Conheça o radical Mercedes AMG GT R

Eis o Mercedes Benz AMG GT R, uma versão “hard core” do AMG GT, que incorpora visual pesadamente modificado e mais aerodinâmico, além de vários ajustes e melhorias mecânicas vindo das pistas de corrida, resultado é um dos modelos Mercedes mais velozes já construído.

Motor V8 de 585 hp…

Começando pelo motor, o V8 4 litros, bi-turbo do AMG GT normal que foi retrabalhado para na versão “R” desenvolver impressionantes 585 hp (74 cv extras), e um pesado torque de 69.9 kgfm de torque, que através de uma transmissão automatizada de 7 velocidades e dupla embreagem, com relações mais curtas, despeja toda a potência deste motor para as rodas traseiras.

Mecânica aprimorada…

Ainda na parte mecânica os engenheiros da AMG retrabalharam toda a suspensão do GT, com novos componentes e possibilidades de ajustes dos amortecedores com controle eletrônico, ainda na parte mecânica o AMG GT R conta com um exclusivo sistema que vira levemente as rodas do eixo traseiro, eixo cardâ em fibra de carbono (40% mais leve), novo sistema de exaustão, e também foi desenvolvido um inédito sistema de controle de tração com nada menos do que 9 opções de ajuste, tudo inspirado e baseado para um carro de corrida.

Deita,90 kg mais leve…

Novos componentes empregados na carroceria e na mecânica do carro, também contribuíram para uma ótima redução de 90kg do peso total em relação ao AMG GT S – até então a versão mais veloz do esportivo alemão. O AMG GT R pesa 1.554 kg e com a cavalaria extra ostenta uma ótima relação peso/potência de 2.66 quilogramas por hp.

0 a 100 km/h em 3.6 s e 318 km/h de máxima…

Tudo isso em termos prático, faz deste AMG GT R capaz de disparar de 0 a 100 km/h em apenas 3.6 segundos, e ter velocidade máxima de 318 km/h, fazendo dele um dos Mercedes Benz de produção mais veloz já construído, vale lembrar que o AMG GT R foi testado a exaustão no famoso circuito de Nurburgring, dai saiu o verde da pintura mostrada no carro aqui, chamada de “AMG green hell magno”, ela é uma referência ao apelido da pista que é conhecida como “inferno verde”.

Visualmente…

O visual do AMG GT R também merece destaque, o carro ficou bem mais agressivo, a grade frontal é nova, e maior, seu estilo com 15 barras cromadas e na vertical, foi inspirado no Mercedes-Benz 300 SL de corrida, que competiu na famosa corrida Panamericana, no México em 1952.

Aerodinâmica das pistas…

Além da grade, o para-choque do AMG GT R conta com tomadas de ar maiores, para melhorar a refrigeração do motor e dos freios, além de inéditas soluções aerodinâmicas – há placas em fibra de carbono no assoalho do carro para conduzir o ar, conferindo funcionalidade ao visual que ficou bem mais agressivo. Na traseira o AMG GT ganhou um aerofólio fixo em fibra de carbono, além de um enorme difusor que canaliza o ar que passa por baixo do carro, o sistema de escapamento com saída com desenho trapezoidal também é novidade.

Rodas de alumínio forjado e freio de carbono…

Novidade também são as belas rodas em alumínio forjado, mais leves e resistentes que as rodas comum em alumínio fundido, elas são aro 19 na dianteira e 20 na traseira, e sairão de fábrica com compostos Michelin Pilot Sport 2, medidas 275/35 ZR 19 na dianteira, e pneus mais largos na traseira 325/30 ZR 20 na traseira, apesar de serem pneus com permissão para rodas nas ruas, segundo a Mercedes se dão muito bem nas pistas de corrida apresentando ótima durabilidade. Como opcional haverá freios com discos de cerâmica e carbono, que além de mais eficientes em situações extremas, deixam o AMG GT R 16.7 kg mais leve.

Modos de pilotagem para todos os humores…

A parte eletrônica do AMG GT R também é exclusiva, os auxílios de pilotagem, através do botão no AMG Drive Unit, permitem ao motorista escolher entre três modos distintos de pilotagem capaz de mudar completamente o humor do carro: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus”, sendo que o “Comfort” é indicado para um passeio normal com emoções calmas e contidas, enquanto o “Sport” é indicado para uma condução mais agressiva e nervosa, em pistas mais severas como estradas ou o próprio circuito de “Nurburgring Nordschleife” – que aliás é aberto ao público, enquanto o modo “Sport Plus” é indicado para circuitos fechados, planos – e seguros, como as pistas usadas pela F1, que possibilitam uma condução sem tanto auxílio e interferência da eletrônica.

As rodas traseiras também viram…

Um dos sistemas engenhosos do AMG GT R é seu eixo traseiro ativo, ele em velocidades acima de 100 km/h vira levemente as rodas traseiras em uma direção oposta as rodas dianteiras em curvas, garantindo mais praticidade e agilidade ao carro ao se rodar nas cidades ou em ruas estreitas, facilitando ainda a manobra de baliza na hora de estacionar, o sistema também se mostra útil até mesmo em termos de segurança, ao fazer mudanças bruscas de direção como em manobras de slalom.

Já em velocidades mais elevadas, (acima dos 100 km/h) o sistema muda, e passa fazer as rodas traseiras acompanharem levemente a direção das rodas dianteiras, melhorando a estabilidade e o controle do carro em curvas, além de deixar o AMG GT R ainda mais veloz ao entrar e sair de uma curva.

Falando rapidamente do interior, o AMG GT R conta com um acabamento mais rico do que o AMG GT normal, os bancos são tipo concha, forrados em Alcantara, assim como o painel e as portas que mesclam couro nobre com Alcantara.

O lançamento oficial do AMG GT R aconteceu no dia 24 de junho durante, o Goodwood Festival of Speed, as vendas do AMG mais radical começam apenas no dia 21 de novembro, porém as primeiras unidades só devem ser entregues a partir de março de 2017.

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova Mitsubishi L200 2026 – Nova geração já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

8 horas atrás

Novo Onix 2026 – Chega no começo de 2025 com visual e interior atualizados

Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…

10 horas atrás

Novo Hyundai Creta 2025 chega em outubro, descubra tudo o que você precisa saber sobre

A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…

4 dias atrás

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

6 dias atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

6 dias atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.