Este é o Dacia Bigster, uma versão maior e com sete lugares do Dacia Duster, o modelo por enquanto será exclusivo da Europa e deve ser apresentado em novembro por lá, com previsão de chegar as lojas no início de 2025.
Índice desta matéria
Como é possível ver nos flagras, o Dacia Bigster 2025 emprestará plataforma (CMF-B) e visual da nova geração do Duster europeu, apresentado na Europa este ano, o conjunto de faróis, grade e para-choques serão semelhantes, porém o Bigster será mais comprido em relação ao Duster para justamente oferecer a opção da terceira fileira de bancos. Lembrando que esta novo Duster é totalmente diferente do modelo brasileiro, ele usa uma nova versão da plataforma CMF-B da Renault, voltada a veículos eletrificados.
Enquanto o novo Renault Duster 2025 (foto abaixo) tem em torno dos 4,35 metros de comprimento, o Dacia Bigster (foto acima) terá comprimento na casa dos 4,60 metros, trazendo diferenças principalmente na distância entre eixos e no porta-malas. Podemos dizer que o Bigster terá porte semelhante ao Chery Tiggo 8 vendido no Brasil.
Na parte mecânica o Dacia Bigster deve emprestar algumas opções de motores do Renault Duster, tendo opções híbridas leves ou full hybrid, porém neste caso, como será um modelo mais caro o Bigster terá as opções mais fortes, partindo do novo motor 1.2 turbo TCe 130, três cilindros com um sistema híbrido leve de 48v, com capacidade entregar 130 cv.
A versão top de linha deverá ter sistema full hybrid, com dois motores elétricos combinados com motor 1.6 aspirado, totalizando 140 cv, tendo tração 4×4, consumo de combustível acima dos 20 km/l e capacidade para rodar mais de 1000 km com um tanque.
A cabine do Dacia Bigster deve ter praticamente o mesmo painel do Dacia Duster (foto acima), já vindo de série com sistema multimídia com tela de 10 polegadas e painel digital com 7 polegadas, além de mimos como freio de estacionamento elétrico por botão e auxílios a condução, como frenagem frontal automática, piloto automático adaptativo ACC, câmeras 360 graus e auxílio para manter o carro na faixa de rolagem.
O Dacia Bigster deve ser revelado no final do segundo semestre de 2024, outubro ou novembro, porém as primeiras unidades só devem ser entregues lá na Europa a partir do começo de 2025. Por enquanto, não há planos da Renault lançar o Bigster no Brasil, alias, ainda não há previsão para a nova geração do Duster vir ao Brasil, lembrando que em comparação com o atual Duster produzido lá no Paraná, este novo modelo europeu mudou tudo, inclusive a plataforma, a Renault deve insistir com o Duster brasileiro por mais uns dois ou três anos.
Um dos atrativos dos carros da marca Dacia é o seu preço atrativo, na Europa a Dacia começou como uma divisão de baixo custo da Renault, tendo como foco os países mais pobres da Europa, porém, aos poucos a romena Dacia foi ganhando mercado e o gosto do público e, hoje já está praticamente em toda a Europa, já vendendo inclusive mais que a Renault. Um exemplo é o Dacia Sandero, que hoje é o segundo carro mais vendido de toda a Europa, o motivo é o preço.
De acordo com informações da imprensa especializada europeia, o Dacia Bigster custará em torno dos 23.000 euros, algo em torno de R$ 135 mil, este será um dos SUVs de sete lugares mais baratos do mercado.
Fonte e fotos: Carscoops.com
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.