Todo mundo sabe que os carros brasileiros estão entre os mais caros do mundo, isto em parte pode ser justificado pelos altos impostos e custo de produção dos veículos em terras brasileiras, porém em alguns modelos fica difícil entender o razão desta grande diferença de valores, principalmente ao compararmos os carros produzidos no Brasil, com os mesmos modelos produzido nos EUA a diferença de preço é absurda e em alguns casos além de mais barato, a mesma versão é muito mais equipada e evoluído lá fora. Também comparamos alguns modelos importados onde a diferença é ainda mais gritante, como no caso do Camaro da Chevrolet que chega por aqui custando quase 250% mais caro. Confira…
Índice desta matéria
Já foi o tempo em que o Toyota Corolla era um sedan médio, acessível a grande parte da população, hoje em dia com versões ultrapassando os R$ 100,000 o sedan japonês já assumiu perfil de carro de luxo no Brasil, enquanto nos EUA o mesmo Corolla é um modelo acessível a quem busca seu primeiro carro, ele parte de US$ 18.550 (R$ 61,900). Para efeito de comparação usamos as versões mais baratas, a “GLi” no mercado brasileiro, e “L” nos EUA, a diferença de preço é de mais de R$ 30 mil.
Toyota Corolla GLi Brasil (versão de entrada do Corolla no Brasil): R$ 96.690
Toyota Corolla L EUA (versão de entrada do Corolla nos EUA): US$ 18.550 (R$ 61.900)
No caso do Corolla há ainda uma grande diferença no pacote de equipamentos da versão de entrada brasileira e a mais barata no mercado norte-americano, só para citar alguns itens, o modelo “L” de entrada nos EUA, já vem com central multi-mídia com tela de 6.1 polegadas, faróis principais e luzes diurnas em LEDs, porém a principal diferença está na segurança, o Corolla de entrada nos EUA já sai de fábrica com o pacote de itens Toyota Safety Sense™, que agrega ao sedan sistema pré colisão que pode frear o carro automaticamente, detecção de pedestres, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem fazendo pequenas correções no volante, piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura do veículo à frente, além de farol alto com ajuste automático, itens sequer existentes no modelo brasileiro, nem mesmo em sua versão mais cara Altis que custa R$ 117 mil.
Assim como o Corolla, com o Honda Civic, aconteceu a mesma coisa, tudo bem que a décima geração lançada por aqui no ano passado é um “carrão”, porém os preços subiram muito e o novo Civic no Brasil já tem versão beirando os R$ 120.000, enquanto a versão mais barata não sai por menos de R$ 90 mil.
Honda Civic EX Brasil: R$ 98,400
Honda Civic EX EUA: US$ 21,240 (R$ 70,800)
A boa noticia no caso do Civic é que a versão brasileira EX traz praticamente o mesmo pacote de equipamentos oferecido no modelo EX norte-americano.
Além do preço bem mais convidativo, nos EUA não há versão 1.0 do Versa, apenas 1.6, além disso o modelo americano também leva vantagem na segurança, trazendo de série controle eletrônico de tração TCS e de estabilidade VDC, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus, e airbags laterais nos bancos e do tipo cortina montado no teto totalizando 6 bolsas contra apenas duas do modelo brasileiro, vale lembrar que estes itens não estão disponíveis no Versa brasileiro.
Nissan Versa 1.6 S Brasil R$ 53.490
Nissan Versa 1.6 S EUA US$ 12,110 (R$ 40.400)
Apesar de ser produzido no Brasil, em Pernambuco, as diferenças entre o Jeep Renegade brasileiro e o americano chamam a atenção tanto pelo preço quanto pela motorização mais evoluída no modelo americano; enquanto no Brasil o Renegade na versão mais barata Sport vem de motor 1.8 de 132 cv flex, o modelo norte-americano nesta mesma versão Sport dispõe de um bloco mais moderno, potente e econômico, o 1.4 turbo MultiAir que desenvolve 160 cv.
Brasil:
Jeep Renegade Sport 4×2 1.8 flex 132 cv R$ 82.990
EUA:
Jeep Reneage Sport 4×2 1.4 turbo 160 cv US$17,995 (R$ 60,050)
Outro modelo com grande diferença de preço entre o produzido no Brasil e o vendido nos EUA, que no caso é importado do México é o Volkswagen Golf. Comparamos os preços da versão de entrada americana a S 1.8 turbo, com a versão de entrada brasileira, Comfortline 1.0 turbo.
Neste caso a lista de equipamentos de ambos praticamente se equiparam, o hatch da Volks vendido no Brasil vem muito bem equipado, com exceção de detalhes como piloto automático e faróis com LEDs diurnos de série no modelo dos EUA e disponível apenas na mais versão cara por aqui Highline. A grande diferença fica sendo a motorização, enquanto o modelo americano conta com um robusto 1.8 turbo de bons 170 cv de potência, o Golf brasileiro em sua versão mais em conta ostenta um econômico, porém modesto bloco 1.0 de 125 cv, o câmbio em ambos é manual de seis marchas.
Versão mais barata:
Brasil (versão de entrada do Golf):
VW Comfortline 1.0 turbo 125 cv R$ 77,247
EUA (versão de entrada do Golf):
VW Golf S 1.8 Turbo 170 cv US$ 19.895 (R$ 66,380)
Golf GTI
No caso do Golf GTI de 220 cv, a diferença de preço chama ainda mais atenção, já que tanto o modelo vendido no Brasil quanto o comercializado nos EUA são produzidos no mesmo local no México, fica difícil entender a diferença grande no preço, já que o Golf GTi brasileiro não paga imposto de importação e mesmo assim custa quase R$ 50 mil a mais que o mesmo carro vendido no mercado americano.
Brasil: VW Golf GTI R$ 132.250
EUA: VW Golf GTI US$ 25.595 (R$ 85.400)
Pouca gente sabe, porém a nova geração do Tucson, batizada por aqui de New Tucson já está sendo produzida no Brasil, na fábrica da CAOA em Anápolis, Goias, porém, apesar da nacionalização do SUV, o preço ainda é salgado, principalmente se comparado ao mesmo modelo montado nos EUA, a diferença é de mais de R$ 50 mil.
Hyundai New Tucson 1.6 GDI 177 cv 4×2 2018
Brasil R$ 140.970
EUA US$ $26,550 (R$ 88.594)
O curioso caso do X1 produzido no Brasil que é mais barato nos EUA…
Para provar o absurdo da diferença de preços nos carros vendidos no Brasil, deixamos o melhor ou pelo menos o caso mais curioso para o final, o BMW X1.
Produzido no Brasil, em Santa Catarina, o modelo brasileiro vem sendo exportado para os EUA desde 2016, e mesmo viajando cerca de 8,000 km de distância até a terra do Tio San, o X1 chega as revendas norte-americanas mais barato que no Brasil e em uma versão melhor e mais potente, por aqui o BMW X1 parte da configuração sDrive 20i GP com 192 cv por R$ 184.950, nos EUA a opção de entrada do X1 é a sDrive28i 2018 com motor de 228 cv que sai por US$ 33,900 (R$ 113 mil), ou seja, o modelo é mais potente e R$ 71,000 mais barato que o brasileiro, fica difícil achar explicação para isso, ainda mais sabendo que o carro vendido por lá é montado aqui.
Brasil:
BMW X1 sDrive20i GP 192 cv 2018 R$ 184.950
EUA:
BMW X1 sDrive28i 228 cv 2018 US$ 33.900 (R$ 113.000)
Chevrolet Camaro SS V8 455 cv 2018 (pais de origem EUA)
Brasil R$ 315.000
EUA US$ 37,995 (R$ 126.785)
Porsche Macan S 340 cv 4×4 2017 (país de origem Alemanha)
Brasil R$ 399.000
EUA US$ 55,400 (R$ 183.550)
Nissan GT-R Premium 3.8 bi-turbo V6 565 cv 2018 (país de origem Japão)
Brasil R$ 900,000
EUA US$ 110,490 (R$ 367.080)
Lamborghini Huracan LP610-4 2017 (país de origem Itália)
Brasil R$ 1,8 milhões
EUA US$ 260,000 (R$ 867.000)
(para todos os cálculos foi usado a cotação do dólar de R$ 3.30)
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.