Neste começo de agosto, a Mitsubishi está revelando na Ásia a totalmente nova geração do Pajero, conhecido por aqui como Pajero Dakar, ele agora será chamado de Pajero Sport e se distancia da picape L200, adotando um estilo próprio bastante ousado e diferente, a novidade deve chegar ao Brasil em 2016.
Apesar de ser baseado na plataforma da nova L200 2016, a Mitsubishi resolveu adotar um estilo próprio e diferente para esta nova geração do Pajero Dakar/Sport, em comparação com a geração anterior, a carroceria ficou maior e mais robusta, a dianteira adota o novo padrão de estilo da Mitsubishi, inaugurado pelo Outlander, com grade chamativa, de perfil agressivo e em formato de boca envolta por muito cromado, os faróis também agradam possuem visual futurista e iluminação por LEDs.
Enquanto nas laterais as caixas de rodas estão maiores e projetadas para fora, o carro ostenta novos vincos que passam uma aparência musculosa ao SUV, o teto está mais baixo, enquanto a terceira janela lateral ficou menor.
Visto de traseira o novo Pajero Sport 2016, mostra identidade própria com as chamativas lanternas que parecem “escorrer” para baixo, um estilo bastante diferente chamado pela marca como “lanterna derretida”, e que deve dividir opiniões distintas, tipo ame ou odeie.
Interior…
Por dentro também tudo inédito, a nova Pajero Sport 2016 inaugura um painel bastante moderno e de desenho fluído, destaque para o acabamento que imita metal, no console central e nas portas, passando um ar bastante futurista ao SUV da Mitsubishi, que sempre foi conhecido por ter um interior sóbrio e sem grandes inovações, ainda falando no console central, a peça divida a cabine em dois, indo do painel ao descansa braço, trazendo acabamento sofisticado em Black Piano.
Sistema de entretenimento central para os bancos traseiros, e poltronas mais confortáveis, em couro e com regulagens elétricas estão entre as novidades do Pajero 2016
Graças a nova plataforma, o interior apresenta um pouco a mais de espaço, principalmente para os bancos traseiros, já que o modelo continua tendo 7 lugares. A lista de equipamentos também foi melhorada, há novidades como ar-condicionado automático digital com duas zonas independente de temperatura, freio de mão eletrônico, volante multifuncional com visual moderno, sistema multi-mídia mais moderno e com opção de sistema de entretenimento central para o banco traseiro, novos bancos mais ergonômicos e revestidos em couro, sendo que os dianteiros possuem regulagens elétricas.
Há ainda como novidades sensor de estacionamento e sistema de câmera ao redor do carro com 4 câmeras.
Passando para a motorização, o novo Pajero Sport 2016, pelo menos na Ásia, virá com um 2.4 MIVEC turbo diesel sem potência revelada, e que virá acoplado a uma moderna transmissão automática de 8 marchas, usada pela primeira vez em um Mitsubishi. Apesar da Mitsubishi não revelar a potência, tudo indica que este novo motor diesel que é o mesmo da nova L200, terá dois níveis de potência uma versão com 154 cavalos e 38 kgfm de torque, e outra com 181 cv e 43 kgfm de torque. Em todas as versões a tração será 4×4, com o sistema Super-Select 4WD II.
De acordo com a Mitsubishi a nova Pajero Sport 2016 será um carro global, chegando ainda este ano em países da Ásia como Tailândia, logo após desembarcará na Austrália, Oceania, e deve chegar em 2016 ao resto do mundo, incluindo o Oriente Médio, África, América Latina, Rússia, totalizando previsão de venda em mais de 90 países.
Como o atual Pajero Dakar/Sport é produzido no Brasil, o lançamento por aqui deve demorar um pouco.