fiat strada 2025
O mês de janeiro terminou trazendo algumas surpresas em relação ao ranking dos carros mais vendidos no Brasil, o Chevrolet Tracker pela primeira vez superou em vendas o VW T-Cross, emplacando 5.416 unidades no mês ficando praticamente empatado com Onix (5.576) e Polo 5.801 unidades, líderes entres os carros de passeio. Destaque também para a Fiat Strada que no numero geral de vendas é a líder absoluta do mercado emplacando 8.777 unidades. Do lado negativo o Renault Kwid emplacou 2.090 unidades, o popular da Renault vem caindo e hoje já vende menos do que o Haval H6. Outro que está mau nas vendas é o Citroën C3 que vendeu somente 952 unidades, vendendo menos que Chery Tiggo 8.
Índice desta matéria
Comerciais leves
Marcas mais vendidas em janeiro (carros + comerciais leves)
Dados da Fenabrave
Durante os meses de dezembro e janeiro a Chevrolet fez várias campanhas promocionais com o Tracker, inclusive algumas delas com descontos de mais de R$ 20 mil, como a versão top de linha Premier que em janeiro baixou de R$ 178.990 para R$ 154.900 já com motor 1.2 turbo e teto solar panorâmico, isso alavancou as vendas do SUV.
Com os preços dos carros “comuns” como Onix, Polo e HB20 já superando os R$ 100 mil, cada vez mais o consumidor brasileiro está optando por investir em levar um SUV para casa, no ranking dos mais vendidos de cada 10 carros de passeio vendidos 6 já são SUVs, inclusive todos com preços acima dos R$ 120 mil, o que não é valor barato para a maioria dos brasileiros.
Esta busca por SUVs talvez seja explicada pelo fato dos carros que antes custavam baratos encareceram muito, como o Fiat Mobi 2025 que parte de R$ 74.990 e o Renault Kwid 2025 por R$ 76.200, com isso eles estão vendendo cada vez menos. O Fiat Mobi aparece em janeiro apenas na 10ª posição no ranking com 4,024 unidades e já vende menos do que Honda HR-V que custa a partir de R$ 155 mil. Enquanto o Renault Kwid aparece apenas na 22ª posição no ranking com 2,090 unidades comercializadas, ficando atrás de modelos muito mais caros como BYD Song e Haval H6 que custam mais de R$ 210 mil. Parece que o consumidor, com muita razão, não vê mais sentido em pagar R$ 75 mil em um ultracompacto como Mobi ou Kwid.
A Citroën com o Basalt e C3 Aircross queria fisgar o consumidor brasileiro pelo custo benefício, porém na pratica os modelos da marca francesa estão tendo bastante dificuldades para agradar ao consumidor, o pior caso é o C3 Aircross, o SUV emplacou apenas 510 unidades em janeiro, apesar de custar a partir de R$ 115.990 ele vende quase igual ao BMW X1 que custa R$ 350.000.
O Citroën Basalt também ainda não conseguiu se popularizar, o modelo que hoje parte de R$ 90.100 emplacou em janeiro 1.206 unidades, apesar de ter evoluído em relação a dezembro onde foram vendidas somente 962 exemplares o Basalt ainda está longe de ter o volume de vendas dos principais rivais Renault Kardian 1.675 e Fiat Pulse 3.568.
Chama atenção também a baixa procura pelo Citroën C3 e pelo Peugeot 208, o C3 emplacou somente 952 unidades enquanto o Peugeot 208 apenas 725, para termos uma ideia o elétrico BYD Dolphin Mini sozinho vendeu o mesmo que estes dois modelos juntos, o BYD emplacou 1.725 unidades.
Acesse a tabela completa dos mais vendidos no site da Fenabrave:
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.