Esta é a nova geração do Audi A5, o coupé originalmente lançado há 9 anos atrás ganha agora em 2016 tudo novo, desde o chassi, carroceria, motores, além de novas tecnologias, o resultado agrada bastante.
Uma rápida leitura do que mudou…
Lançado em 2007, o Audi A5 foi um dos Audi’s que mais permaneceu sem grandes alterações nos últimos anos, porém para compensar a Audi optou por reconstruir o carro praticamente do zero no modelo 2017.
O chassi segundo a Audi está mais rígido e dinâmico, enquanto a carroceira que ficou maior, traz uma inédita proposta de design, com visual bastante aerodinâmico e um pouco diferente do já visto nos modelos da marca na atualidade, além de mais bonita esta carroceria é 60kg mais leve, que a usada pela geração passada do A5.
Em termos de estilo, o A5 2017 está mais largo, baixo e encorpado do que o anterior, apresenta grade frontal maior, mais larga, faróis mais finos e com tecnologia full LED Matrix, para-choque com perfil mais encorpado e esportivo, capô mais baixo e com vincos chamativos principalmente na parte central, linha de cintura nas laterais mais musculosas e com vincos mais aparentes, enquanto o teto teve suas linhas suavizadas.
Não podemos de deixar de comentar também as belas lanternas traseiras do novo A5, elas contam com um interessante efeito 3D.
Por dentro, mais estilo e espaço …
Por dentro graças a nova plataforma, com entre-eixos maior, o espaço foi ampliado, tanto para os passageiros quanto para o motorista.
O painel conta com uma arquitetura minimalista, com linhas retas e há um largo console central que divide a cabine e abriga os principais comandos do carro.
Merece ser comentado também a qualidade do acabamento que evoluiu consideravelmente, a cabine é toda revestida por materiais nobres como alumínio, fibra de carbono, muito couro Napa e Alcantara, destaque também para o painel de instrumento digital Dual Cockpit já presente em outros modelos da Audi e que agora estreia também no A5, ele possui tela de 12.3 polegadas com 1440×540 pixels de resolução, não menos importante no centro do painel a Audi instalou uma central multi-mídia de última geração MMI com tela o estilo tablet de 8.3 polegadas, que é comandada tanto pela própria tela quanto por um touchpad no console central.
Não menos importante o porta malas aumentou 10 litros, totalizando agora 465 litros.
E os motores??
Na Europa o novo Audi A5 2017 chegará com uma farta gama de motorização, sendo na Alemanha 5 opções, curiosamente apenas dois a gasolina TFSI e três TDI (diesel), todas com potência até 17% maior e consumo até 22% menor em relação a geração passada do coupé, os níveis de potência vão de 190 cv até 286 cv.
A parte disso, há ainda a famosa versão esportiva S5 (foto acima e abaixo), que vem com um exclusivo motor 3.0 V6 TFSI com 354 cavalos de potência (são 21 cavalos a mais que antes).
Em termos de transmissão a linha A5 2017 virá com uma caixa manual de seis velocidades nas versões de entrada ou automática S Tronic de sete velocidades para as variantes mais potentes, enquanto as versões diesel 3.0 TDI de 286 cv e a esportiva S5 contarão exclusivamente com uma transmissão automatizada de oito velocidades Tiptronic.
Vale lembrar que a tração pode ser frontal, ou opcionalmente para algumas versões integral nas quatro rodas, através do sistema Quattro, que aliás virá de série na configuração diesel 3.0 TDI de 286 cv e na esportiva S5 de 354 cv.
Em termos de desempenho o S5 vai de 0 a 100 km/h em 4.7 segundos.
Mais segurança e praticidade…
A Audi ainda destaca a segurança embarcada no novo A5, como auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, park assist, faróis de xênon ajustáveis, monitoramento de trafego na traseira, piloto automático inteligente capaz de manter uma distância segura do veículo que vai à frente e evitar uma colisão, além de inclusive ter uma função para mover o carro de forma automática no transito pesado, graças a este recurso A5 é capaz de andar e parar sozinho acompanhando o transito à frente, sem o motorista precisar acelerar ou freiar.
Os alemães, claro, serão os primeiros a contar com o novo A5, por lá o coupé reformulado estreia nas lojas em novembro, no Brasil ele deve vir apenas em 2017.