A Dacia, marca subsidiaria da Renault na Europa acaba de revelar o novo Spring 2025, trata-se da versão europeia do nosso Renault Kwid. O compacto evoluiu em todos os sentidos, ganhou uma carroceria muito mais atraente e moderna, interior totalmente reformulado, com muito mais tecnologias a bordo trazendo diversos elementos vistos nos Renaults mais caros. A boa notícia é que, muito provavelmente, estas mudanças devem ser empregadas dentro de um ou dois anos no nosso Kwid aqui no Brasil, provavemente no Kwid 2026.
Índice desta matéria
Novo design do Dacia Spring 2025
O Kwid 2025 da Europa, apesar de não parecer, manteve a mesma carroceria do modelo original de 2017, inclusive as dimensões, segue com 3.70 m de comprimento, o que mudou foi a dianteira e a traseira, alías radicamente.
Todo o conjunto frontal é novo, os faróis, além de maiores passam a ter luzes do tipo Full LED, com assinatura visual diurna e luzes dinâmicas, deixando o compacto com um perfi muito mais premium, a grade frontal do Dacia Spring segue o estilo dos modelos mais recentes da marca, contando com sistema de iluminação que acende junto com os faróis. O para-choque tem agora um perfi mais limpo e encorpado, além de novos nichos para os faróis principais. O capô também é novo.
Nas laterais o desenho das janelas e das portas foram mantidos, porém, a Dacia refez todas as chapas laterais da carroceria, ou seja, para-lamas e as portas ganharam mais volume, deixando o Kwid europeu com um aspecto mais robusto e encorpado.
Passando para a traseira também tudo é novo, o Dacia Spring 2025 apresenta lanternas em LED e uma faixa em preto brilhante que liga os dois conjuntos de luzes, o desenho da tampa do portas-malas ficou mais volumoso, assim como o para-choque, que é muito diferente do nosso Renault Kwid.
Interior
Por dentro o novo Kwid 2025 da Europa se manteve simples no acabamento porém subiu de nível nos equipamentos, o painel apesar de ser todo em plastico duro, tem agora desenho mais moderno, além de apliques em diferentes cores que quebram aquele padrão cinza sem graça do modelo nacional.
O novo Dacia Spring 2025 incorpora itens até então vistos apenas nos Renaults mais caros, como a moderna central multimídia com tela de 10 polegadas, além de painel digital configurável de 7 polegadas.
Ainda como novidade os bancos foram modificados, não somente os bancos em si, mas suas posições, de acordo com a Dacia, a posição de pilotagem foi melhorada, assim como o acesso aos botões. Destaque ainda para o curioso novo console central, a alavanca de câmbio fica em uma posição de destaque, mais elevada em relação ao resto do console e há um grande porte objetos abaixo do painel.
A Renault também criou novos nichos para guardar objetos, como um 2 porta luvas acima do porta luvas original. Há alguns acessórios do tipo “plug and play”, que podem ser colocados ou retirados do carro facilmente, como porta-copos ou suporte de celular.
Por falar em espaço, o pessoal da Dacia, criou um inédito porta-malas frontal (lembrando que o Kwid é vendido apenas com motor elétrico na Europa), enquanto o porta-malas principal na traseira foi ampliado, passando de 290 litros para 308 litros.
Pórém, alguns pontos negativos do Kwid ainda foram mantidos, como os botões dos vidros elétricos ficarem no painel ao invés das portas.
Kwid com condução semi-autonoma
Chama atenção também o fato do Dacia Spring 2025 ou Kwid 2025, passar a dispor do pacote de segurança ADAS, que inclui frenagem frontal automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sistema de leitura de placas de transito com alerta de velocidade, alerta de saída de faixa, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, além de alerta de desatenção do motorista e um sistema de eCall, que em caso de acidentes liga automáticamente para o serviço de resgate.
Motor elétrico mais potente
Até então o Dacia Spring, lançado em 2021 na Europa, usava um modesto motor elétrico de apenas 45 cavalos. Porém, agora o modelo novo terá motor de 65 cv, dando maior agilidade ao compacto, a tempo de aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 17 para 14 segundos. Lembrando que o nosso Kwid E-Tech já tem esse motor elétrico de 65 cv vindo importado da China.
De acordo com a Dacia o novo Dacia Spring terá baterias de 26.8 kWh, fornecendo capacidade para rodar até 220 km com uma carga completa, isso tendo como base o padrão europeu WLTP que é um pouco mais otimista em relação ao nosso. O tempo de recarga também foi diminuido, será possivel obter de 20% até 100% da carga, usando uma tomada caseira 220v em cerca de 11 horas, enquanto usando um wallbox de 7 kW o tempo de recarga fica em 4 horas. Ou então carregando o modelo na rua, em postos de alta potência (30 kW DC) é possível passar de 20% para 80% da carga em apenas 45 minutos.
Quando chega?
Na Europa as vendas do novo Dacia Spring começam a partir do mês de abril, a boa notícia é que mesmo com estas evoluções a Dacia não deve aumentar os preços, o Kwid elétrico europeu parte da casa dos 20.000 euros (R$ 106.500). Uma curiosidade é que o modelo é mais caro que o nosso Kwid E-Tech, hoje encontrado nas revendas por R$ 99.900, porém não custa lembrar, é mais equipado.
Novo Renault Kwid 2025 ?
Este visual deve ser emplementado na nova geração do Kwid que será lançado no Brasil. Mas calma que, como a Renault lançou uma reestilização para o modelo em 2022, acreditamos que estas melhorias só devam chegar no nosso país em 2025, no lançamento do Kwid 2026.