No ano de 2003 uma versão do BMW M3 ficou bastante famosa ganhando hoje em dia o aspecto de lenda, a M3 CSL baseado na geração E46, trata-se de uma versão mais hardcore do sedan com mecânica aprimorada e peso mais leve, graças entre outras inovações ao uso de muita fibra de carbono. Há quem diga que o M3 CSL é o melhor já feito na história em termos de performance.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O M3 CSL tinha motor 3.2 24v válvulas, seis cilindros em linha, calibrado para desenvolver 360 cavalos e 37 kgfm de torque, vindo com um câmbio eletrônico SMG, sequencial de seis marchas também modificado que possibilita as trocas de marchas através de borboletas atrás do volante, e com uma função interessante um controle de largada que permitia ao piloto partir de 0 km/h até a velocidade máxima sem precisar trocar as marchas. Tanto o motor, quanto o câmbio e até mesmo o sistema de escape tinham detalhes vindos das pistas de corrida.
Porém, o que mais chamava atenção, eram as inúmeras peças feitas de fibra de carbono, o que não era comum na época 2003. O teto era todo feito em fibra, assim como o para-choque dianteiro que trazia um desenho mais aerodinâmico com uma icônica abertura circular no lado do motorista, o capô e as saias também eram de carbono, enquanto a tampa do porta malas os painéis traseiros, assim como o para-choque traseiro foram feitos de fibra de vidro reforçada com poliéster. O interior do M3 CSL também perdeu alguns componentes, no geral a redução no peso do carro chegou a 110 kg em comparação com o M3 normal da época, o CSL tinha apenas 1385kg.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Os dados de desempenho impressionavam, 0 a 100km/h em 4.9 segundos, 0 a 200 km/h em 16.8 segundos e velocidade máxima limitada de 250km/h. Pena que pouco mais de 1300 unidades foram produzidas, a produção limitada era o que faltava para tornar o M3 CSL ainda mais especial.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Agora em 2018, 15 anos mais tarde a BMW resolveu trazer de volta esta mesma receita de criar uma série com menos peso e mais potência para o M3. A montadora da alemã está lançando o M3 CS, o sedan volta a fazer uso em grande escala da fibra de carbono, na verdade agora é a CFRP, “Polímeros Reforçados com Fibra de Carbono”, material que é usado em várias partes do carro, como no capô e no teto e em alguns painéis da carroceria, que reduzem 50 kg a menos no peso em comparação ao M3 normal.
O M3 CS ainda recebeu mudanças aerodinâmicas como um novo spoiler no para-choque frontal e um difusor no traseiro, há uma asa na tampa do porta malas, tudo de carbono, enquanto o escapamento que é em aço inox foi tunado especialmente para o M3 CS.
Na parte mecânica, o motor do M3 CS traz uma apimentada excluisva, o bi-turbo seis cilindros em linha ganhou 28 cavalos extras em comparação ao M3 normal, são agora obtidos 453 cavalos a 6250 rpm, e o torque subiu 10% sendo agora de 60 kgfm. O câmbio é automatizado M DCT de sete marchas e dupla embreagem com o sistema Drivelogic, que permite fazer as trocas de marchas sem cortar o motor, igual nos carros de F1. O carro ainda conta com controle de largada M Launch Control, e suspensão adaptativa M Supension com três modos de uso: Comfort, Sport e Sport+.
Traduzindo tudo isso em desempenho o CS é um dos M3’s mais velozes já produzidos, disparando de 0 a 96km/h em apenas 3.7 segundos, tendo velocidade máxima limitada eletronicamente aos 280 km/h, sem o limitador ele passa dos 305 km/h.