A holandesa DAF Truck é uma marca ainda pouco conhecida no Brasil, a montadora de caminhões esteve presente na edição 2012 do Salão de Hannover, a principal exposição de caminhões do planeta. O grande lançamento da DAF foi a nova geração do seu modelo top de linha, o DAF XF, inteiramente renovado o caminhão chama pelo arrojado e impactante. O Novo XF Euro 6 foi construído para o transporte pesado de longa distância, buscando oferece o máximo de conforto ao motorista e o menor custo operacional possível.
O Novo XV Euro 6 representa uma evolução e tanto em relação a geração passada, principalmente em termos de design. Já estava mais do que na hora do antigo DAF XF, pendurar as chuteiras, o modelo sofria para disputar mercado com alguns dos caminhões mais modernos do mercados do mundo como com o Novo Mercedes Actros , Iveco Stralis e o Man TGX. Agora com as mudanças no XF a DAF esperar poder competir de igual com seus adversários mais populares.
Além de belo e moderno, o design do novo XF também é aerodinâmico, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível do veículo e arrefecer o motor.
Outro destaque do XF são os seus motores, o caminhão traz a nova geração de motores PACCAR MX de 13 Litros, os blocos que já atendem ao padrão de emissão de poluentes Euro 6 (que na Europa só entrará em vigor em 2014), conta com três níveis de potência, 410 cavalos, 460 CV e 510 CV e um elevado torque de 2.000 a 2.500 nm.
Segundo o fabricante, a vida útil do motor é de 1.6 milhões de quilômetros e os intervalos de manutenção pode chegar a 150.000 km. Destaque ainda para o tanque de combustível de 1.500 L, que garante um excelente autonomia.
A arquitetura interna do XF é possivelmente uma das melhores do mercado, o painel é divido em duas partes distintas, como se fosse um cockpit, os principais comandos ficam voltados para motorista, o volante ergonômico é semelhante ao de um carro de passeio, a tela no painel oferece todas as informações para o motorista da temperatura do ar condicionado ao consumo do motor.
Assim como na geração passada, o DAF top de linha continua impressionado pela qualidade do seu interior, o truck tem uma cabine excelente tudo foi pensado na produtividade e conforto do motorista, o destaque fica para o seu espaço, com um volume útil total de mais de 12.6 m³, essa é segundo a DAF a cabine mais espaçosa do segmento. Como era de se esperar de um modelo desse porte (ainda mais na Europa), o DAF XF traz uma série de mordomias, entre os diferenciais estão os bancos que mais parecem poltronas, uma pequenas geladeira, vários porta objetos e pequenos armários, além de um cama com 2.20 mm de comprimento por 1.6 mm de largura. E uma outra cama dobrável.
Outra grande preocupação dos projetista da DAF foi com a segurança dos ocupantes. O novo XF dispõe de série do Controle de Estabilidade VSC – Vehicle Stability Control, que ajuda a prevenir os riscos de chicotada (atravessamento do trailer) e capotamento. O ACC – Cruise Control Adaptável (piloto automático inteligente que pode frear o caminhão automaticamente) e o FCW – Aviso de Colisão Frontal são opcionais, bem como o novo Sistema Avançado de Frenagem de Emergência. O painel de bordo está equipado com zonas de absorção de choques proporcionando um ambiente ergonômico e seguro no posto de condução.
A nova suspensão absorvente de energia, e a estrutura reforçada da cabine, com zonas de deformação programada na frente e traseira, proporcionam segurança do veículo e proteção dos ocupantes ao mais alto nível da indústria.
Se você gostou do DAF XF Euro 6 saiba que em um futuro próximo talvez você possa estar pilotando um desses, a fabricante holandesa que pertence ao grupo Paccar, está montado uma fábrica no estado do Paraná, por isso são boa as chances de que no próximo anos o Novo XF seja produzido por aqui.
Na Europa a produção do Novo XF está previsto para meados de 2013.
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a versão Virtus Sense, a mais barata…
Atualizado em outubro de 2024 Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape…
Lançado no Brasil em 2022 a nova geração do Honda City ainda não conseguiu repetir…
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Amei. Que maravilha de máquina...Quero pra mim!
O modelo XV Euro 6 ja esta disponivel no Brasil ?
eu gostei espero que o preço seja compativel com nosso bolso e meu sonho.
É ISSO AI PESSOAL, EXCELENTE CAMINHÃO MOTOR MODERNO COM VARIOS ITENS DE SEGURANÇA, CONCORRENTE DE PESO PARA OUTRAS MONTADORAS, OU SEJA SEGURA CONCORRENCIA.....VALEU
GOSTEI DESSE CAMINHÃO DAF
Mto belo ,como sou fã desses cavalinhos ,apaixonado por caminhões, esse cavalo é de deixar qualquer concorrentes pra traz ,pena q jamais vou alcançar essa maravilha ,o q os caminhoneiros precisa e dessa qualidade de veículo ,a nossa classe ,alem de ganhar pouco sofre muito.