Corvette ZR1 – Conheça o melhor “vette” já construido

Clique na imagem para ampliar

No mundo todo o número de carros de série equipados com um motor de 600 CV não passam de 50, já nos EUA esse número é ainda mais reduzido, eram apenas dois com o Viper SRT10, porém com o fim de produção do Dodge, resta agora somente apenas um modelo, o Corvette ZR1, o superesportivo americano mais veloz e potente já construído, equipado com um propulsor LS9 6.2 L com 638 CV de potência. Conheça em detalhes o mais veloz dos Corvettes.

Clique na imagem para ampliar

O design do Corvette é praticamente o mesmo a mais de uma década. Apesar disso 10 em cada 10 pessoas continuam achando o visual do superesportivo da Chevrolet extremamente bonito. A carroceria é toda feita em alumínio, a suspensão além disso o bólido conta com alguns componentes em fibra de carbono. Porém o ZR1 poderia ter um visual mais esportivo do que os demais Corvettes, visualmente não há grandes diferenças entre os demais membros da família Corvette, como o Z06 e o Grand Sport, a não ser as rodas, o capô e os detalhes em fibra de carbono.

Há principal atração do carro está escondida sobre o capô e a carroceria, enquanto o Corvette normal vem com um motor LS3 V8 de 430 cv, o ZR1 com seu V8 LS9 desenvolve 638 cv e 83.5 kgfm de torque, toda esta usina é coordenada por uma caixa de câmbio modificada manual de seis marchas com dupla embreagem e relações mais curtas para aguentar este novo propulsor. O motor recebeu novos componentes como válvulas de admissão e bielas em titânio, além das válvulas de escapamentos com refrigeração especial a seco. O pacote ainda inclui novas peças no chassi mais leve, nova suspensão e amortecedores eletromagnético, com um ajuste mais rígido, próprio para altas velocidades, o conjunto de suspensão permite ser ajustado para priorizar o desempenho ou o conforto. (modo Tour ou Sport).


Traduzindo tudo isto em desempenho…

O Corvette ZR1 dispara brutalmente despejando toda a potência do seu motor sobre as rodas traseiras, alcançando os 100 km/h em apenas 3.4 segundos, aos 7.6 segundos o velocímetro alcança os 160 km/h, em 11.5 segundos ele deixa para traz 400 metros de pista, continuando em uma aceleração continua passando dos 300 km/h e com força para te levar aos 330 km/h, algo que poucos carros no mundo pode fazer.

Por dentro o carro não chega a ter o conforto e o acabamento de uma Ferrari F 458 ou a sofisticação de um Lamborghini Gallardo LP 570 SV, o interior é confortável e traz um bom conjunto de equipamentos de série, porém poderia ser melhor, os bancos são muitos simples e trazem as laterais muito curtas, e apesar de ter ganhado melhorias ao longo do ano, o desenho do painel e os comandos são praticamente os mesmos do início da década. O ZR1 é equipado com bancos de couro, sistema de navegação com tela LCD e integrado ao GPS. Outra preocupação foi a segurança, o Corvette vem com airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro, freios com ABS, controle de estabilidade. Mesmo estando a mais de 300 km/h o carro leva muito pouco tempo para frear, o superesportivo é equipado com freios de cerâmica de carbono, que além de serem utilizados em alguns dos carros mais velozes do mundo como o Bugatti Veyron e também estão presente nos bólidos da F1.

O preço é outro atrativo, duas vezes mais barato que uma Ferrari…

O conjunto de atrativos do ZR1 é completado pelo preço, ele segue firme no mercado sendo vendido com preço a partir de US$ 105,000 algo em torno de R$ 180,000 no mercado americano isso está longe de ser uma pechincha, (com esse valor é possível comprar um BMW Série 7 ou Jaguar XKR), porém menos da metade do preço pedido por um Lamborghini Gallardo (US$ 220 mil) ou Ferrari 458 Italia (US$ 240.000), o Corvette ZR1 é possivelmente o carro de série com 600 CV mais barato dos EUA e do mundo.

Em resumo esse autêntico superesportivo americano é o veículo ideal para aqueles que desejam ter na garagem um dos carros mais potente do mundo, um dos pouco veículos que pode te levar a sobre a terra a mais de 200 milhas por hora (320 km/h) e não necessariamente que seja um símbolo de exclusividade ou sofisticação, ou seja neste caso o desempenho é acessível.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

3 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.