Lançado em 2014, ou seja, há quase 10 anos atrás, o Land Rover Discovery Sport já está carecendo de uma geração totalmente nova. Porém, ainda não há previsão para que isso aconteça, a demora se deve ao fato da Land Rover está passando por sua maior transformação em décadas, sairão os carros tradicionais com motores a combustão, abrindo espaço para modelos totalmente elétricos. Nesse processo, a Jaguar-Land Rover está investindo dezenas de bilhões de dólares no desenvolvimento de novas tecnologias e decidindo o que fará com um de seus carros. Neste cenário, está sendo apresentado lá fora o Discovery Sport 2024, o modelo recebeu apenas retoques sutís no exterior e interior, para tentar esconder a idade avançada, além de passar a vir somente com motorizações híbrida. Vamos conhecer.
Índice desta matéria
Esteticamente as mudanças foram bastantes sutis, nas ruas dificilmente alguém vai reparar que o Discovery Sport 2024 mudou. A versão mais cara Dynamic ostenta um novo para-choque dianteiro, a tomada de ar em C, agora traz três agora filetes em black piano, que conferem uma aparência um pouco mais esportiva, outra novidade é o teto que também traz acabamento em Black Piano de série nesta versão. Além disso, a versão de acesso S, adiciona na linha 2024 uma nova grade frontal com visual similar ao das versões mais caras.
Por fim, o facelift adiciona novas rodas de liga leve, na versão mais barata S tem rodas 19 polegadas, enquanto na mais cara, são aro 21. Também há uma nova opção de cor para a carroceria, um azul chamado Varesine Blue.
A grande novidade do Discovery Sport 2024 fica no interior, que recebeu uma nova tela curva de 11.4 polegadas do sistema multimídia Pivi Pro. O equipamento é o mesmo visto nos carros mais novos e caros da Land Rover, como o Novo Range Rover lançando no último ano. Esta nova central ofereçe respostas extremamente rápidas e conta com três menus, que permitem ao usuario acessar deteminadas funções de modo instataneo e mais direta, como alterar a temperatura do ar condicionado, lembrando que é possivel dividir a tela em até três partes, além disso, o equipamento tem recursos por voz mais apurados, usando a Amazon Alexa.
No interior do Land Rover Discovery Sport 2024 não há mais botões fisicos, os comandos como os do ar-condicicionado e do direcionamento das saídas de ar foram todos removidos, o que além de deixar a cabine com um aspecto mais limpo, ajuda a Land Rover e economizar uma grana na produção dos carros, já que são necessários menos componentes a bordo. Tais comandos agora são acessados somente pela tela da central multimídia, o que não agrada a todo mundo, principalmente a noite, já que é necessário tirar os olhos da estrada e olhar para a tela para localizar o botão virtual, além da necessidade de tocar várias vezes na tela para fazer um ajuste que antes era feito com apenas um girar de botão.
Outra crítica da dependencia direta da tela é que, caso um dia haja um problema com a central, com seu software ou com o próprio touch da tela, isso acabará em parte inutilizando parte do carro, já que o dono perderá acesso a funções essenciais, como o ar-condicionado e todas as configurações de funcionamento do veículo, como escolha da tração, modo de condução e auxílios. – Existe uma máxima nas escolas de design que diz: “design e funcionalidade devem sempre andar juntos”, talvez isso esteja sendo esquecido pelas montadoras.
E ai, o que você acha sobre esta nova tendência das montadoras em concentrar todos os comandos do carro na central multimídia? Deixe sua opinião, nos comentários mais abaixo.
Polêmicas a parte, sem os botões, a montadora inglesa também revisou o console central que ficou mais limpo, há um novo pad de carregamento wireless para smartphones, duas novas entradas USB e uma nova manopla de câmbio, com tamanho e curso muito mais compactos.
Merece destaque ainda na cabine da Discovery Sport 2024 a excelente qualidade dos materiais utilizados no acabamento.
A Land Rover oferecerá o Discovery Sport 2024 em 3 versões: S, Dynamic SE e Dymanic HSE, sendo que desde a versão mais “barata” o SUV inglês já vem super equipado, trazendo itens como painel digital, sistema multimídia com a tela curva, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, interior todo forrado em couro, faróis Full LED, bancos dianteiros elétricos com memória para os ajustes, câmera de ré, piloto automático adaptativo ACC, auxílio para manter o carro dentro da estrada, frenagem frontal automática, além de rodas aro 18.
A versão intermediária SE, acrescenta, além dos equipamentos da S, itens como teto panorâmico em vidro, rodas maiores aro 19, um potente e caro sistema de som assinado pela marca Meridian, tampa do porta malas elétrica com sistema de abertura e fechamento por gestos.
Por fim, a versão top de linha HSE se diferencia por vir com faróis inteligentes do tipo Matrix LED, rodas aro maiores aro 20, bancos e interior com revestimento em couro nobre Windsor, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação, além de sete lugares.
Em termos de motores, o Discovery Sport 2024 pelo menos lá no Reino Unido vem equipado com três opções de motores: diesel, gasolina e híbrido plugin. Porém, todas agora contam com algum tipo de auxílio elétrico para ajudar a diminuir o consumo de combustível.
Começando pelo diesel D200 Mild Hybrid 48v com 204 cv de potência presente nas versões de entrada, o P250e Mild Hybrid 48v movido gasolina com 250 cv presente nas versões intermediárias, por fim, a top de linha P300e, traz um motor híbrido full, do tipo plugin, carregável na tomada, com bons 309 cv de potência.
Como novidade a versão top de linha P300e plugin híbrida ganhou novas e mais eficientes baterias, agora com 14.9 kWh, com isso a capacidade do SUV em rodar apenas com o motor elétrico, sem precisar beber gasolina, foi ampliada para 60 km.
O câmbio da Discovery Sport 2024 é sempre automático de 9 marchas e a tração, como manda a cartilha da Land Rover, é sempre 4×4 inteligente com distribuição automática por demanda ou selecionável de acordo com o tipo de terreno.
Lembrando que no Brasil, o Discovery Sport conta atualmente com duas opções de motores: D200 diesel mild hybrid de 204 cv e P250 flex com 249 cv.
A má noticia é que os preços do Discovery Sport 2024 são mais salgados do que os valores praticados para o modelo 2023, principalmente pela eletrificação dos motores. Nos EUA a versão de acesso S teve o seu preço elevado em US$ 5,600, passando para a 50,075 dólares (cerca de R$ 244.000). Já a top de linha Dynamic SE, começa em 54,275 dólares (R$ 265.000), um aumento de 4.600 dólares em relação a linha 2023.
O mesmo aconteceu em sua terra natal, na Inglaterra, onde agora o Discovery Sport 2024 parte de £44,790 (R$ 269.000) na versão S D200 diesel, indo até salgados £60,000 (R$ 360.000) na top de lina Dynamic HSE P300e híbrida.
Quando o Discovery Sport 2024 chegar às lojas da Land Rover no Brasil também teremos preços mais altos em relação ao modelo 2023 a exemplo do que ocorreu lá fora. Atualmente o SUV que é produzido no Brasil é oferecido em quatro configurações, S flex, SE Flex, SE diesel, SE R Dynamic flex e SE R Dynamic diesel, os preços são salgados, partem de R$ 383.000 para a versão S com motor flex e vão até R$ 468.000 para a top de linha R Dynamic SE diesel.
Quando chegou ao Brasil em 2015 o Discovery Sport tinha como diferencial o seu preço, com uma boa relação custo beneficio, custava abaixo dos R$ 200,000 e tinha como atrativo também seu espaço interno amplo, com sete lugares, porém com o passar dos anos, o Discovery Sport foi encarecendo muito, tanto aqui no Brasil como lá fora, com isso suas vendas diminuíram.
Outro motivo da queda na popularidade do Sport foi a chegada da Land Rover Velar no final de 2017, que conta com visual mais moderno, interior mais luxuoso e maior potencia comparado com o Discovery Sport.
Lembrando que em 2017 o Discovery Sport chegou a ser o carro mais vendido da Land Rover em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil mantém este título até hoje. O sucesso foi tanto que em 2016 a Land Rover começou a montar o modelo lá no Rio de Janeiro para atender a demanda nacional.
Para você que espera mudanças mais profundas no Land Rover Discovery Sport, saiba que uma nova geração do modelo deve chegar apenas em 2026. Atualmente, a Land Rover gasta seu tempo e investimento na nova geração do Velar, que em 2024 deve surgir como o primeiro modelo da nova família 100% elétrica da marca, após ele deve surgir a nova geração do Evoque em 2025 e somente depois será a vez do Discovery Sport mudar.
Fonte: AutoExpress
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.