Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A Lotus revelou na semana passada o Exige 360 Cup, uma versão mais extrema e potente do modelo Exige, que além de contar com diversos componentes para diminuir o peso, traz uma melhor aerodinâmica e motor mais potente com 360 cavalos.
Visualmente o Exige 360 Cup se diferencia pelas novas rodas com pintura vermelha, aro 17 na dianteira e 18 na traseira, teto com acabamento em preto fosco, mesma pintura da parte central do capô e no painel da traseira, serão quatro opções de cores para a carroceria: (Metallic White – branco, Metallic Grey – cinza, Metallic Black -preto and Metallic Silver – prata), a edição especial será limitada a 50 unidades, cada uma delas terá uma plaqueta dentro do carro com o número do modelo dentro da edição.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Em termos de aerodinâmica, o Exige 360 Cup, conta com uma série de recursos vindo das pistas de corrida, como spoiler frontal maior otimizado, difusor traseiro maior sistema de escape com saída dupla ao centro e aerofólio traseiro, juntos, todos estes elementos oferece 42kg de down-force andando a 160km/h, ou seja, ajudando em muito a prender o carro no chão em altas velocidades e em curvas.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Na parte mecânica, a Lotus Exige, traz várias alterações, como chassi mais rígido e com partes em alumínio, suspensão ajustável em dois modos, e sistema eletrônico que permite até 4 modos de pilotagem: Drive, Sport, Race e Off, além de controle de largada e freios mais eficientes com discos maiores.
O motor é um 3.5 V6 que produz 360 cv de potência e 40 kgfm de torque, vindo acoplado a uma tradicional transmissão manual de seis velocidades. Os números de desempenho divulgados impressionam, o Exige 360 Cup pode disparar de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos, e pode alcançar os 274 km/h de velocidade máxima.
Por dentro o painel conta com acabamento em couro, os bancos são esportivos SuedeTex, com revestimento na cor vermelha e com cintos de quatro pontos, há ainda vários detalhes em alumínio na cabine, como pedais e alavanca de câmbio, e para garantir um menor peso do carro, não há luxos como ar-condicionado ou sistema de som.
Para quem quiser um carro para as pistas, há opcionais como volante removível, bancos em fibra similar aos de competição feitos em fibra de carbono, certificados pela FIA, além de barras anti rolagem para a carroceria, e suspensão de competição da marca Öhlins.
No Reino Unido, o Lotus Exige 360 Cup custará salgados £62,995, com a libra esterlina na casa dos R$ 5.5 daria algo na casa dos R$ 344.700. Lembrando que serão apenas 50 unidades produzidas.