Este é o novo Dodge Charger Daytona 2024, o modelo marca uma nova era para a Dodge, famosa pelos famosos “big blocks” V8 usados há pelo menos 60 anos, agora passará a apostar nos motores elétricos, o Charger Daytona troca a gasolina pela eletricidade, tendo motor 100% elétrico capaz de render até 680 cv, além disso, o Charger Daytona terá versões com carroceria coupé com duas ou quatro portas.
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Visualmente o Charger Daytona 2024 mantém o estilo clássico da Dodge, com visual inspirado no Charger de 1970. A carroceria é imponente e chamará atenção nas ruas.
Na dianteira os tradicionais faróis redondos, foram susbstituidos por uma barra de LED e por faróis retangulares compactos que ficam praticamente escondidos dentro da dianteira.
Enquanto na traseira há uma nova leitura do tradicional conjunto de luzes do Charger, agora todo o conjunto é em LED, deixando o modelo com um aspecto futurista. Outro destaque são as belas rodas aro 20 na versão mais cara ou 18 polegadas nas mais acessíveis.
Outra novidade do novo Charger 2024 é a possibilidade do carro vir com duas ou quatro portas, ambas as carrocerias têm o mesmo tamanho, mede longos 5,24 m de comprimento com distância entre-eixos de 3,07 metros, ou seja, independente da quantidade de portas o espaço interno será amplo. Importante comentar que em comparação com o antigo Charger (que tinha até então apenas 4 portas) o comprimento aumentou em 12 cm nesta nova geração.
Por dentro, o Charger Daytona 2024 tem uma cabine bonita e ultra moderna, totalmente diferente do que era visto até então nos modelos da Dodge, a cabine é fluída envolvendo o motorista e passageiro, o painel é baixo e se projeta em direção ao piloto, no centro há uma ernome tela de 12.3 polegadas, porém o que chama atenção é a enorme tela de 16 polegadas no painel de instrumentos, ela será opcional, sendo que de série o Charger Daytona 2024 virá painel de 10,25 polegadas, além de head up display que projeta informações no para-brisa.
Outro ponto positivo é o acabamento, que subiu de nível em relação ao antigo Dodge Charger, agora toda a cabine é revestida em couro, o paine tem forrações em Alcantara e há também iluminação em LED e um potente sistema de som com 914 watt de potência da Alpine com 18 alto falantes.
Aqui vai o ponto que deve incomodar muitos fãs da Dodge, pela primeira vez na sua história a montadora americana abandonará o uso dos famosos motores V8 HEMI – usados pela marca desde a década de 1950, alías, o ronco tradicional do “bigblock” americano foi completamente extinto no novo Charger, em seu lugar ficarão dois silenciosos blocos 100% elétricos, um sobre cada eixo, tendo dois diferentes níveis de potência e bateria.
Na versão mais cara e veloz, a Daytona Scat Pack, o Charger tem dois motores elétricos de 335 cv sendo um na dianteira e outro na traseira, totalizando até 680 cv de potência e 85 kgfm de torque, combinado com um pack de bateria com 100.5 kw, enquanto a versão de entrada Daytona R/T tem potência combinada de 503 cv e 54.8 kgfm de torque, estes bloco ficarão no lugar dos antigos 6.4 e 5.7 HEMI V8.
Importante falar que este novo Charger não terá apenas versões elétricas, haverá também versões mais mansas, equipadas com motor V6 a gasolina, no caso um 3.0 bi-turbo, com 558 cv ou 426 cv. Independente da motorização todas as versões terão apenas tração 4×4 integral inteligente, não haverá mais a tradicional tração traseira no Dodge Charger.
A versão elétrica mais potente, a Charger Scat Pack terá um desempenho monstruoso, fazendo de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos, porém assim como nos demais veículos elétricos, a velocidade máxima será limitada para poupar baterias, ficando em 215 km/h na Scat Pack, ou 221 km/h na “R/T”.
A versão mais forte elétrica Scat Pack terá autonomia para rodar 260 milhas (418 km), enquanto a R/T roda 317 milhas (510 km).
A tecnologia empregada pela Dodge já conta com sistema de carga ultra rápida “Level 3”, similar ao usado na Tesla, será possível passar de 20% até 80% de carga em apenas 27 minutos, algo em torno de 9.9 milhas (16 km) de autonomia obtidas a cada minuto na tomada usando uma estação potente de 350-kW. Porém, usando um carregador comum caseiros wallbox de 11 kW, é necessário um tempo muito maior na tomada, são 329 minutos, ou seja, quase 6 horas para ir de 20% a 80% quando você carregar o carro em casa.
Inicialmente chegará ao mercado as versões elétricas do novo Dodge, a Charger Daytona R/T e a Charger Daytona Scat Pack, ambas entram em produção na metade de 2024 na carroceria coupé de 2 portas. Enquanto no início de 2025 entrará em produção a versão sedan coupé de 4 portas. Porém, as versões a gasolina só devem começar a sair da linha de montagem na metade de 2025.
Os preços ainda não foram anunciados, porém é esperado que o Charger 2024 elétrico não será barato, a imprensa americana fala em valores começando na casa dos US$ 50.000 (R$ 250.000) para a versão de entrada R/T e US$ 60 mil para a Scat Pack (R$ 300.000). Apesar de que para nós brasileiros este valor não parece tão absurdo para um carro esportivo, nos EUA o Ford Mustang parte de US$ 30 mil (R$ 148.000). Claro que as versões a gasolina V6 do Charger serão mais baratas, porém ainda não há previsão de preços para estas configurações.
Ainda não há informações sobre a vinda do novo Charger ao Brasil, como hoje a Dodge faz parte do grupo Stellantis, o modelo elétrico poderia sim ser uma boa aposta do grupo para enfrentar a Ford Mustang e Chevrolet Camaro no Brasil, só lembrando que o Camaro deve sair de linha até o final de 2024.
Muita gente se confunde com os modelos Charger e Challenger, não custa lembrar que na década de 1970 os dois eram praticamente irmãos coupés, porém no início dos anos 2000 a Dodge trouxe de volta ambos, porém mudou a proposta de cada um, o Charger virou um sedan esportivo e o Challenger manteve a proposta coupé.
Agora o Charger terá duas versões, sedan ou coupé, portanto tudo indica que agora a Dodge optou por realmente matar o Challenger, ficando apenas com o Charger, já que o famoso muscle car saiu de linha no final do ano passado e não tem qualquer informações sobre uma possível nova geração.
Fonte e maiores informações: NetCarShow.com
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