A Chevrolet foi uma das marcas pioneiras ao vender em sua linha um modelo totalmente elétrico, o Volt lançado em 2009, porém o preço elevado ainda faz das vendas do Volt serem bastante limitadas. Visto isso a Chevrolet está apresentando no Salão de Detroit 2015 o Bolt, um elétrico compacto ainda conceitual que foi construído com a proposta de ter autonomia total para rodar mais de 320 km e custar um pouco mais acessível, na faixa dos US$ 30.000.
A CEO da GM Mary Barra, diz, que a marca ainda acredita que os veículos elétricos serão um pilar para o transporte no futuro, e que este tipo de modelo precisa ser acessível para uma fatia maior dos clientes.
Design…
Ao contrário do Volt que traz um visual, que não agrada a todos, a Chevrolet teve uma grade preocupação em fazer com que o estilo do Bolt EV fosse agradável a o máximo de gosto possível, já que a montadora pretende que ele seja um carro global, o Bolt EV traz um design descompromissado, moderno jovem e bastante atraente, principalmente na dianteira, ele traz uma ampla área envidraçada, há vincos evidentes em sua carroceira nas laterais que passam um porte robusto e esportivo ao novo elétrico da GM, enquanto a traseira traz um estiloso conjunto de lanternas e colunas, e um estilo bastante diferente da janela integrada a coluna traseira. Houve também uma grande preocupação dos designers da marca em deixar o carro o mais aerodinâmico possível.
Sua carroceria combina elementos leves, como alumínio, magnésio e fibra de carbono.
Interior…
Dando uma rápida olhada no interior do conceito, o Bolt EV traz um estilo simplista, porém amplo e versátil e bem arejado, os materiais usados seguem o padrão “clean” com muito plástico brilhante e liso, além de alumínio. O painel foi concebido na proposta “dual-cockpit”. Ainda no painel há um inédito sistema multimídia com tela de 10 polegadas, que permite que qualquer smartphone a bordo do carro acesse suas funções, através do aplicativo Connect app.
Este sistema traz uma interessante tecnologia chamada “park-and-retrieval”, ele permite ao motorista sair do carro e dizer através do celular aonde o Bolt EV deve estacionar, o carro automaticamente faz a manobra de baliza e estaciona, e quando o motorista termina sua atividade, ele através do celular chama o carro que volta automaticamente a posição do proprietário, claro que esta é uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento, mas deve chegar logo aos carros de série.
A Chevrolet diz que há muito espaço para as pernas e para a cabeça dos ocupantes, principalmente no banco traseiro, a sensação de amplitude é aumentada ainda mais pelo teto que é inteiramente em vidro.
Infelizmente a Chevrolet ainda não divulgou muitos detalhes com relação a motorização do Bolt EV, mas fala que ele terá uma autonomia muito maior do que a de outros modelos elétricos no mercado, enquanto os outros modelos elétricos da atualidade não vão muito além das 100 milhas (160 km), a Chevrolet afirma que o Bolt EV poderá rodar por até 200 milhas (320km) com uma carga.
Outro ponto de destaque e promissor do Bolt deve ser seu preço mais acessível, a Chevrolet fala que o Bolt deve chegar ao mercado custando na casa dos US$30.000 (R$ 79.000). Enquanto por exemplo o Chevrolet Volt nos EUA sai por R$ 35.000 (R$ 92.200).
Ainda não há data prevista de lançamento para o Chevrolet Bolt EV, lembrando que o modelo mostrado no Salão de Detroit ainda é um conceito.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.