Lançado no Salão do automovel de 1968, ” lá se vão 40 anos”, porém até hoje o Chevrolet Opala é sem dúvida um carro que conseguiu o respeito do povo brasileiro e atualmente cultiva inumeros fans, graças as seu estilo único, robustes, força e boa mecânica.
fotos:
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A receita do Opala é boa, o nasceu da combinação da carroceria alemã do “Opel Rekord C / Commodore A”, fabricado entre 1966 a 1971, junto com a mecânica e estilo do “Chevrolet Impala”, um dos sedans mais famosos da GM americana.
Ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, o Opala passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.
Durante este tempo o Opala trazia duas opções de motor, o 4 cilindros que equipava as versões básicas, e o famoso 6 cilindros, motor que equipava as versões esportivas e luxuosas, e que logo caiu no gosto dos brasileiros principalmente pela sua potência.
Destaque também para o câmbio de três marchas a frente, com alavanca na coluna de direção, que equipou as primeiras versões do Opala na década de 70, uma herança vindo dos carros americanos.
foto: opaleirosdoparana.com.br
Opala 4 cilindros:
Duas versões do motor 4 cilindros equiparam o Opala, ambas com 2.5 litros, tinha de início 75cv, considerado fraco para o tamanho do carro. Já a versão mais potente do motor 2.5, chegou ao mercado mais tarde em 1973, tinha cerca de 90cv.
Em 1979 no auge do “Proalcool”, o Opala 4 cilindros ganhou também uma versão a álcool, esta versão tinha como atrativo o melhor desempenho e consumo em comparação com a versão a gasolina, o Opala a álcool foi fabricado até o final da década de 80.
E o motor 2.5 ficou no mercado até o final da década de 1980, sem grandes mudanças, desenvolvendo 88 cv e torque de 19,4 kgfm sendo vendido apenas na versão a álcool, porém este motor é considerado um pouco lento para empurrar o Opala, fazendo de 0 a 100km/h em pouco mais de 15 segundos.
O famoso Opala 6 cilindros.
O motor 6 cilindros do Opala veio dos carros americanos da Chevrolet na época (Chevrolet Impala e Nova), ele originalmente tinha na primeira versão 3.2 litros e 115 cv, mas em 1970 teve o curso dos pistões aumentado e passou a ter o conhecido 4.1 litros e potência “original” de 153 cv. Porém a versão do motor 4.1 6 cilindros mais comum a equipar o Opala, desenvolve 134 cv com 30.1 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Isto em 1985 no Diplomata. Em 1990 este motor passou a entregar 121 cv e com torque máximo de 29 kgfm.
Este mesmo motor, ainda rendeu muito, e evoluiu junto com as versões do Opala e passou a equipar até mesmo o Omega e outros carros da linha Chevrolet até a década de 90 entregando após passar por algumas modernizações até 168 cv. Para se ter uma ideia da versatilidade, o mesmo motor 4.1 6 cilindros, chega a entregar mais de 200cv após algumas mudanças.
O Opala SS …
Uma das versões do Opala que fez sucesso foi o Opala SS que chegou a ser considerado um dos carro mais rápido do Brasil, esta versão vinha de fábrica com motor 4.1 e chegava aos incriveis 192Km/h de velocidade máxima, muito para a época de seu lançamento em 1971.
Em 1976 a GM lançou o motor 250/s que era uma versão envenenada do 4.1 a potência passou para bons 173 cv. O Opala SS 250-s de 1974 tinha a velocidade máxima acima dos 220 Km/h, e podia aceler de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, marcas que fazem inveja a muitos esportivos de hoje em dia.
Opala Coupe SS e Caravan SS 1978
Outro destaque do Opala SS, isto em 1973, era o novo câmbio de quatro marchas, com alavanca tradicional no assoalho, ao invés de três marchas com alavanca no volante, que equipava o modelo até então.
Outra versão do Opala que é lembrada até hoje é a Caravan, lançada em 1975 ela trazia as mesmas opções de motores do Opala, mas com muito espaço interno para a família inteiraalém da bagagem, a Caravan era considerada um carro caro na sua época, e além de ser um dos melhores carros nacionais, a station wagon fez tanto sucesso que logo ganhou versões esportivas como a SS (foto acima) e 250-S.
Caravan 1980
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A Caravan foi reestilizada em 1980, e ficou no mercado até 1992, e assim como o Opala ganhou versões luxuosas como a Caravan Diplomata no final da década de 80.
Opala Diplomata
Já a versão Diplomata apareceu somente em 1986 tinha o luxo e desempenho como os grandes atrativos, o Opala Diplomata era oferecido com duas versões de motores, um 2.5 litros com 97 cavalos e outra com o famoso 4.1 de 6 cilindros e 140 cavalos. As versões Diplomata do Opala traziam equipamentos de luxo como ar condicionado, ar quente, vidros elétricos, bancos de couro e mais uma série de acessórios, como câmbio automático, era o top de linha da GM brasileira.
Uma curiosidade é que o Opala Diplomata de 1986 vinha agora com câmbio de quatro marchas. Sua velocidade máxima era de 176 km/h, fazendo de 0 a 100km/h em cerca de 11 segundos.
Um dos pontos fracos do Opala Diplomata 4.1 6 cilindros é seu consumo, o “motorzão” bebia ou melhor bebe bastante, em média não fazendo mais do que 8km/l ou 9 km/l na estrada. Bem tem dono que fala em 6 km/l na cidade mas…
O Opala deixou de ser produzido em 1992. Quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, houve até protesto de na porta da GM de pessoas que eram contra ao carro sair de produção..
Até hoje o Opala é muito admirado e tem muitos fãs pelo Brasil, ele é um carro que conquistou seus donos pela boa mecânica, desempenho e principalmente pela confiabilidade, sendo ainda hoje um sonho de consumo de muitos, motivo de orgulho para quem tem um exemplar do Opala na garagem.. e se considera um “Opaleiro!”
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Acima as últimas gerações do Opala e da Caravan, apresentadas em 1991 foram produzidas até 1992. Traziam uma leve reestilização em comparação com o modelo ano 1990 com nova grade frontal, faróis e para-choques. Um detalhe que pouca gente sabe é que só a partir de 1991 é que o Opala enfim ganhou um câmbio com cinco marchas.
O Opala teve ainda algumas outras versões como a Comodoro, L, SS6, Luxo e assim por diante.., mas ai você lê nos sites especializados no Opala, confira abaixo:
Ai vão alguns bons sites e clubes do Opala:
http://www.opaleirosdoparana.com
http://www.opalaclubavare.com.br
Confira mais fotos neste tópico:
www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=8939
fonte: wikipedia
Respostas de 20
Olá tenho um opala relíquia de luxo 78 amarelo ouro de longe vejo as pessoas na rua falando olha que opalão.
Opala SS nunca teve vel máxima de 220 k/h. Era de 178k/h Aprox. O motor pré histórico e a péssima aerodinâmica não permitiam.
Olá ,no texto do Diplomata 86 , a foto que ilustra consta de um modelo acredito que seja 82, pelas rodas e a maçaneta da porta , sendo que a maçaneta do modelo só saiu até 84
Meu pai tinha um opala diplomata 86 com 5 marchas.
Obs: ele ja comprou assim, entao nao sei se modificaram.
tenho um opala ano 86 ja fiz varias viajens no mesmo o carro é perfeito pra tudo. abraço a todos opaleiros deste Brsil
Oi, vocês não falam sobre o Opala Comodoro 79?
Estou juntando grana para um dia eu comprar um opala, pois é um carro imponente e respeitado e ter um carro desse é ter um pedaço da história dentro da sua garagem ! A todos os opaleiros um forte abraço .
Sou fanatico por opala, ja nasci apaixonado, e assim continuarei, ta no sangue sabe. Ss.
Eu tenho um opala diplomata 90 preto, ele é minha nave.
Bom,tenho um Diplomata,ano 86,pença em carro maravilhoso!!
totalmente LUXUOSO,..sem contar que tem tudo e mais um pouco""do que esses carros "modernos da atualidade>>carro de RAÇa!! a todos Amantes e Opaleiros,um grande abraço..
eu tenho uma diplomata 82 toda original e sou apaixonado porela pra mim e o melhor carro que existe.um abraço a todos.
se colocarmos uma bmw e uma mercedes e um diplomata no meio deles , poderemos inevitavelmente perceber que o opala aparece melho em destaque , eu tenho um diplomata 6cc na cor azul zafira todo original 88 e meu visinho tem um na cor sinsa chumbo todo original,quando sirmos com os carros ,por onde passamos todos olha até torcer o pescosso, obrigado pelos opaleiros do brasil.
opala 6cc deveria ser a oitava maravilha do mundo
eu tenho um ss 1982 muito bom que pena que pararam de fabricar.
Interessante você ter um SS 1982, pois o último conhecido é um 1981. Talvez você tenha uma verdadeira raridade em mãos. No documento consta como? Qual o número do chassis? Os SS começam com “5R”, os travecados em SS tem outro início.
Um artigo sobre os últimos 1981: 5R87HAB100002 e 5R87EAB100012
https://www.flatout.com.br/este-e-o-ultimo-chevrolet-opala-ss-produzido-no-mundo/
pra mim o opala foi o melhor carro,e pretendo ter um algun dia.
opala foi um grande carro, carros de hoje grande lixo.
sinto uma alegria muito grande quando passa um opala perto de mim e olha aqui em casa eu tenho cinco opalas.um 72,73,74,75,80. se depender de min a familia ainda ira aumentar,um grande abraço a todos os opaleiros.
ser opaleiro, não tem preço,
ser opaleiro, é ter paixão pelo carro
ser opaleiro, é ser nostálgico.
ser opaleiro, é ser feliz com a máquina
abraço a todos
é isso ai fico ate imocionado escutando isso
eu sou apenas mais um infeitisado por esse
tremendo mito chamado opala salve a todos
amigos opaleiro.