Agora em setembro a Ford relançou no mercado brasileiro a conhecida e respeitável Série F, composta pelos caminhões leves F-350 e a F4000. Os modelos que estavam fora do mercado brasileiro desde 2011 voltaram renovados e com força total em 2014, trazendo uma motorização mais moderna e potente que atende as novas regras da legislação brasileira. Confira em detalhes a nova Série F 2014/2015 da Ford.
A primeira vista parece que a Ford não fez grandes mudanças na F350 e na F4000, já que o visual é praticamente o mesmo da geração anterior, porém os caminhões evoluíram e muito, a Ford diz que investiu US$ 70 milhões de dólares no desenvolvimento da nova Série F 2014/2015, foram mais de 700 mil quilômetros rodados em testes no campo de prova da marca em Tatuí. A Ford criou uma nova linha de montagem exclusiva na fábrica de São Bernardo do Campo para a nova família F, o modelo produzido aqui também será importado para a Argentina.
Índice desta matéria
Novo motor diesel Cummins
Vamos ao que interessa, a principal novidade da nova Série F 2014/2015 está debaixo do capô, tanto a F350 quanto a F4000 são equipadas com um novo bloco Euro5 da marca Cummins, 2.8 litros turbo diesel 4 cilindros, capaz de desenvolver 150 cv a 3.200rpm e um torque de 36.7 kgfm obtidos entre 1.800 a 2.700 rpm.
O câmbio também é novo, uma caixa manual de cinco marchas da fabricante EATON, a mesma usada pelos modelos Cargos 816 e 1119. Haverá versões com tração 4×2 ou 4×4 para a F-4000. A Ford afirma que este conjunto de motor e câmbio é 6 % mais econômico, além de ser mais leve e apresentar melhor aproveitamento do torque.
Interior da Série F 2014 foi melhorado
Por dentro também há novidades, a cabine da nova Série F 2014 / 2015 apresenta um novo painel de instrumentos, com visual mais atraente e fácil leitura, a cabine de ambos os modelos agora vêm de série com ar-condicionado, a direção hidráulica também é de série, porém calma nem tudo são flores, ambos modelos não trazem itens que facilitam a vida no dia a dia, como vidros elétricos, travas elétricas ou rádio.
Mais segurança
Na parte da segurança a F-350 e a F-4000 passam a vir de série com freios dotados de ABS e EBD, além de um novo sistema anti-furto PATS, que impede a partida do caminhão sem a chave original. Ainda na parte de segurança e monitoramento de frota, os modelos podem ainda vir de fábrica com o inédito sistema Ford Trac, que monitora o veículo através de satélite GPRS em tempo real, permitindo ao proprietário saber a localização ou bloquear o caminhão, ou ainda detalhes em tempo real sobre a condução, como a velocidade e o consumo de combustível.
F350
A nova F-350 2014/2015 está disponível em versão única 4×2 com PBT de 4.500 kg, seu preço é de R$ 101.290, sendo a capacidade de carga de 2.128kg (carga útil mais o peso da carroceria). O comprimento total da F-350 é de 5.73 metros, a distância entre eixos é de 3.58 metros, o modelo possui 2.02 m de largura de para-lama a para-lama, a altura da F-350 sem a carroceria é de 1.94 m. O tanque de combustível possui capacidade para 105 litros.
Acima a F-350 e abaixo a F-4000
F-4000
Versão 4×2
Já a nova F-4000 2014/2015 estará disponível em duas versões: A primeira custará R$ 117.290, virá com tração 4×2 e PBT de 6.800 kg, sendo a capacidade de carga+carroceria de 3.949 kg, é classificada como um caminhão leve, possui rodado duplo traseiro, suas dimensões são: 6.32 metros de comprimento, 2.02 m de largura e 2.03m de altura.
Versão 4×4
A segunda versão da F-4000 será a 4×4, esta terá preço de R$ 133.290, será voltada para aplicações mais severas, como atendimento e execuções de serviços fora de estrada, ou em regiões rurais, esta versão possui sistema de tração com três modos de operação selecionáveis por botão no painel, o motorista pode escolher entre os modos: 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida.
Segundo a Ford a F-4000 4×4 vence trechos alagados com até 75 cm de profundidade, podendo superar ainda pequenas elevações, já que possui suspensão mais elevada em relação a versão 4×2.
A F-4000 4×4 tem PBT de 6.800 kg (o mesmo da versão 4×2), porém ela leva um pouco menos 3.810 kg, contra 3.949 kg da configuração 4×2.
Serão quatro opções de cores para a pintura da carroceria: prata Dublin, azul Califórnia, branco Ártico e vermelho Arizona.
Nas lojas…
Tanto a F-350 quanto a F-4000 2014/2015 já estão nas revendas Ford Caminhões em todo o Brasil, ambos contarão com garantia de 12 meses para o veículo, enquanto motor, câmbio e diferencial terão garantia de 2 anos sem limite de quilometragem. Os modelos podem ser comprados também através do programa Finame ou pelo Consórcio Nacional Ford com planos de até 100 meses.
Respostas de 10
Como indentificar a versão correta da F4000 2015 sendo que essa 4×2 tem duas versão ?
Olá amigo. A F4000 2015 tem apenas duas versões a 4×2 e a 4×4. Sendo que a 4×4 vinha com um adesivo “4×4” nas laterais no para-lama dianteiro, além de ter um seletor giratório para a tração no painel no lado direito atrás do volante.
Abraço
Como faço pra entrar em contato com você
Qual o consumo médio da nova f4000 4×4 – no asfalto – tiro longo em topografia plana, alguém poderia me ajudar nessa inforção ?!..
A minha 4 x 4 rodando em trechos curtos 40km da no máximo 4,7 com carga de balança,satisfação nota 0 .
Adiquiri uma f4000 15 está com 2850 km não tem tork nenhum motor muito ruim está fedendo embreagem e não tem garantia mi venderam gato por lebre me prometeram que o veículo tinha muita força em se tratar de um veículo 4×4 não vale nada
gostei muito f350 acho que vou fazer um consorcio ok
ford vc e nota dez em todos os detalhes
eu garanto a f 4000 e caminhao 34 melhor do brasil nota 10000000000000000000000000000
f 4000 e melhor caminhao semi leve do brasil