. Já o GT Remix, conta com um propulsor de 2.0 L aspirado que desenvolve 133 cavalos quado abastecido com gasolina, abastecido álcool o hatch, desenvolve 140 CV. O desempenho é um tanto tímido, para ir de 0 a 100km/h o Vectra GT Remix leva 10.2 segundos, tendo velocidade máxima de 190km/h, isto quando o combustível é o álcool, com gasolina os números são 0 a 100km/h em 10.5 segundos e velocidade máxima de 187km/h.
Espaço, conforto e segurança:
O Punto T Jet (foto acima), é menor do que o Vectra GT, o modelo da Chevrolet conta com um entre eixos generoso similar ao do Vectra sedan, já os passageiros do Punto contam com um espaço mais razoavel.
O Punto T JET, traz como itens de série, airbgag duplo frontal, freios ABS, computador de bordo com piloto automático, rádio com CD/player MP3 entrada USB, subwoofer, sensor de estacionamento e até mesmo volante multifuncional, claro sem esquecer do básico, direção hidráulica, ar-condiocionado e vidros e travas elétricas.
Já no Vectra GT Remix (foto acima), os equipamentos são mais escassos, de série ele traz computador de bordo, ar-condicionado e direção hidráulica, o sistema de navegação por satélite ( GPS) que antes era oferecido de série, agora na versão 2009 é opcional.
Analisando gama de equipamento de série de cada modelo, chegamos a conclusão de que o modelo da Fiat, é bem mais completo. Um exemplo, e o piloto automático. No Punto este item vem de série, já no modelo da Chevrolet, ele é opcional e é oferecido em um pacote que custa cerca de R$ 4.000.
Preços e Custo/benefício:
No geral, o Punto T Jet, ofereçe a melhor relação custo/benefício, o modelo custa R$ 59.500, R$ 3,500 a mais do Vectra GT Remix que sai por R$ 56.034, porém conta com um melhor conjunto de itens de série e um motor mais forte que certamente garante um boa diversão, ou seja o T Jet é mais esportivo, atendendo melhor do que o concorrente, a principal proposta do carro que é a esportividade.
Veredito Final:
O Vectra GT Remix, é mais espaço do que o Punto T Jet além de ser um pouco mais barato. Porém não se iluda, esses são os dois grande ponto positivos, do modelo. Como mencionado, acima a principal proposta de veículos, desses tipo, é ofereçer esportividade aos seu comprador é neste quesito, o modelo da Fiat, ganha com louvor do concorrente. De modo geral o T JET, é superior a Vectra, nos principais aspectos como desempenho, design, conforto e segurança, devido a isso o modelo, foi o melhor no comparativo.
Não concorda? deixe sua opinião.
Respostas de 10
estava vendo akie vectra 2.4 faz 250cv e nem fabrica + kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que ka.ô disseram qu er 190 cv kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sonha de + os cara
PREFIRO O PUNTO + MOTO + CONFORTAVEL DESGNER MELHOR DO QUE O VECRTA , AGR ESSE MORTORZINHO NERVOSO DO PUNTO POWWW MT FODD MSM GOSTEI DELE.
vectra gt , que nem tem abs de serie… tem dó.
A comparação pode ser feita de forma muito simples. Coloque os dois em qualquer pista ou rodovia e veja qual chama mais a atenção. É claro que não estou falando só de beleza externa. O Punto é mais bonito e mais estável. Dirigi os dois e digo que o Punto tem muito mais pegada.
Não há como comparar um carro que já foi até campeão de rallye com um carro de uso comum na rua. COm certeza o Punto é melhor em um ponto de vista final. Poxa, punto foi campeão do IRC na Europa. O carro é muito bonito, agressivo e moderno. Acho que quem quer carro esportivo, com certeza, não vai procurar em um carro com cara de carro comum, como é o caso do Vectra.
O Punto é mais moderno, mais atraente do ponto de vista esportividade. O Vectra mudou pouco em relação ao sedãn, que tem cara de carro de vovô. A chevrolet deveria fazer um carro em cima de plataforma menor e mais baixa.
Onde o Punto é mais bonito que o GTX? Isso é subjetivo, melhor fazer uma pesquisa na rua antes.
????????
Teste ridículo! Vá ler os itens de série do GTX. Um automático contra um manual turbo! hahahahaha
Um que tem preço de seguro nas alturas (turbo) e desvalorização monstruosa e outro um carro bem mais comum, flex, com desvalorização normal e preço de seguro normal.
GTX tem piloto automático DE SÉRIE! Até o manual tem piloto automático de série, imagine o AT.
Nao gostei nao pois o vectra um 2.0 com opçao sedan 2.0 e 2.4 tem muito mias desenpenho estabilidade segurança design alem de oferecer uma potencia de 190 cv
O desenho do Punto vem do mesmo estúdio que o Aston Martin, por isso a semelhança, mas indubitavelmente é mais bonito que o Vectra que ficou feio com essa frente, ainda que a GM esqueceu de seus carros e nem faz publicidade igual fazia antes. Ambos não deixam de ser bons carros, mas quando se compara é que se confirma a superioridade do Punto.