Um dos lançamentos da Dodge para o Salão de Detroit 2017 é esta versão peculiar do Challenger com tração AWD, para desespero dos fãs mais puristas, esta é a primeira vez que o muscle car norte americano adere a tração 4×4, desde o seu lançamento lá na década de 1960 o Challenger sempre teve tração traseira.
De acordo com a Dodge, esta inédita versão GT AWD do Challenger não deve visar um melhor desempenho e sim a segurança, já que a tração 4×4 permitirá ao modelo ter muito mais controle ao andar em pisos com baixa aderência, principalmente a neve, tão comum no inverno da maioria dos estados norte-americanos, dando mais liberdade ao carro independente do piso.
O Challenger GT AWD 2017 terá motor 3.6 V6 Pentastar com 305 cv de potência a 6.350 rpm, ele sairá de fábrica com transmissão automática de oito marchas. O sistema de tração 4×4 do Challenger funcionará da seguinte maneira: em condições normais de condução, a tração será enviada 100% para as rodas traseiras, isso deve preservar a mesma característica esportiva de pilotagem do Challenger com tração traseira, porém através de sensores, que indicarão quando o carro necessita de mais tração, o eixo dianteiro será engatado e a tração será enviada também para as rodas frontais, lembrando que tudo isso é controlado através da eletrônica sem a interferência do motorista.
O Challenger 4×4 ainda contará com um exclusivo sistema de controle de dinâmico chamado: Vehicle Dynamic Control (VDC), desenvolvido especialmente para condições de neve e gelo, assim como condições de baixa aderência em geral, quando acionado o sistema ajudará ao motorista a ter um controle ainda maior sobre o Challenger.
As vendas do Challenger GT AWD começam nos EUA agora em janeiro, porém as primeiras unidades só devem ser entregues no primeiro quarto de 2017. O preço é de US$33,395.