Conheça a nova Ford Explorer 2020, ela acaba de sair do forno nos EUA

ford explorer 2020

A Ford acaba de revelar nos EUA a nova geração da Explorer, o modelo que é o SUV mais vendido nos Estados Unidos em todos os tempos, chega à linha 2020 trazendo tudo novo, ficando mais potente, espaçoso e com novas tecnologias, outra boa novidade é a tração, que assim como nas primeiras gerações do Explorer, volta a ser traseira, ou 4×4.

ford explorer 2020

Clique na imagem para ampliar

De acordo com a Ford este é o melhor Explorer já feito, em 29 anos de vida do SUV, o modelo ganhou uma nova base, maior, além de um estilo novo na carroceria, que ainda mantém as linhas com formas quadradas, típicas do modelo, porém traz diversas evoluções.

nova ford explorer 2020

Clique na imagem para ampliar

A dianteira da nova Explorer aborda um novo padrão de estilo dentro da Ford, com faróis e grade maiores, além de para-choque com um perfil mais off-road e robusto, o capô está mais curto e alto.

Nas laterais todas as colunas estão mais finas, e as colunas “A”, “B” e “D” são pintadas em preto, enquanto a coluna “C” tem a mesma cor do carro e um perfil inclinado dando a impressão do teto estar flutuando, e por falar no teto, nesta nova geração ele ficou mais baixo, principalmente na traseira, o que na pratica segundo a Ford confere um estilo mais leve e esportivo ao carro.

Enquanto que visto de traseira o novo Ford Explorer tem estilo mais simples e menos chamativo. As rodas serão aro 18 nas versões de entrada e 21 nas mais caras.

ford explorer 2020

Clique na imagem para ampliar

Lembrando que a versão esportiva ST, tem um desenho a parte, com vários elementos exclusivos, como grade em preto, novos para-choques, saía laterais, rodas com desenho esportivo e pintura preta, um pacote visual que caiu muito bem a Explorer.

ford explorer 2020

Clique na imagem para ampliar

Motor e câmbio também merecem respeito…

O novo Ford Explorer 2020 inicialmente terá três opções de motorização, as versões XLT e Limited virão com um bloco 2.3 Ecoboost, quatro cilindros, a gasolina que produz bons 300 cv de força e 42,8 kgfm de torque, este é o mesmo bloco usado nos EUA na versão de entrada do Mustang.

A segunda opção de motor é o novo 3.0 V6 Ecoboost, que entregará 370 cavalos de potência e 52,4 kgfm de torque, este motor estará presente na versão Explorer Platinum.

ford explorer st 2020 traseira

Clique na imagem para ampliar

Enquanto quem gosta de pisar mais forte no acelerador, terá na versão esportiva ST um interessante e potente motor 3.0 Ecoboost, calibrado para despejar 400 cavalos de potência e 56,2 kgfm de torque, a Explorer ST, traz ainda outros ajustes mecânicos, como suspensão e freios recalibrados, para permitir ao SUV grandalhão poder alcançar os 240 km/h.

ford explorer 2020

Clique na imagem para ampliar

Todas as versões do novo Explorer 2020 virão de fábrica equipadas com um moderno câmbio automático com nada menos do que 10 marchas, além de tração traseira, vale lembrar que nas primeiras gerações o Explorer vinha com tração traseira, porém nas gerações mais recentes a Ford optou por colocar a tração apenas nas rodas dianteiras. Neste novo modelo com tração traseira, a dirigibilidade foi melhorada, além de o carro ter ganhado maior capacidade de reboque.

ford explorer st 2020

Clique na imagem para ampliar

Opcionalmente o novo Ford Explorer poderá vir com tração 4×4, uma tração inteligente que analisa o comportamento do veículo e as condições do piso para escolher a melhor distribuição da força do motor entre as rodas, além do Terrain Management System, que permite ao motorista escolher diferentes tipos de tração para cada tipo de piso, exemplo, neve, pedras, areia e terra.

ford explorer 2020 interior painel

Clique na imagem para ampliar

Interior…

Mas é por dentro que está a maior evolução do Ford Explorer 2020, ao começar pelo estilo do painel, com formas curvas e envolventes, trazendo em destaque ao centro uma enorme tela touch posicionada em pé, com 8 ou 10 polegadas, ela permite ao motorista ter acesso a praticamente todos as funções do carro e do sistema multi-mídia SYNC 3, há ainda como opcional painel digital configurável, com tela colorida de 12.3 polegadas.

Outra boa evolução está no acabamento, há muito couro, alumínio e madeira nos revestimentos do interior, os materiais usados no interior irão variar de acordo com cada versão.

ford explorer st 2020 interior bancos

Clique na imagem para ampliar

A ergonomia interna também foi revista, não há mais alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas, através de um seletor giratório no console central.

Equipamentos para ninguém botar defeito…

A lista de equipamentos no Ford Explorer 2020 impressiona, há itens de luxo como ar-condicionado digital com duas zonas independentes de temperatura com saídas pelo teto para os bancos traseiros, central multimídia com wifi para até 10 aparelhos e possibilidade de controlar funções do carro via smartphones via FORDPASS como localizar o veículo, destravar as portas e ligar o motor, além de sistema de som com 14 alto falantes e 980 watts da marca Bang & Olufsen, bancos dianteiros com ajustes elétricos ventilação e aquecimento, banco traseiro com ajustes elétricos, terceira e segunda fileira de bancos rebatíveis de forma elétrica com apertar de botão, teto solar panorâmico duplo, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico.

ford explorer 2020 interior

Clique na imagem para ampliar

Em termos de segurança o novo Ford Explorer 2020 passa a vir de série com o pacote Ford Co-Pilot360™, que agrega de fábrica a todas as versões do SUV frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de colisão dianteira e freios dinâmicos. Monitoramento dos pontos cegos ao redor do carro com alerta de trafego cruzado – útil, por exemplo, ao sair de ré em uma vaga de estacionamento ou mudar de faixa na estrada. Auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, câmera traseira com lente auto-limpante e faróis alto com ajuste automático.

ford explorer 2020 interior banco traseira rear seat

Clique na imagem para ampliar

Como opcional será oferecido piloto automático adaptativo ACC com reconhecimento de sinais de trânsito, que pode, por exemplo, diminuir a velocidade do Explorer e manter ele na faixa de rolagem, além de seguir o carro de frente no transito andando e freando, através de sensores e câmeras combinado com o sistema de navegação.

ford explorer 2020 interior terceira fileira de bancos third row
Assim como nas gerações anteriores o Explorer continua tendo 7 lugares, acima a terceira fileira de bancos, ela pode ser rebatida com um apertar de botão

Clique na imagem para ampliar

E ai a Explorer volta para o Brasil?

Muitos não lembram, mas em um passado distante, lá na década de 1990 a Ford já vendeu o Explorer no Brasil, porém infelizmente não há previsão de uma volta ao nosso mercado, um dos problemas por aqui seria o preço elevado, o Ford Edge que é menor que a Explorer custa por aqui R$ 230 mil (sai por US$ 30 mil dólares nos EUA), seguramente a Explorer que é maior com 7 lugares, mais equipada, tem motor mais forte e que atualmente nos EUA custa entre US$ 34.000 a US$ 52.000 dólares (algo em torno de R$ 130 mil a R$ 195 mil reais) não sairia por menos de R$ 250 mil no Brasil, enquanto as versões mais caras da Explorer possivelmente superariam os R$ 300 mil.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas