Clique na imagem para ampliar
O nome Donkervoort, além de difícil de se pronunciar ainda é pouco conhecido no mundo automotivo, a artesanal fabricante holandesa, apesar de ter 37 anos de vida, conta atualmente com apenas um único modelo, o D8, que descende de um modelo de características similares lançado em 1978 (data da sua fundação) e que veio evoluindo através dos anos. Baseado neste modelo D8 a Donkervoort esta lançando uma versão com visual ainda mais radical, batizada de D8 GTO Bare Naked Carbon Edition, o carro conta com carroceria toda feita em fibra de carbono, sem pintura.
A Donkervoort já tem bastante experiência com a fibra de carbono, que está presente em quase 90% da carroceria de todos os D8 GTO, para isso a montadora teve que criar e desenvolver em casa as técnicas para criar de forma artesanal cada parte do carro da dianteira a traseira. A empresa contou com a colaboração de especialistas da indústria aeroespacial.
Um detalhe interessante é que apesar de não contar com pintura aparente, cada um dos D8 GTO Bare Naked Carbon Edition, contará com uma espécie de verniz aplicado a mão, para proteção contra os raios UV, evitando que a carroceria do veículo sofra com a ação do sol. O carro pode ter aparência fosca ou brilhante, a fibra também fez o D8 GTO perder muitos quilos, no total o modelo pesa apenas 695 kg.
Equipado com motor Audi 2.5 TFSI, turbo, 5 cilindros e potência de 380 cv, o Donkervoort D8 GTO vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 2.8 segundos, e tem força para alcançar os 270 km/h de velocidade máxima.