De 2010 em diante, o Brasil viveu uma verdadeira enxurrada de marcas chinesas, vendendo principalmente picapes e utilitários comerciais, eles se destacavam principalmente pelo preço acessível. Na época algumas destes utilitários custavam menos de R$ 30 mil, um preço quase que milagroso para um veículo para uso comercial. Porém o tempo passou, o governo subiu o IPI para veículos importados, a crise financeira no país apertou, e as marcas chinesas de 2015 em diante começaram a abandonar o mercado brasileiro, hoje em 2018, a única marca chinesa sobrevivente que ainda vende as picapes comerciais é a Effa Motors, que comercializa quatro modelos: K1, K2, V21 e V22, produzidas em parceria com a marca chinesa Sokon-DFSK.
A onda de utilitários chineses que passou pelo Brasil…
Quando falamos em utilitários comerciais chineses, a lista de marcas que se aventuraram no Brasil é enorme, só para citar algumas tínhamos em 2014 no mercado: Chana/Changan, Rely, Hafei, Foison, Jimbei e até mesmo Shineray vendendo no Brasil picapes e veículos comerciais chineses, e destas apenas a Effa Motors sobrevive até hoje em dia, 2018. Algo estranho e preocupante já que estamos falando de montadoras que venderam boas quantidades no Brasil e simplesmente em um período de cerca de 4 anos abandaram o nosso país e seus clientes, ou seja, deve ter gente por ai que ainda paga financiamento de um veículo de uma marca chinesa que nem existe mais no país.
Porque a Effa sobreviveu…
Não foi milagre a Effa Motors sobreviver a crise e as dificuldades do nosso mercado, eles investiram no país, construindo uma pequena fábrica própria em Manaus (fotos acima e abaixo), passando a produzir suas picapes no Brasil, com a nacionalização, conseguiram escapar do alto IPI para veículos importados, manter seus veículos com preços competitivos, e se adequar a legislação de segurança de 2015, que passou a exigir que os veículos 0 km saiam de fábrica equipados com ABS e airbag duplo, a Effa também conseguiu manter um certo estoque de peças de reposição e algumas poucas revendas abertas – atualmente – novembro 2018 existem 11 concessionárias Effa em todo o Brasil em 2011 eram quase 70.
Vendas ainda tímidas, porém a expectativa é de dias melhores…
Apesar de permanecer viva no mercado de utilitários comerciais, as vendas da Effa ainda estão bem abaixo do que eram na época de ouro das marcas chinesas. Durante todo o ano de 2017 a Effa emplacou apenas 177 carros, uma média de 15 unidades vendidas ao mês. Em 2018 a situação melhorou um pouco, de janeiro a outubro de 2018, a Effa comercializou 197 veículos, uma média de 20 carros por mês. Ainda é bastante baixo, porém a Effa espera que dias melhores virão e esta alta de 2018 já é uma amostra disso.
Afinal quais são os carros da Effa atualmente…
Quando chegou por aqui em 2007 a Effa até se aventurou em vender veículos de passeio como o M100, além dos utilitários comerciais ULC Picape e Effa Start, todos produzidos pela fabricante chinesa Hafei, a Effa ainda comercializou algumas vans de sete lugares e furgões, ao estilo da Towner e até mesmo alguns exemplares de uma picape média, nos moldes da S10, chamada de Plutos.
Atualmente em 2018 a Effa Motors, vende no Brasil 4 modelos de pick up, a K01 cabine simples, a K02 cabine dupla, ambas vem com motor 1.0 de 53 cv, e a V21 é um pouco maior, conta com cabine simples, e a V22 possui cabine dupla, as duas possuem motor mais potente 1.3 litros de 78 cv.
Effa K01 – R$ 39.490
A Effa K01 é a principal pick up da marca no Brasil, seu principal atrativo é o preço acessível, o baixo consumo de combustível e bons equipamentos. Equipada com pequeno motor 1.0, 4 cilindros a gasolina, que desenvolve 53 cv de potência e 7.6 kgfm de torque, a Effa K01 tem câmbio manual de cinco marchas e tração 4×2 traseira. A Effa anuncia um consumo de combustível de 12.8 km/l.
No caso da versão da implementação do baú para a Effa K01, as medidas do baú são 2.70 m de comprimento, 1.70 m de altura e 1.60 m de largura. Além do baú a K01 pode ser utilizada em aplicações como transporte de carga seca com gaiola e capota de lona, transporte de vidros, caçamba basculante e até lojas móveis ou food truck.
Medindo 4.39 m de comprimento e 1.56 m de largura, a pick up Effa K01 é bastante compacta o que é um ponto positivo ao se rodar com ela na cidade, permitindo bastante versatilidade, sua caçamba tem 2.77 m de comprimento por 1.46 m de largura e 0,36 cm de profundidade, a Effa K01 tem capacidade total de carga, somando os ocupantes e a carroceria de 940 kg.
Um dos atrativos da Effa K01 é a lista de equipamentos, ela vem de fábrica equipada com ar-condicionado, airbag duplo e freios ABS e rádio, o painel possui desenho amigável e bom acabamento para um utilitário comercial, o volante tem 4 raios e o painel de instrumentos dispõe de conta-giros e display digital. O preço é de R$ 39.490.
Effa K02 (cabine dupla) R$ 46.305
Trazendo a mesmo visual e conjunto mecânico da K01, a K02 se diferencia pela carroceria alongada e cabine dupla, tendo 5 lugares, a K02 mede 4.51 metros de comprimento, tem a mesma largura da K01 1.56 m, por ter cabine dupla a caçamba é 70 cm menor em relação a cabine simples, tendo 2.08 metros de comprimento, 1.46 m de largura e 36 cm de altura.
O motor da K02 é o mesmo 1.0, quatro cilindros de 53 cv da K01, assim como a carga útil (ocupantes+carga) que é de 940 kg. Seu preço é de R$ 46.305.
Effa V21 (R$ 47.690)
Maior e mais robusta que a K01, a V21 tem 4.63 m de comprimento, e 1.63 m de largura, com uma altura de 1.89 metros. Sua caçamba é bastante ampla tendo 2.94 metros de comprimento, 1.60 m de largura e 36 cm de profundidade.
A V21, assim como a V22 conta com grande com acabamento cromado, faróis de LED diurnos, trazendo ainda airbag duplo e freios ABS de série, além de ar-condicionado e rádio.
A capacidade de carga da V21 é bem maior que a K01, levando 1.240 kg, incluindo o peso da carga mais os ocupantes e a carroceria (baú, caçamba e etc). Seu PBT é de 2.230 kg.
Equipada com um bloco 1.3, quatro cilindros 16 válvulas a gasolina, que desenvolve 78 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, a V21 tem câmbio manual de cinco marchas e tração traseira.
O interior da V21 e da V22 é praticamente o mesmo da K01 e K02, com exceção de pequenas mudanças no acabamento e na largura do painel, a lista de equipamentos também é a mesma, trazendo ar-condicionado, airbags e rádio de série. Seu preço é de R$ 47.690.
Effa V22 (Cabine dupla) R$ 55.110
Por fim a V22 nada mais é do que uma versão cabine dupla da V21, ela tem comprimento de 4.84 metros, 1.63 m de largura e 1.94 m de altura, e como tem cabina dupla sua caçamba é menor tendo 2.10 metros de comprimento, 1.60 de largura e 36 cm de altura. O PBT é de 2.280 kg, e a capacidade de carga da V22 é de 1.240 kg, lembrando que este número é a carga útil, ou seja, a capacidade de carga que o veículo pode levar incluindo passageiros + carga + carroceria (caçamba ou baú de alumínio, por exemplo).
O motor da V22 é o 1.3 16v, quatro cilindros de 78 cv, câmbio manual de cinco marchas e a tração é traseira.
Todos os modelos da Effa já estão como linha 2019. A marca oferece garantia de 1 ano e disponibiliza uma loja oficial virtual para vender peças de reposição para seus clientes pela internet: http://lojavirtualeffamotors.com/
Preços (consultados tabela FIPE novembro 2018):
Effa K01 1.0 8v 58 cv – R$ 39.490
Effa K02 1.0 8v 58 cv (cabine dupla) R$ 46.350
Effa V21 1.3 16v 78 cv – R$ 47.690
Effa V22 1.3 16v 78v (cabine dupla) R$ 55.110
Uma resposta
boa noite gostaria de conversar com vendedor.