Apesar dos carros elétricos não serem mais uma novidade, a Chevrolet quer tonar este tipo de tecnologia mais acessível, oferecendo um carro elétrico acessível a grande maioria da população. Assim nasceu o promissor Bolt, um compacto versátil, que começa a ser produzido nos EUA no final de 2016, trazendo uma boa autonomia de 320 km.
Apresentado na feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas agora em janeiro, o modelo já em sua versão de produção, traz uma série de tecnologias inéditas se tratando de um veículo elétrico, todas com a única intenção, aumentar a autonomia do modelo, além de oferecer uma condução mais prazerosa.
Hoje em dia o grande ponto fraco dos modelos totalmente elétricos é a baixa autonomia, o que torna este tipo de carro dependente de uma tomada, e incapaz de fazer viagens mais longas.
Os 320 km (360km em condições propicias) de autonomia do Bolt ainda não é uma maravilha, ou oferece a mesma liberdade de um carro a combustão, mas é um grande avanço, principalmente se compararmos os outros modelos elétricos no mercado como o Nissan Leaf que faz 250 km com uma carga.
A Chevrolet ainda faz segredo com relação aos dados técnicos do sistema elétrico do Bolt, mas sabe se que o sistema de baterias do compacto elétrico demora aproximadamente 9 horas para ser recarregado por completo em uma tomada de 240 volts. Para os motoristas que não podem esperar a carga completa, segundo a Chevrolet cada hora carregada permite ao carro rodar cerca de 25 milhas (40 quilômetros).
Apesar de ser um compacto, a carroceria do Chevrolet Bolt, aposta no aproveitamento inteligente do espaço interno, ele é uma espécie de monovolume, há bastante espaço no banco traseiro, e capacidade razoável no porta malas.
A Chevrolet também destaca os equipamentos empregados, principalmente em termos de tecnologia, haverá diferentes modos de condução, e cada motorista poderá configurar o carro ao seu gosto, entre os itens já confirmados estão central multimídia com tela gigante de 10.2 polegadas, câmera traseira com wide-angle, opcionalmente o Surround Vision, com sensores e câmeras que formam uma espécie de visão de pássaro, monitorando tudo o que se passa ao redor do Bolt, haverá ainda sistema OnStart com internet 4G, e hotspot Wi-FI, que permitirá ao carro conectar-se na rede quando estiver disponível uma rede wi-fi.
O interior traz acabamento simples e de bom gosto, o painel e as forrações das portas são bem desenhados, e os materiais usados nos revestimentos são de boa qualidade, no lugar dos mostradores a Chevrolet instalou uma tela colorida de alta definição, e a iluminação da cabine a noite agrada bastante.
Há ainda aplicativos MyChevrolet Mobile App com funcionalidades como partida remota através do celular, informação da carga da bateria, ligar o ar-condicionado, consultar o manual do carro, além de um sistema de navegação especial, capaz de encontrar as rotas para minimizar o consumo de combustível, e que mostra as estações de recarga próximo ao local aonde se pretende ir.
Apostando em um publico que até então sequer pensava em ter um carro elétrico, o Chevrolet Bolt chegará as lojas custando nos Estados Unidos a partir de US$ 37.500, não é nada barato, porém a GM espera que graças a novas taxas federais de incentivo aos modelos elétricos que conceder um desconto ao consumidor de US$ 7.500 dólares o Bolt possa sair por R$ 30.000 (R$ 120.000) na maioria dos estados, valor baixo para um elétrico porém alto para um carro normal, vale lembrar que por lá um Toyota Corolla parte de US$ 18.000.
A produção do Chevrolet Bolt tem início no último trimestre de 2016, ele será montado na fábrica da GM em Orion, Michigan, perto de Detroit.