A FCA mostrou no salão de Detroit a nova Ram 1500 2019, completamente reformulada ela traz uma nova carroceria que impressiona pelo estilo chamativo e cheio de detalhes cromados, além disso a pick up está em média 100 kg mais leve, ganhou uma cabine maior e repleta de luxo e equipamentos de ultima geração como uma central multimídia com tela de 12 polegadas.
Novo chassi mais leve e rigido…
Com o novo chassi, feito de materiais mais resistentes houveram diversos ganhos por exemplo a carroceria está mais rígida, as capacidades de reboque e carga foram ampliadas, agora na caçamba a Ram 1500 2019 leva 1043kg e a pick up pode rebocar até 5.8 toneladas. A nova carroceria também é mais aerodinâmica tendo menor arrasto do ar o que melhora o consumo e diminui os ruídos ao rodar.
Versões..
O visual da nova Ram 1500 muda de acordo com a versão, por exemplo a versão Laramie conta com acabamento em preto, enquanto a Limited traz visual mais trabalhado com faróis e grade com desenho exclusivos e muito cromado, enquanto a versão Rebel oferece um estilo mais rústico com uma pegada off-road com direito a suspensão elevada, apliques em plástico na carroceria e pneus fora de estrada.
Opções de cabine e carroceria…
Serão oferecidas novas opções de cabine e chassi para a nova Ram 1500: Crew Cab com caçamba curta com entre-eixos de 3.67m, Crew Cab com caçamba alongada com entre-eixos de 3,90 m, além da exclusiva Quad Cab (foto acima), uma versão com entre-eixos reduzido 3.56m, cabine dupla menor, com espaço interno no banco traseiro reduzido, e caçamba ligeiramente maior em comparação a Crew Cab.
Interior de carro de luxo…
No interior o painel agora conta com acabamento de melhor qualidade, principalmente na versão mais caras, há muito couro que reveste boa parta da cabine inclusive o painel, além de equipamentos de carro de luxo como sistema multi-mídia Uconnect 4C com uma tela gigante de 12 polegadas posicionada na vertical, sistema de câmera que monitora 360 graus ao redor do carro, rádio por satélite, direção elétrica variável, além de um potente sistema de som da marca Harman Kardon com 900 watts de potência subwoofer e nada menos do que 19 alto-falante, há ainda cinco entradas USB espalhadas pelo interior, duas tomadas de 110 volts, bancos em couro em dois tons, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento.
Na cabine não há alavanca de câmbio, ela foi substituída por um seletor de marchas giratório, localizado próxima ao botão que liga o motor.
Tecnologia…
A lista de tecnologias empregadas na nova Ram 1500 2019 impressiona entre os itens de série e opcionais a pickup pode vir com suspensão a ar – é a primeira picape desta categoria a contar com tal recurso, piloto automático adaptativo, com sistema de frenagem autônoma, monitoramento de pontos cegos, com alerta de colisão frontal capaz de frear o carro, faróis alto com ajuste automático, sistema de estacionamento automático “Park asssist” entre outros recursos ainda pouco vistos em picapes.
Motor V6 Pentastar
Na parte mecânica de início a nova Ram 1500 2019 terá duas opções de motores, ambos a gasolina, um V6 3.6 Pentastar com 305 cavalos e 37 kgfm de torque, acoplado com câmbio automático de oito marchas, este motor conta com um alternador especial eTorque, uma espécie de mini sistema híbrido que substituí o alternador tradicional, uma espécie de gerador, falaremos mais dele abaixo.
Motor V8 HEMI
Enquanto as versões mais caras trarão uma nova versão do famosos motor V8 HEMI, no caso com 5.7 litros e 400 cavalos, com torque de 56,7 kgfm, a tração é 4×4 e o câmbio automático de 8 marchas.
Sistema eTorque
Descrito como um sistema de assistência elétrica, ele funciona com uma corrente de 48 volts, aproveitando a energia gerada pelo motor e nas frenagens, além de manter a bateria normal do carro carregada, e ligar o carro quando o start/stop é acionado, esta energia é armazenada em um pack de 300 volts de baterias de ions de lithium localizadas na parede traseira interna da cabine da pick up, como toda parte elétrica da picape usa a voltagem comum de 12 volts, a energia que sobra pode ser convertida em um torque extra de 12 kgfm para o motor em algumas situações (18 kgfm para o motor V8), o que na pratica ajuda a diminuir o consumo de combustível e deixa a picape mais ágil. Este conjunto estará presente em grande parte das versões da Ram 1500, na pratica é quase um sistema híbrido mais suave.
No Brasil…
Infelizmente ainda não há data sobre o lançamento da nova Ram 1500 no Brasil, porém uma vinda não é descartada já que o modelo anterior chegou a ser mostrado no Salão do Automóvel em 2016. Oficialmente a FCA fala que a vinda da picape está em estudo. Lembrando que atualmente temos no Brasil a Ram 2500, ela é maior e considerada oficialmente como um caminhão no Brasil podendo ser pilotada apenas por pessoas habilitada na categoria D, já a Ram 1500 seria tida como um carro de passeio, podendo ser guiada por motoristas habilitados na categoria “B”.