A Land Rover está lançando no mercado brasileiro a linha 2020 do Discovery Sport. Apresentada na Europa em meados do ano passado, a versão reestilizada do SUV inglês chega ao país trazendo uma série de novidades, ao começar pelo design que está mais moderno e o interior que ficou mais refinado, ganhando uma painel digital de alta definição semelhante aos carros mais caros da marca. O Discovery Sport 2020 está disponível no Brasil em seis versões, com preços que vão de R$ 232.500 (P.250 Flex S) até a bagatela de R$ 291.985 (versão D180 R-Dynamic diesel).
Índice desta matéria
Abaixo os preços e versões do Land Rover Discovery Sport 2020:
Motor flex:
S Flex – R$ 232.500
SE Flex – R$ 249.500
R-Dynamic SE Flex – R$ 266.985
Motor diesel:
S Diesel – R$ 252.500
SE Diesel – R$ 274.500
R-Dynamic SE Diesel – R$ 291.985
Visual atualizado no modelo 2020
O facelift fez bem para o Discovery Sport 2020, a primeira vista é possível perceber que o modelo está mais moderno e atraente, a atualização deixou o visual do “jipe” de entrada da marca alinhados aos seus demais modelos, em especial com o Evoque 2020, com quem ele compartilha a mesma plataforma. O Discovery Sport 2020 traz novos faróis com visual mais futurista e tecnologia Full LED, a grade frontal também foi retocada e está mais afinada, para completar as tomadas de ar do para-choque assumiram um perfil mais agressivo.
Já na traseira as lanternas ganharam um novas lentes e um novo desenho interno com filetes de LED e efeito 3D de profundidade, em algumas versões a tampa do porta malas passa a vir com um acabamento mais sofisticado com apliques em Black Piano. Há ainda novas opções de rodas, alias o comprador poderá escolher entre nada menos do que 12 opções diferentes de rodas para o Discovery Sport 2020, indo do aro 18 ao 21.
Interior do Discovery Sport 2020:
Por dentro é nítido a evolução do Discovery tanto na qualidade dos materiais utilizados na cabine, quanto em equipamentos. A cabine era uma espécie de “calcanhar de Aquiles” do SUV, parecia ter saído dos antigos Land Rover’s do anos 2000, porém isso foi consertado na linha 2020 do Discovery Sport, o painel assumiu contornos mais modernos e minimalistas, e o acabamento está mais detalhado, principalmente no console central que agora tem acabamento em Black Piano e comandos touch para diversas funções como os controles do ar condicionado. Outra evolução importante é a volta da alavanca de câmbio tradicional, no lugar da antiquado botão giratório no console central usado até então pelo modelo lançado em 2014.
Há um novo volante multi-funcional com comandos ao estilo “touchscreen” e acabamento em black piano, semelhante ao usado pelo novo Evoque 2020 e do Velar, o painel de instrumentos agora é todo digital trazendo tela de 12.3 polegadas configurável, destaque ainda para a nova central multimídia com tela touchscreen de 10.25 polegadas, embora o equipamento não seja semelhante ao do Evoque, é muito mais moderna do que a vista no modelo anterior, conta com Apple CarPlay, Android Auto, além e conexão com a internet 4G para até oito dispositivos, há ainda seis tomadas USB, algumas versões podem vir com carregamento wireless para smartphones. Outra novidade é a iluminação interna por LEDs com cores configuráveis.
O Discovery Sport 2020 mede 4.60 metros, embora não seja um SUV grande, ele é espaçoso graças ao entre eixos de bons 2.74 metros, opcionalmente pode vir com 7 lugares. Nesse caso a capacidade de carga fica em 157 litros no porta malas, já com cinco assentos ela fica em 754 litros.
Versões e equipamentos de série do Discovery Sport 2020
No Brasil o Land Rover Discovery Sport 2020 será oferecido em três níveis de acabamento, S, SE e R-Dynamic, independente da versão o SUV vem de fábrica muito bem equipado, a lista inclui itens inclui como teto panorâmico em vidro que cobre até o banco traseiro, retrovisores com rebatimento, aquecimento e função anti-ofuscante, volante multifuncional em couro, câmera traseira, rodas aro 18, sistema multi-mídia Navagação PRO, faróis full LED, sensores de frenagem automática, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 12 posições, sistema de som com seis alto-falantes, porta malas com abertura elétrica para abertura e fechamento da tampa com botões no controle remoto ou na própria tampa, piloto automático adaptativo e sensores de rodagem que mantêm o carro dentro da faixa, além de monitoramento de fadiga do motorista e ar-condicionado com controle climático automático dual zone com saída independente para o banco traseiro.
As versões top de linha SE e R-Dynamic adicionam itens como painel de instrumentos digital com tela de 12.3 polegadas, rodas de liga leve aro 20, sensor de estacionamento 360, Park Assist, além de um sistema de áudio mais sofisticado da marca Meridian com 10 alto falantes e 380 w de potência, bancos com revestimento com padrão próprio e pedais de alumínio.
Motores do Discovery Sport são flex ou diesel:
Para o mercado nacional a Land Rover reservou duas opções de motores, o P250 AWD e o D180 AWD, o primeiro é um 2.0L quatro cilindros Turbo flex (gasolina ou etanol), com injeção direta de combustível, calibrado para entregar 249 CV de potência e 36.5 kgfm de torque. Já o segundo é um bloco Diesel 2.0L quatro cilindros de 180 CV de potência e 43 kgfm de torque. Em termos de valores a diferença entre o motor flex e a diesel, varia em torno dos R$ 25 mil mais caro para a versão diesel.
Independente da motorização o câmbio é automático de 9 velocidades e a tração é 4×4 com o sistema Terrain Response, com distribuição da tração de forma automática de acordo com a necessidade ou tipo de terreno, para quem quer ir além do asfalto lembrando que o Discovery Sport encara trechos alagados com até 60 cm de profundidade.
Desempenho do Discovery Sport 2020
O desempenho do Discovery Sport é satisfatório embora esteja longe de impressionar, a versão a gasolina vai até os 221 km/h de velocidade máxima e precisa de 7.6 segundos para alcançar os 100 km/h. Já quando o motor diesel está sob o capô, o Discovery Sport crava 202 km/h no velocímetro e precisa de 9.7 segundos para ultrapassar os 100 km/h.