O principal destaque da nova geração do Volkswagen Delivery, lançada no mercado brasileiro no início de 2018, é a inédita versão Delivery Express. Com PBT de 3.500 kg, o modelo foi projetado para o transporte urbano de cargas e tem dirigibilidade semelhante ao de um carro de passeio, podendo inclusive ser conduzido por pessoas com a carteira comum, categoria “B”. Atualmente em sua linha 2019 o Delivery Express é oferecido no mercado com preço entre R$ 140 mil até R$ 156 mil, dependendo da versão de acabamento e entre-eixos.
A preocupação da VW foi criar uma versão do Delivery que fosse o mais prático possível, além de pode ser pilotado por pessoas com carteira do tipo B, outra vantagem é que o Delivery Express 2019 é considerado um caminhão do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga), com isso está livre da zonas de circulação restrita a caminhões. Além disso o modelo, por ter eixo traseiro com rodado único paga a mesma tarifa de pedágio de um carro de passeio nas estradas. Se for um pedágio barato isso não faz muita diferença, agora se for igual aos de São Paulo, que são os mais caro do país, onde há pedágios como a da imigrantes que custa mais de R$ 26,00 faz uma baita diferença ao empresário.
Visualmente o Express se distingue das demais versões do Delivery pela cor do para-choque, que é na cor preta, enquanto nas versões mais caras a peça vem na mesma cor da carroceria.
Índice desta matéria
VW de olho nos pequenos…
Volkswagen é esperta e está de olho nos pequenos profissionais autônomos ou comerciantes que ainda não tem a necessidade de ter um caminhão maior, porém necessitam de um veículo mais robusto e com maior capacidade, em relação aos utilitários menores no mercado como Mercedes Sprinter, Renault Master e Fiat Ducato, já que o VW Delivery Express custa pouco mais do que estes modelos, que em média partem de R$ 130 mil.
Capacidade de carga do Delivery Express…
Entre as aplicações do Delivery Express podem ser carroceria, baú, carga seca e auto-socorro com plataforma e guincho, a Volkswagen oferecerá o modelo com duas distância entre-eixos, uma com 3,00 metros e a outra maior com 3.60 metros, sendo que o comprimento do Delivery Express fica em 5.44 m com entre-eixos normal, ou 6.24 m com entre-eixos alongado.
A capacidade de carga (carga útil + peso da carroceria) é de 1475 kg com entre-eixos de 3.00 metros, ou 1453 kg com entre-eixos de 3.60 m, ou seja, caso por exemplo a versão Delivery com entre-eixos de 3,00 m, seja equipada com um baú de alumínio com peso de 300 kg, o Delivery Express leve de carga 1175 kg.
Motor Cummins de 150 cv…
O Delivery Express 2019 sai de fábrica equipado motor 2.8L Cummins ISF capaz de desenvolver 150 CV de potência e 36 kgfm de torque, a transmissão é da EATON manual de seis velocidades. Com esse propulsor o caminhão pode atingir os 125 quilômetros por hora. No seu lançamento em 2018, a VW falou que também iria lançar uma versão com câmbio automatizado, mas até agora um ano após o Novo Delivery ter chegado ao mercado, ainda não foi lançado o modelo automatizado.
Cabine do Delivery Express agrada pela ergonomia e espaço
Um dos principais destaques do VW Delivery Express em relação aos seus concorrentes é a sua cabine, que além de ser bastante ampla – o teto alto ressalta esta sensação de espaço, é bem mais moderna e funcional comparada aos adversários, já que se trata de um projeto mais novo, há diversos espaço para guardar objetos, há espaço para guardar objetos no teto, e soluções inteligentes como o banco central, pode ser rebatido e nas costas há dois porta copos, além de um espaço que pode ser usado como mesa.
A sensação é de se estar em um carro de passeio da Volks, os bancos são parecido com o visto em carros da marca, como o Gol, idem o volante que lembra o usado pelo Polo , que conta com 4 raios e boa empunhadura, o painel de instrumentos tem visual simples porém moderno, de fácil visualização, ao centro há um display digital para o computador de bordo, que oferece em tempo real informações do caminhão.
Lista de equipamentos do Delivery Express
Entre os principais equipamentos de série estão itens como airbags frontais – alias o Delivery conta com os maior airbags para passageiros usado por um caminhão na América Latina, há ainda freios com ABS + EBD e direção hidráulica. A cabine acomoda até três passageiros.
O Delivery Express conta com três versões de acabamento: City, Trend e Prime: A versão City, vem com itens como airbags duplo para motorista e passageiros, retrovisor interno, direção hidráulica, computador de bordo e bancos com revestimento em tecido.
Enquanto o pacote seguinte Trend: agrega ao Delivery Express, piloto automático e banco do motorista com mais opções de regulagens. Enquanto a versão top de linha Prime, traz ainda vidros, travas e retrovisores elétricos, luzes de leitura na cabine, faróis de neblina, aba protetora do para-brisa (Boné na do veículo), além de ar-condicionado.
Entre os seus principais rivais estão desdes utilitários leves como Iveco Daily, Mercedes Sprinter chassi e a Renault Master Chassi.
Linha VW Delivery 2019 (outras versões)
O Delivery Express é uma das configurações mais vendidas da linha, sendo responsável por mais de 20% das vendas, ao todo o Volkswagen Delivery 2019 é oferecido no mercado em cinco versões: Express, 4.150, 6.160,9.170 e 11.180, com PBT que vai de 3.500 a 10.700 quilos. As versões de entrada (Express, 4.150 e 6.160) contam com motor Cummis 2.8L que desenvolve 150 ou 155 CV, já as configurações mais robustas (9.170 e 11.180) trazem motor mais potente, 3.8L Cummis de 165 ou até 175 CV.
Clicando aqui você pode conferir a ficha técnica do Delivery Express 2019
Atualizado* – Confira abaixo os preços do novo VW Delivery (preços consultados na tabela FIPE março 2020):
Delivery Express R$ 159.640
Delivery 4.150 R$ 162.292
Delivery 6-160 – R$ 167.475,
Delivery 9.170 – R$ 196.170
Delivery 11.180 – R$ 196.280
Delivery 13.180 – R$ 215.400