Finalmente a Dafra está lançando no Brasil a nova Apache RTR 200, o modelo apresentado no Salão das Duas Rodas de 2017, atrasou e chegará as revendas da marca agora em abril de 2019. A Apache RTR 200 é considerada a evolução da Apache 150 – vendida no Brasil de 2010 a 2014, porém é uma baita evolução, da antiga ela só herdou o nome, a Apache volta totalmente renovada, com estilo mais esportivo, bem equipada, porém o que mais chama atenção é seu motor de 200 cilindradas, mais forte que as rivais, além do preço interessante R$ 12.490.
A Apache RTR 200 traz tudo novo em relação a Apache original, este tempo demorado para o seu lançamento no Brasil, também serviu para a Dafra melhorar a motocicleta para as exigências do mercado brasileiro. Lembrando que a Apache é fruto da parceria entre a Dafra e a marca indiana TVS, que originalmente desenvolveu a Apache.
Índice desta matéria
Design…
A Dafra Apache RTR 200 tem visual esportivo e interessante, apesar do farol que tem tamanho um pouco exagerado, o resto do design da moto agrada, as carenagens laterais, tem visual esportivo e falsas saídas de ar, elas são como uma extensão do tanque, na parte inferior do motor também há carenagens que ajudam a melhorar a aerodinâmica.
O tanque de combustível tem estilo inspirado nas motocicletas de maior cilindrada, ele tem 12 litros, e bocal em estilo aviação. Outro destaque a Apache RTR 200 é seu banco em dois níveis (foto abaixo), característica inspirada nas motos maiores, o banco nesta disposição permite uma condução mais esportiva, com mais controle para o piloto e conforto quando se leva um garupa, também merece ser comentado o estilo do escapamento da nova Dafra Apache, com ponteira retangular, ele é inspirado nas motocicletas esportivas, tem cano mais curto que em outras motos desta categoria, além de proteção na parte superior e inferior, com um acabamento sofisticado.
Bem equipada…
A Dafra Apache RTR 200 é bem equipada, traz painel 100% digital com marcador do nível de combustível, hodômetro, indicador de marcha engatada entre outras funções, além disso a Apache 200 vem de série com freio a disco na dianteira e na traseira (com disco de 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira), sendo que os freios já vem com sistema CBS de acionamento combinado, ou seja, quando o piloto aciona o pedal do freio traseiro, o freio dianteiro também é acionado de forma automática. Há ainda suspensão traseira mono-amortecida – com apenas uma mola, e regulagem de pré-carga da mola com sete opções de regulagens. A lanterna traseira da nova Apache é de LED, e suas rodas são liga leve de 17 polegadas com estilo esportivo com 10 raios e acabamento em preto fosco.
Mecânica da nova Apache 200…
Motor de 200 cilindradas entrega 21 cv
O conjunto mecânico da Apache sem dúvidas é um dos grandes chamarizes da nova Dafra, ela tem um motor de 197,7 cilindradas, que gera 21 cv de potência a 8500 rpm e 1.85 kgfm de torque a 6500 giros, este motor tem injeção eletrônica e refrigeração a ar, ele apresenta maior potência em relação a rivais como a Honda CG 160 Titan (14.9 cv) e Yamaha Fazer 150, que tem 12.4 cv de potência.
Câmbio com embreagem deslizante
Além disso, a nova Dafra Apache RTR conta ainda com transmissão de cinco velocidades com embreagem do tipo deslizante (slippery clutch), que garante mais segurança nas reduções de marcha, o sistema impede que a roda traseira de trancos ou venha a travar ao fazer reduções mais abruptas de marcha, lembrando que a Apache RTR 200 é a única da categoria a contar com um sistema deste tipo, mais comumente visto em motos maiores e esportivas.
Desempenho e consumo da Apache RTR 200…
Bem o modelo tem desempenho em linha com a Yamaha Fazer 250, a novidade da Dafra vai de 0 a 100 km/h em 12.1 segundos e atinge velocidade final e 129 km/h. Seu peso é de 139 kg a seco. O consumo divulgado também agrada, a Dafra afirma que ela faz até 30 km/l.
Analise…
Enfim, apesar da demora da Dafra para lançar o modelo no Brasil, a Nova Apache RTR 200 tem uma série de atributos como o motor potente de 200 cilindradas, estilo moderno e é bem equipada, outro ponto forte é seu preço bastante competitivo (R$ 12.490), pouco acima dos principais rivais como a Fazer 150 (R$ 11.950) e a CG Titan 160 R$ 10.750, lembrando que ambas tem motor mais fraco. Ela também tentará roubar clientes de motos maiores como a CB Twister 250 que parte de R$ 14.130.
Na linha Dafra a nova Apache RTR 200 ficará posicionada abaixo da Next 300, que atualmente sai por R$ 15.490.
Preço:
Dafra Apache RTR 200 R$ 12.490
Ficha técnica Dafra Apache RTR 200 2019:
Motor: 197.75 cc;
Potência Máxima: 21CV @ 9000 rpm;
Torque Máximo: 18.1 NM @ 7000 RPM;
Refrigeração: A ar, Oil Cooler with Ram Air Assist;
Sistema de Combustível: Carburador (KEIHIN CV) / Injeção Eletrônica de Combustível;
Ignição: IDI – Dual Mode Digital Ignition;
Quantidade de Cilindros: 1;
Válvulas por Cilindro: 4 Válvulas;
Câmbio: 5 marchas com embreagem do tipo deslizante;
Ordem da Marcha: 1-para baixo, 4 para cima;
Freio Dianteiro: Disco de 270 mm pétala;
Freio Traseiro: Disco de 240 mm;
Freio FH-CBS: Freio de acionamento combinado;
Suspensão Dianteira: 37 mm Telescópica;
Suspensão Traseira: Mono Tube – Monoshock com ajuste de pré carga.
Peso: 139 kg;
Tanque de combustível: 12 litros.