Sem duvidas o Toyota Corolla Cross 2022 é um dos lançamentos mais aguardados do próximo ano no Brasil, o SUV chegará ao país em março de 2021 com preços iniciais na casa dos R$ 150.000, isso mesmo o carro deve custar na faixa dos R$ 150.000, até R$ 180 mil. Ficando posicionado acima do Corolla sedan e abaixo do RAV4.
Índice desta matéria
Apresentado ao mundo em meados desse ano (leia a matéria de lançamento aqui) o Corolla Cross 2022 chama atenção pelo seu design agressivo e diferente de todos os outros carros da Toyota, inclusive do Corolla, de quem ele empresta o nome e a plataforma. Apesar de ter personalidade própria, vários elementos do visual do Corolla Cross, como as amplas caixas de rodas, o desenho do teto e das janelas laterais, além da generosa grade frontal, aproximam de forma quase que subliminar o Corolla Cross ao estilo de outros modelos da Toyota, como o SUV RAV4, que usa uma variação desta mesma plataforma TNGA do Corolla Cross.
O Toyota Corolla Cross é aquele tipo de carro que você ou ama ou odeia, certamente muita gente vai gostar e outros tantos vão detestar. Lembrando que este design foi feito para os países asiáticos, o que nem sempre casa muito bem com o gosto do público brasileiro, ao exemplo de modelos como o Yaris e Etios, também projetados para os países em desenvolvimento, como Tailândia e Índia.
Mas justiça seja feita, o Corolla Cross é muito mais bonito e bem desenhado de que estes modelos, seu desenho é muito interessante principalmente na dianteira, apesar de não podermos falar o mesmo da traseira que falta um pouco mais de criatividade nas soluções visuais.
O interior segue o conhecido padrão da Toyota, ou seja, traz arquitetura minimalista sem exageros, porém tem um excelente acabamento, o painel é praticamente todo forrado com materiais de toque suave e couro, seu desenho lembra bastante o do Corolla.
Ao todo o carro será oferecido com três níveis de equipamentos, porém todas muito bem equipadas, no nível mais simples o SUV trará central multimídia com tela touch de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital dual zone com saída para o banco traseiro, sete airbags, câmera de ré, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos com sistema de rebatimento automático, freio de estacionamento elétrico por botão, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão.
A opção intermediária contará com itens como bancos em couro, painel com display digital configurável colorido de 7 polegadas, faróis FULL LED, faróis de neblina em LED, acabamento interno em dois tons, iluminação ambiente com pontos de LED.
Já a versão top de linha Altis, adicionará itens como frenagem de emergência automática, piloto automático adaptativo e aviso de mudança de faixa, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, monitoramento de pontos cegos, câmeras 360 graus, teto solar que não é panorâmico!, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 8 posições, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico por gestos.
Em termos de motores o Toyota Corolla Cross 2022 virá equipado com exatamente as mesmas opções do Corolla Sedan, ou seja as opções mais baratas terão o motor 2.0L 16V 4 cilindros flex, capaz de desenvolver 177 CV com etanol e 169 CV com gasolina. O torque é de 21.4 kgfm, enquanto o câmbio do tipo CVT com 10 marchas simuladas.
Enquanto a versão mais cara Altis, terá a opção de vir com motorização híbrida, assim como no Corolla sedan, com potência de até 123 CV de potência combinada entre os motores elétricos e a combustão. Essa variante virá de série equipada com motor a combustão, 1.8 4 cilindros flex com potência de 103 CV e 14.1 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com dois motores elétricos que juntos rendem 53 cv de potência, porém por padrão de funcionamento a potência combinada dos três motores é de 123 cv.
O grande diferencial dessa variante híbrida é consumo de combustível que será extremamente baixo, superando a casa dos 20 km/l. Porém o preço também certamente será salgado, a versão híbrida do Corolla Cross, deve ficar acima dos R$ 180 mil, não se surpreenda se chegar próximo dos R$ 200 mil.
Infelizmente a Toyota conhece os atributos de seus carros e parece que resolveu cobrar caro pelo seus modelos no Brasil.
Inicialmente se previu que o Corolla Cross 2022 custaria a partir dos R$ 130.000, porém agora a expectativa é de que o carro custe a partir dos R$ 150.000, isso na versão de entrada.
As versões do Corolla Cross serão as mesmas do Corolla, a gama começa com a versão Gli, em sequencia a XEi e a top de linha Altis, a econômica motorização híbrida estará disponível apenas para a versão top de linha Altis, essa última deve custar acima dos R$ 180.000.
No Brasil os principais rivais do Corolla Cross serão o Jeep Compass, que ganhará em breve uma plástica, além de uma inédita versão de sete lugares e a opção do potente motor 1.3 turbo de 180 cv, outro rival direto do Corolla Cross deve ser o recém apresentado VW Taos, que chega no primeiro semestre de 2021, com preço na casa dos R$ 140 mil.
De acordo com o site AutosSegredos, a produção no Brasil do Corolla Cross no Brasil já começou, porém apenas em unidades de testes (pré-séries), a produção das unidades que serão vendidas devem começar em janeiro ou começo de fevereiro de 2021, o lançamento oficial deve acontecer durante o mês de março, e neste mesmo mês o carro já deve começar a ser vendido nas lojas do Brasil. Lembrando que o Toyota Corolla Cross, será produzido na mesma fábrica onde a Toyota monta o Corolla, em Sorocaba, interior de São Paulo.
Enfim o Corolla Cross 2022 apesar de ter um preço bastante salgado, deve se tornar uma figura comum nas ruas, é simples entender porque, ele será um SUV que chegará no auge da febre deste tipo de carro no Brasil, é baseado no Corolla, será feito por uma marca que tem muito respeito e admiração no Brasil, contará com motor potente e opção de motorização híbrida, além disso será bem equipado. Ou seja, mais uma vez a Toyota parece ter feito muito bem a lição de casa.
O sedan Corolla 2021 chega ao custar em sua versão top de linha mais de R$ 150 mil, mesmo assim o sedan vende que nem pão quente, idem a SW4 que custa mais de R$ 300.000, a Hillux ou SUV RAV4, este ultimo chegou ao país custando na faixa dos R$ 180.000 e hoje não sai por menos de R$ 250,000. Mesmo assim o SUV híbrido vendeu milhares de unidades em 2020, por que seria diferente com o Corolla Cross.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.