Foram mais de 2 milhões de unidades produzidas do Defender, ele é o modelo que colocou a Land Rover no cenário mundial, o modelo se tornou símbolo de valentia e robustez, referência quando o assunto é 4×4. Hoje 29 de janeiro de 2016, saiu da da linha de montagem da marca inglesa em Solihull, a última unidade do modelo.
A última unidade produzida foi um modelo especial Defender 90 Heritage Soft Top, que veste uma pintura verde remetendo a primeira geração do modelo, além de grade frontal clássica similar a do Defender original, faróis também são mais clássico com fundo pintado na mesma cor da carroceria, além do teto removível de lona, que também remete ao modelo de 1948.
Esta última unidade do Defender não será vendida, seu destino será a coleção da Land Rover.
Para marcar o final da produção do Land Rover Defender todos os 700 funcionários da fábrica de Solihull, onde o modelo é produzido há 68 anos, participaram de uma celebração, na qual eles puderam conhecer e até dirigir alguns dos modelos celebres do Defender, incluindo o modelo número 1, de pré produção, na época chamado de Hue Series 1, além de versões peculiares e curiosas do modelo como carro de bombeiro.
Lançado em 1948, o Land Rover Defender surgiu como a proposta de ser um carro forte e robusto, com tração 4×4 para se andar nas fazendas e campos ingleses, porém o carro fez tanto sucesso que passou a ser usado também nas cidades e mais tarde superou as barreiras da Inglaterra, fazendo muito sucesso em outros continentes, como na África, países da Ásia e até mesmo Austrália, ganhando fama de durável e de encarar qualquer tipo de terreno, no Brasil no final da década de 1990 o Defender chegou inclusive a ser carro da polícia de São Paulo, época em que o modelo foi produzido no Brasil.
O modelo também ganhou fama por permanecer o mesmo praticamente durante toda a sua produção, o Defender de 2016 guardada pequenas proporções, é praticamente o mesmo que saiu da linha de montagem em 1948, tendo sofrido apenas pequenas alterações visuais, no interior e aprimoramentos mecânicos, tanto é que a produção do Defender na fábrica da Land Rover em Solihull, Inglaterra, é feita praticamente da mesma forma há 60 anos, ao invés de máquinas modernas e uma produção automatizada, cada Defender é produzido a mão e de forma artesanal, por isso cada unidade do 4×4 demora mais de dois dias para ficar pronta (no total são 56 horas de trabalho), o que também aumenta o custo de produção.
Mas esse não é o motivo do fim de vida do Defender, como ainda tem fãs ao redor do mundo e números expressivos de vendas, o Land Rover Defender foi morto devido as novas leis de segurança e poluição estipuladas na Europa, o projeto antigo do Defender não permite ao modelo se enquadrar neste novos e rigorosos padrões.
Este não será o fim do nome Defender, a Land Rover promete lançar em 2018 um modelo totalmente novo inspirado no atual, este novo Defender assim como o atual, dará origem a uma nova família de veículos da marca, tendo versões duas portas, quatro portas com chassi alongado, além de picape com cabine simples ou dupla.
Acima o Defender alongado 5 portas da década de 1970
Acima o modelo de pré produção do Defender, de 1948
Uma versão do pick up cabine dupla Defender e abaixo o modelo em sua versão atual (2015) vendida até então
Mais uma marca chinesa está chegando para tentar a sorte no Brasil, a Zeekr, a…
Esta é a nova Honda CG 2025, a moto que é disparada a mais vendida…
O Jeep Avenger já está rodando em testes aqui no Brasil, o modelo lançado na…
BYD Shark, a primeira picape plugin híbrida da marca chinesa acaba de ser lançada oficialmente…
A marca Bajaj chegou ao Brasil em dezembro de 2022, porém somente agora em 2024…
*Atualizado em outubro de 2024 O Novo Honda WR-V 2025 já está no Brasil, recentemente…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.