Finalmente a Dafra está lançando no Brasil a nova Apache RTR 200, o modelo apresentado no Salão das Duas Rodas de 2017, atrasou e chegará as revendas da marca agora em abril de 2019. A Apache RTR 200 é considerada a evolução da Apache 150 – vendida no Brasil de 2010 a 2014, porém é uma baita evolução, da antiga ela só herdou o nome, a Apache volta totalmente renovada, com estilo mais esportivo, bem equipada, porém o que mais chama atenção é seu motor de 200 cilindradas, mais forte que as rivais, além do preço interessante R$ 12.490.
A Apache RTR 200 traz tudo novo em relação a Apache original, este tempo demorado para o seu lançamento no Brasil, também serviu para a Dafra melhorar a motocicleta para as exigências do mercado brasileiro. Lembrando que a Apache é fruto da parceria entre a Dafra e a marca indiana TVS, que originalmente desenvolveu a Apache.
Índice desta matéria
A Dafra Apache RTR 200 tem visual esportivo e interessante, apesar do farol que tem tamanho um pouco exagerado, o resto do design da moto agrada, as carenagens laterais, tem visual esportivo e falsas saídas de ar, elas são como uma extensão do tanque, na parte inferior do motor também há carenagens que ajudam a melhorar a aerodinâmica.
O tanque de combustível tem estilo inspirado nas motocicletas de maior cilindrada, ele tem 12 litros, e bocal em estilo aviação. Outro destaque a Apache RTR 200 é seu banco em dois níveis (foto abaixo), característica inspirada nas motos maiores, o banco nesta disposição permite uma condução mais esportiva, com mais controle para o piloto e conforto quando se leva um garupa, também merece ser comentado o estilo do escapamento da nova Dafra Apache, com ponteira retangular, ele é inspirado nas motocicletas esportivas, tem cano mais curto que em outras motos desta categoria, além de proteção na parte superior e inferior, com um acabamento sofisticado.
A Dafra Apache RTR 200 é bem equipada, traz painel 100% digital com marcador do nível de combustível, hodômetro, indicador de marcha engatada entre outras funções, além disso a Apache 200 vem de série com freio a disco na dianteira e na traseira (com disco de 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira), sendo que os freios já vem com sistema CBS de acionamento combinado, ou seja, quando o piloto aciona o pedal do freio traseiro, o freio dianteiro também é acionado de forma automática. Há ainda suspensão traseira mono-amortecida – com apenas uma mola, e regulagem de pré-carga da mola com sete opções de regulagens. A lanterna traseira da nova Apache é de LED, e suas rodas são liga leve de 17 polegadas com estilo esportivo com 10 raios e acabamento em preto fosco.
Motor de 200 cilindradas entrega 21 cv
O conjunto mecânico da Apache sem dúvidas é um dos grandes chamarizes da nova Dafra, ela tem um motor de 197,7 cilindradas, que gera 21 cv de potência a 8500 rpm e 1.85 kgfm de torque a 6500 giros, este motor tem injeção eletrônica e refrigeração a ar, ele apresenta maior potência em relação a rivais como a Honda CG 160 Titan (14.9 cv) e Yamaha Fazer 150, que tem 12.4 cv de potência.
Além disso, a nova Dafra Apache RTR conta ainda com transmissão de cinco velocidades com embreagem do tipo deslizante (slippery clutch), que garante mais segurança nas reduções de marcha, o sistema impede que a roda traseira de trancos ou venha a travar ao fazer reduções mais abruptas de marcha, lembrando que a Apache RTR 200 é a única da categoria a contar com um sistema deste tipo, mais comumente visto em motos maiores e esportivas.
Bem o modelo tem desempenho em linha com a Yamaha Fazer 250, a novidade da Dafra vai de 0 a 100 km/h em 12.1 segundos e atinge velocidade final e 129 km/h. Seu peso é de 139 kg a seco. O consumo divulgado também agrada, a Dafra afirma que ela faz até 30 km/l.
Enfim, apesar da demora da Dafra para lançar o modelo no Brasil, a Nova Apache RTR 200 tem uma série de atributos como o motor potente de 200 cilindradas, estilo moderno e é bem equipada, outro ponto forte é seu preço bastante competitivo (R$ 12.490), pouco acima dos principais rivais como a Fazer 150 (R$ 11.950) e a CG Titan 160 R$ 10.750, lembrando que ambas tem motor mais fraco. Ela também tentará roubar clientes de motos maiores como a CB Twister 250 que parte de R$ 14.130.
Na linha Dafra a nova Apache RTR 200 ficará posicionada abaixo da Next 300, que atualmente sai por R$ 15.490.
Dafra Apache RTR 200 R$ 12.490
Motor: 197.75 cc;
Potência Máxima: 21CV @ 9000 rpm;
Torque Máximo: 18.1 NM @ 7000 RPM;
Refrigeração: A ar, Oil Cooler with Ram Air Assist;
Sistema de Combustível: Carburador (KEIHIN CV) / Injeção Eletrônica de Combustível;
Ignição: IDI – Dual Mode Digital Ignition;
Quantidade de Cilindros: 1;
Válvulas por Cilindro: 4 Válvulas;
Câmbio: 5 marchas com embreagem do tipo deslizante;
Ordem da Marcha: 1-para baixo, 4 para cima;
Freio Dianteiro: Disco de 270 mm pétala;
Freio Traseiro: Disco de 240 mm;
Freio FH-CBS: Freio de acionamento combinado;
Suspensão Dianteira: 37 mm Telescópica;
Suspensão Traseira: Mono Tube – Monoshock com ajuste de pré carga.
Peso: 139 kg;
Tanque de combustível: 12 litros.
A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…
Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…
A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…
A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…
A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…
Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.