A Dacia, marca subsidiária da Renault na Europa acaba de revelar o Bigster, uma versão maior e mais evoluída nova geração do Duster. O Dacia Bister 2025 impressiona, tem visual parrudo com perfil bastante imponente, conta com interior bem construído e recheado de equipamentos, e virá com uma moderna motorização híbrida de até 155 cv e tração 4×4, porém o que mais chama atenção é o seu espaço interno, são nada menos do que 667 litros de espaço no porta malas.
Índice desta matéria
Como o próprio nome diz, o Dacia Bigster é grande, suas dimensões são amplas, o comprimento fica em 4,57 metros, a distância entre eixos é de 2,70 m, sua altura é de 1,71 m e largura é de 1,81 m. Pelo menos no tamanho o Dacia Bigster supera com folga rivais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Seu tamanho é tanto que não entendemos o porque da Dacia não ter colocado uma terceira fileira de bancos no Bigster (sim o modelo tem apenas cinco lugares), por exemplo, comparado com o Toyota Corolla Cross, o novo Dacia tem distância entre eixos 6 cm maior, além de ter carroceria 11 cm mais comprida, é uma baita diferença, tanto é que o porta malas do Bigster acomoda impressionantes 667 litros, em uma comparação rápida o Jeep Compass tem apenas 410 litros.
Oficialmente a Dacia, classifica o Bister como um “C-SUV”, ou seja, um SUV intermediário, assim como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. Enquanto o Duster é um “B-SUV” – SUV compacto, rivaliza com modelos como T-Cross, Creta e Tracker.
Outro ponto forte do Dacia Bigster é o seu visual, ele adota a nova e muito interessante proposta de desenho da marca romena, a carroceria tem formas quadradas e vincos marcantes que passam uma sensação de imponência ao Bigster, o carro tem desenho futurista, parece um conceito que vai ser lançado somente dentro de alguns anos, porém não, está aqui já é a versão de produção que já está sendo produzida e chegará as lojas agora no final de 2024.
Apesar do visual não aparentar, o Dacia Bigster é um SUV de baixo custo, ou seja, foi feito para custar barato, seu preço será mais acessível em relação aos SUVs da Renault por exemplo. A Dacia que antes era conhecida apenas em países emergentes, como aqui no Brasil, agora também está conquistando consumidores nos mais ricos países europeus. No primeiro semestre de 2024, pela primeira vez, o Dacia Sandero foi o carro mais vendido da Europa, com mais de 143.000 unidades vendidas, superando o famoso VW Golf. Ou seja, com os carros cada vez mais caros na Europa, o publico está buscando opções mais “custo/benefício”.
Dacia BigsterNa dianteira destaque para os interessantes faróis Full LED com desenho em “Y”, além da grade luminosa que acende junto com o logo da DACIA, outro ponto que chama atenção é a enorme entrada de ar central no para-choque.
Passando para as laterais, as caixas de rodas são grandes e têm bastante projeção para fora, elas acomodam rodas aro 19 na versão mais cara, enquanto na versão mais barata são aro 17 ou 18 nas versões intermediárias.
Note onde a Dacia colocou a maçaneta da porta traseira, elas ficam escondidas na coluna.
Na traseira destaque para o estilo diferente e bastante chamativo das lanternas em “V”, elas se projetam para fora da carroceria e têm iluminação em LED, a tampa do porta malas tem visual limpo e conta com um friso em fibra de carbono, que passa um pouco mais de sofisticação ao Bigster.
A cabine do Duster Bigter 2025 cumpre seu papel, é um interior simples com muito plástico duro, porém muito bem construído, com as partes bem encaixadas e que não aparentam baixa qualidade, os diferentes tipos de plásticos utilizados também agradam, assim com as forrações dos bancos em uma espécie de tecido aveludado tipo Alcantara.
Ao contrário dos modelos brasileiros que quando tem foco no custo benefício exageram na simplicidade, o Dacia Bigster tem uma cabine simples, porém super inteligente, há diversos porta objetos espalhados pelo interior, entre os bancos há um compartimento refrigerado que funciona como um mini freezer para armazenar bebidas. O para-brisa tem tratamento acústico para diminuir os ruídos.
Os pontos de iluminação no teto podem ser direcionados, os tapetes são emborrachados e têm formato de caixa, facilitando sua remoção junto com a sujeira, há um botão na lateral do porta malas que permite rebater o banco traseiro de forma simples, basta apertar e empurrar o banco, há também diversos porta objetos e acessórios que podem ser instalados a parte, como uma espécie de “mochila” chamada de YouClip, que pode ser presa no encosto do banco dianteiro, permitindo armazenar com facilidade diversos objetos como cabos, celulares, óculos ou até servir de mesinha para um notebook ou tablet. Outro acessório interessante é um rack no teto reforçado que permite levar cargas de até 80 kg.
A lista de equipamentos também chama atenção, o Dacia Bigster não ficará devendo em nada para os rivais mais premiums, o modelo conta com painel digital de 7 polegadas de série ou 10 polegadas na versão mais cara Extreme, sendo que todas as versões virão de fábrica já com sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay.
Há ainda freio de estacionamento eletrônico com um botão no lado esquerdo do volante, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos, além de teto solar panorâmico como opcional.
Todas as versões do Dacia Bigster já virão com pacote ADAS de ultima geração (GSRII) de série, vindo com frenagem automática frontal, alerta e auxílio para manter o carro na estrada, monitoramento de pontos cegos, leitor de placas e sinais de transito, alerta de trafego cruzado na traseira na hora de dar marcha ré, além de um sistema que em caso de acidente, liga para o serviço de emergência e informa a localização do carro de forma automática. Sendo que as versões mais caras virão ainda com piloto automático ACC.
Por fim com relação a motorização, haverá na Europa opções para todos os gostos e bolsos, todas já com algum tipo de sistema híbrido. Partindo do 1.2 turbo, três cilindros, com 130 cv, combinado com sistema híbrido leve de 48v e câmbio manual de seis marchas.
A versão intermediária virá com este mesmo conjunto 1.2 turbo híbrido leve 48v, porém com câmbio automático de seis marchas e potência de 140 cv.
Por fim a versão mais cara, terá um inédito conjunto híbrido chamado de HYBRID 155, usado pela primeira vez em um carro do grupo Renault, este conjunto é composto por um motor 4 cilindros, aspirado a gasolina, de 107 cv, combinado com com dois motores elétricos (sendo um motor de 50 cv e um gerador de alta voltagem), totalizando 155 cv de potência e 20 kgfm de torque. Esta versão híbrida ainda conta com tração 4×4.
A Renault não divulgou dados de consumo deste novo conjunto híbrido de 155 cv, porém afirma que o Dacia Bigster Hybrid poderá rodar na cidade usando até 80% do tempo apenas os motores elétricos.
Infelizmente não existe, pelo menos por enquanto, possibilidade do Dacia Bigster vir ao Brasil. Há rumores que a Renault vai passar a produzir esta nova geração do Duster (não o Bigster) aqui no Brasil a partir de 2026 lá no Paraná, porém de fato, ainda não há nada confirmado, nem unidades desta nova geração do SUV rodando em testes no país.
Inegavelmente, este é um dos melhores carros já feitos pela marca Dacia, ele seria uma ótima opção aqui no Brasil para fazer frente a modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
Parece que o Renault Kardian já agradou o mercado brasileiro, o SUV compacto já vende…
Agora no final de novembro está chegando as lojas do Brasil o novo BYD Song…
O Renault Kwid passará por mudanças no Brasil no próximo ano, nessa última semana já…
Projeção acima feita por: Kolesa.ru A Land Rover já está preparando a nova geração da…
A Kia já está vendendo em suas lojas no Brasil o modelo 2025 do Stonic,…
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.