Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Há tempos o segmento dos SUVs virou uma mina de ouro para as montadoras de carros de luxo, seja na estagnada Europa, nos EUA e principalmente nos mercados emergentes, esse tipo de modelo é uma verdadeira febre, sabendo disso a Jaguar revelou nesta segunda-feira (08 de setembro) o seu primeiro SUV, batizado de CX-17.
Apesar da dianteira com cara de mau, o estilo do CX equilibrado e elegante, não algo exagerado ou agressivo demais
O carro que estreia nessa semana no Salão de Frankfurt ainda é um conceito, porém a versão de produção, que deve surgir em 2014 será muito próximo ao carro conceito. O CX-17 será um SUV top de linha, que chegará para rivalizar com modelos como Range Rover, Porsche Cayenne e BMW X5.
Demorou mais finalmente a Jaguar se rendeu a onda dos SUVs de luxo, o CX-17 chega as ruas em 2014 para enfrentar modelos como Porsche Cayenne e BMW X5
O visual do Jaguar CX-17 é de tirar o fôlego, ele segue a tradição de design esportivo dos sedans da marca inglesa. O desenho do CX-17 remete em muito aos demais modelos da Jag em produção, a dianteira por exemplo é praticamente a mesma do XJ, porém mais esportiva, com sua grade exageradamente grande, para-choque com tomadas de ar avantajadas, e os faróis mais finos e arrojados, as laterais são bastante limpas e fluídas, a linha de cintura alta passa mais robustez ao modelo, enquanto na traseira as lanternas futurista e a tampa dos porta-malas se aproximam do esportivo F-type, um conjunto bem desenhado. Enfim imponente e esportivo, o SUV é um autêntico Jaguar, um carro que impressiona acima de tudo pelo seu belo visual.
Pelas fotos dá para dizer que o CX 17 vai atrair olhares e ser uma sensação no mercado. Note o teto baixo e esportivo, o aerofólio traseiro, e o teto panorâmico praticamente todo de vidro.
O interior ainda é puramente conceitual, e aposta em um painel de linhas limpas com revestimentos em dois tons, com materiais inéditos, com muito plástico Black Piano e cromado, note os mostradores do painel em um tom azul super futurista, e o console central que é inspirado em um cock pit de avião. Outro detalhe é que esta versão conceitual tem 4 lugares, com bancos individuais e esportivo do tipo concha.
Não foram reveladas especificações sobre a motorização do C-X17, porém possivelmente a versão de produção vai contar com um bloco V6 (com opção diesel), enquanto a top de linha deve ser alimentado por um V8 Subercharged com mais de 500 CV.