A nova geração da 390 Duke, principal motocicleta da fabricante austríaca KTM acaba de desembarcar no Brasil, trazendo novo visual, mais tecnologia, e uma melhor pilotagem. A KTM 390 Duke 2018 chega às lojas agora em maio custando R$ 23.990. Confira os detalhes…
Ela mudou por completo, a KTM 390 Duke 2018 traz praticamente tudo novo em relação ao antigo modelo que chegou por aqui em 2015, esta nova geração traz quadro reprojetado, a peça que é feita totalmente em alumínio, é do tipo treliçada, e contribui em muito para o baixo peso de apenas 148 kg da nova Duke 390. Com o novo chassi a altura do assento em relação ao piso é de 83 cm a posição de pilotagem foi melhorada.
O sistema de freios também traz novidades na nova 390 Duke 2018, agora é assinado pela marca Brembo, ele conta com ABS mais moderno com dois canais e possibilidade de se desligar o ABS, outra alteração é o disco dianteiro maior, ele passou de 300 para 320 mm de diâmetro, enquanto na traseira permaneceu o disco de 230mm, ainda no sistema de frenagem o manete de freio agora tem regulagem de altura.
A suspensão foi refeita, tanto a suspensão dianteira quanto a traseira são reguláveis, na dianteira ela é do tipo invertida modelo WP-SplitFork, prometendo apresentar níveis mais elevados de estabilidade, ela tem 43 mm de diâmetro e 142 mm de curso, enquanto na traseira a suspensão é do tipo mono amortecida (com uma única mola) com 150 mm de curso.
Ainda no pacote de novidades, a nova KTM 390 Duke 2018 traz tanque de combustível maior com 13.4 litros, contra 11 litros do antigo modelo, o escapamento também é novo, está mais longo. Os pneus são esportivos modelos Metzeler M5, as rodas são de liga leve aro 17 com pintura na tradicional cor laranja.
Outra novidade da 390 Duke 2018 é o painel 100% digital, com um display de alta resolução em TFT colorido, ele é traz praticamente um computador de bordo com informações detalhadas sobre a Duke 390 e conta com layout bastante moderno com iluminação que varia de acordo com a luminosidade do ambiente. Por fim a KTM Duke 390 2018 passa a vir com acelerador eletrônico, do tipo ride-by-wire, ou seja, ao acelerar uma central eletrônica dosa a potência do motor, permitindo uma pilotagem mais suave e segura.
Visualmente, as linhas da KTM Duke 390 2018 foram inteiramente redesenhadas, seu novo design é bem mais atraente e chamativo que o do modelo anterior, foi inspirado na sua irmã maior, a 1290 Super Duke. Na dianteira se destacam os novos faróis em LEDs, divididos em duas sessões verticais, o tanque de combustível ganhou linhas e carenagens mais chamativas, e o chassi, agora é pintado em duas cores, laranja na porção principal e branca na parte traseira (subquadro).
O conjunto mecânico sofreu apenas melhorias para reduzir os níveis de emissão de poluentes, porém a potência e o torque permaneceram praticamente os mesmos, a DUKE 390 é empurrada por um esperto motor monocilíndrico de 373 cilindradas (antes era 375 cilindradas), capaz de desenvolver 44 cavalos de potência a 9.000 rpm e 3.77 kgfm de torque a 7000 giros (antes era 3.55 kgfm de torque a 7250 giros) ou seja, a potência e torque chegam um pouco antes em comparação ao antigo motor da Duke 390 lançada em 2015. O câmbio permaneceu o mesmo manual de seis marchas.
Este conjunto mecânico da KTM Duke 390 não parece potente, porém ele garante muita agilidade e desempenho, devido ao peso baixo da motocicleta, que é de apenas 148 kg, ou seja, o diferencial da moto é sua boa relação peso/potência.
Suas principais rivais como a Honda CB 500 F, tem motor dois cilindros de 471 cilindradas, 50,4 cv de potência e torque de 4.55 kgfm, porém seu peso é de 180 kg (são 32 kg a mais que a KTM). Já a outra rival, a Kawasaki Z300, tem motor também de dois cilindros, porém possui menor cilindrada em comparação com a Duke, no caso do modelo japonês são 296 cilindradas, 39 cv de potência e 2.9 kgfm de torque e seu peso é 22 kg maior do que a Duke 390, são 170 kg.
Por falar em rivais, a Kawasaki Z300 custa bem menos que a 390 Duke, saindo atualmente no modelo 2018 por R$ 18.890, já a Honda CB 500F custa R$ 23.900 com ABS. A KTM 390 Duke 2018 terá preço de R$ 23.990.
No Brasil a KTM Duke é montada na mesma fábrica da Dafra, em Manaus. Confira no link abaixo os endereços das lojas KTM no Brasil:
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.