A Ford acaba de revelar nos EUA a nova geração da Explorer, o modelo que é o SUV mais vendido nos Estados Unidos em todos os tempos, chega à linha 2020 trazendo tudo novo, ficando mais potente, espaçoso e com novas tecnologias, outra boa novidade é a tração, que assim como nas primeiras gerações do Explorer, volta a ser traseira, ou 4×4.
Clique na imagem para ampliar
De acordo com a Ford este é o melhor Explorer já feito, em 29 anos de vida do SUV, o modelo ganhou uma nova base, maior, além de um estilo novo na carroceria, que ainda mantém as linhas com formas quadradas, típicas do modelo, porém traz diversas evoluções.
Clique na imagem para ampliar
A dianteira da nova Explorer aborda um novo padrão de estilo dentro da Ford, com faróis e grade maiores, além de para-choque com um perfil mais off-road e robusto, o capô está mais curto e alto.
Nas laterais todas as colunas estão mais finas, e as colunas “A”, “B” e “D” são pintadas em preto, enquanto a coluna “C” tem a mesma cor do carro e um perfil inclinado dando a impressão do teto estar flutuando, e por falar no teto, nesta nova geração ele ficou mais baixo, principalmente na traseira, o que na pratica segundo a Ford confere um estilo mais leve e esportivo ao carro.
Enquanto que visto de traseira o novo Ford Explorer tem estilo mais simples e menos chamativo. As rodas serão aro 18 nas versões de entrada e 21 nas mais caras.
Clique na imagem para ampliar
Lembrando que a versão esportiva ST, tem um desenho a parte, com vários elementos exclusivos, como grade em preto, novos para-choques, saía laterais, rodas com desenho esportivo e pintura preta, um pacote visual que caiu muito bem a Explorer.
Clique na imagem para ampliar
Motor e câmbio também merecem respeito…
O novo Ford Explorer 2020 inicialmente terá três opções de motorização, as versões XLT e Limited virão com um bloco 2.3 Ecoboost, quatro cilindros, a gasolina que produz bons 300 cv de força e 42,8 kgfm de torque, este é o mesmo bloco usado nos EUA na versão de entrada do Mustang.
A segunda opção de motor é o novo 3.0 V6 Ecoboost, que entregará 370 cavalos de potência e 52,4 kgfm de torque, este motor estará presente na versão Explorer Platinum.
Clique na imagem para ampliar
Enquanto quem gosta de pisar mais forte no acelerador, terá na versão esportiva ST um interessante e potente motor 3.0 Ecoboost, calibrado para despejar 400 cavalos de potência e 56,2 kgfm de torque, a Explorer ST, traz ainda outros ajustes mecânicos, como suspensão e freios recalibrados, para permitir ao SUV grandalhão poder alcançar os 240 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Todas as versões do novo Explorer 2020 virão de fábrica equipadas com um moderno câmbio automático com nada menos do que 10 marchas, além de tração traseira, vale lembrar que nas primeiras gerações o Explorer vinha com tração traseira, porém nas gerações mais recentes a Ford optou por colocar a tração apenas nas rodas dianteiras. Neste novo modelo com tração traseira, a dirigibilidade foi melhorada, além de o carro ter ganhado maior capacidade de reboque.
Clique na imagem para ampliar
Opcionalmente o novo Ford Explorer poderá vir com tração 4×4, uma tração inteligente que analisa o comportamento do veículo e as condições do piso para escolher a melhor distribuição da força do motor entre as rodas, além do Terrain Management System, que permite ao motorista escolher diferentes tipos de tração para cada tipo de piso, exemplo, neve, pedras, areia e terra.
Clique na imagem para ampliar
Interior…
Mas é por dentro que está a maior evolução do Ford Explorer 2020, ao começar pelo estilo do painel, com formas curvas e envolventes, trazendo em destaque ao centro uma enorme tela touch posicionada em pé, com 8 ou 10 polegadas, ela permite ao motorista ter acesso a praticamente todos as funções do carro e do sistema multi-mídia SYNC 3, há ainda como opcional painel digital configurável, com tela colorida de 12.3 polegadas.
Outra boa evolução está no acabamento, há muito couro, alumínio e madeira nos revestimentos do interior, os materiais usados no interior irão variar de acordo com cada versão.
Clique na imagem para ampliar
A ergonomia interna também foi revista, não há mais alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas, através de um seletor giratório no console central.
Equipamentos para ninguém botar defeito…
A lista de equipamentos no Ford Explorer 2020 impressiona, há itens de luxo como ar-condicionado digital com duas zonas independentes de temperatura com saídas pelo teto para os bancos traseiros, central multimídia com wifi para até 10 aparelhos e possibilidade de controlar funções do carro via smartphones via FORDPASS como localizar o veículo, destravar as portas e ligar o motor, além de sistema de som com 14 alto falantes e 980 watts da marca Bang & Olufsen, bancos dianteiros com ajustes elétricos ventilação e aquecimento, banco traseiro com ajustes elétricos, terceira e segunda fileira de bancos rebatíveis de forma elétrica com apertar de botão, teto solar panorâmico duplo, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico.
Clique na imagem para ampliar
Em termos de segurança o novo Ford Explorer 2020 passa a vir de série com o pacote Ford Co-Pilot360™, que agrega de fábrica a todas as versões do SUV frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de colisão dianteira e freios dinâmicos. Monitoramento dos pontos cegos ao redor do carro com alerta de trafego cruzado – útil, por exemplo, ao sair de ré em uma vaga de estacionamento ou mudar de faixa na estrada. Auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, câmera traseira com lente auto-limpante e faróis alto com ajuste automático.
Clique na imagem para ampliar
Como opcional será oferecido piloto automático adaptativo ACC com reconhecimento de sinais de trânsito, que pode, por exemplo, diminuir a velocidade do Explorer e manter ele na faixa de rolagem, além de seguir o carro de frente no transito andando e freando, através de sensores e câmeras combinado com o sistema de navegação.
Clique na imagem para ampliar
E ai a Explorer volta para o Brasil?
Muitos não lembram, mas em um passado distante, lá na década de 1990 a Ford já vendeu o Explorer no Brasil, porém infelizmente não há previsão de uma volta ao nosso mercado, um dos problemas por aqui seria o preço elevado, o Ford Edge que é menor que a Explorer custa por aqui R$ 230 mil (sai por US$ 30 mil dólares nos EUA), seguramente a Explorer que é maior com 7 lugares, mais equipada, tem motor mais forte e que atualmente nos EUA custa entre US$ 34.000 a US$ 52.000 dólares (algo em torno de R$ 130 mil a R$ 195 mil reais) não sairia por menos de R$ 250 mil no Brasil, enquanto as versões mais caras da Explorer possivelmente superariam os R$ 300 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.