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Dodge Charger Daytona 2024 – Esportivo elétrico de 680 cv marca o fim dos V8

Este é o novo Dodge Charger Daytona 2024, o modelo marca uma nova era para a Dodge, famosa pelos famosos “big blocks” V8 usados há pelo menos 60 anos, agora passará a apostar nos motores elétricos, o Charger Daytona troca a gasolina pela eletricidade, tendo motor 100% elétrico capaz de render até 680 cv, além disso, o Charger Daytona terá versões com carroceria coupé com duas ou quatro portas.

Visual clássico com toques modernos

Visualmente o Charger Daytona 2024 mantém o estilo clássico da Dodge, com visual inspirado no Charger de 1970. A carroceria é imponente e chamará atenção nas ruas.

Na dianteira os tradicionais faróis redondos, foram susbstituidos por uma barra de LED e por faróis retangulares compactos que ficam praticamente escondidos dentro da dianteira.

Enquanto na traseira há uma nova leitura do tradicional conjunto de luzes do Charger, agora todo o conjunto é em LED, deixando o modelo com um aspecto futurista. Outro destaque são as belas rodas aro 20 na versão mais cara ou 18 polegadas nas mais acessíveis.

Versão com duas ou quatro portas

Outra novidade do novo Charger 2024 é a possibilidade do carro vir com duas ou quatro portas, ambas as carrocerias têm o mesmo tamanho, mede longos 5,24 m de comprimento com distância entre-eixos de 3,07 metros, ou seja, independente da quantidade de portas o espaço interno será amplo. Importante comentar que em comparação com o antigo Charger (que tinha até então apenas 4 portas) o comprimento aumentou em 12 cm nesta nova geração.

Interior…

Por dentro, o Charger Daytona 2024 tem uma cabine bonita e ultra moderna, totalmente diferente do que era visto até então nos modelos da Dodge, a cabine é fluída envolvendo o motorista e passageiro, o painel é baixo e se projeta em direção ao piloto, no centro há uma ernome tela de 12.3 polegadas, porém o que chama atenção é a enorme tela de 16 polegadas no painel de instrumentos, ela será opcional, sendo que de série o Charger Daytona 2024 virá painel de 10,25 polegadas, além de head up display que projeta informações no para-brisa.

Outro ponto positivo é o acabamento, que subiu de nível em relação ao antigo Dodge Charger, agora toda a cabine é revestida em couro, o paine tem forrações em Alcantara e há também iluminação em LED e um potente sistema de som com 914 watt de potência da Alpine com 18 alto falantes.

Motor elétrico no lugar do V8

Aqui vai o ponto que deve incomodar muitos fãs da Dodge, pela primeira vez na sua história a montadora americana abandonará o uso dos famosos motores V8 HEMI – usados pela marca desde a década de 1950, alías, o ronco tradicional do “bigblock” americano foi completamente extinto no novo Charger, em seu lugar ficarão dois silenciosos blocos 100% elétricos, um sobre cada eixo, tendo dois diferentes níveis de potência e bateria.

Na versão mais cara e veloz, a Daytona Scat Pack, o Charger tem dois motores elétricos de 335 cv sendo um na dianteira e outro na traseira, totalizando até 680 cv de potência e 85 kgfm de torque, combinado com um pack de bateria com 100.5 kw, enquanto a versão de entrada Daytona R/T tem potência combinada de 503 cv e 54.8 kgfm de torque, estes bloco ficarão no lugar dos antigos 6.4 e 5.7 HEMI V8.

Motores a gasolina V6

Importante falar que este novo Charger não terá apenas versões elétricas, haverá também versões mais mansas, equipadas com motor V6 a gasolina, no caso um 3.0 bi-turbo, com 558 cv ou 426 cv. Independente da motorização todas as versões terão apenas tração 4×4 integral inteligente, não haverá mais a tradicional tração traseira no Dodge Charger.

 

Desempenho

A versão elétrica mais potente, a Charger Scat Pack terá um desempenho monstruoso, fazendo de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos, porém assim como nos demais veículos elétricos, a velocidade máxima será limitada para poupar baterias, ficando em 215 km/h na Scat Pack, ou 221 km/h na “R/T”.

Autonomia

A versão mais forte elétrica Scat Pack terá autonomia para rodar 260 milhas (418 km), enquanto a R/T roda 317 milhas (510 km).

Recarga

A tecnologia empregada pela Dodge já conta com sistema de carga ultra rápida “Level 3”, similar ao usado na Tesla, será possível passar de 20% até 80% de carga em apenas 27 minutos, algo em torno de 9.9 milhas (16 km) de autonomia obtidas a cada minuto na tomada usando uma estação potente de 350-kW. Porém, usando um carregador comum caseiros wallbox de 11 kW, é necessário um tempo muito maior na tomada, são 329 minutos, ou seja, quase 6 horas para ir de 20% a 80% quando você carregar o carro em casa.

Quando chega?

Inicialmente chegará ao mercado as versões elétricas do novo Dodge, a Charger Daytona R/T e a Charger Daytona Scat Pack, ambas entram em produção na metade de 2024 na carroceria coupé de 2 portas. Enquanto no início de 2025 entrará em produção a versão sedan coupé de 4 portas. Porém, as versões a gasolina só devem começar a sair da linha de montagem na metade de 2025.

Qual o preço?

Os preços ainda não foram anunciados, porém é esperado que o Charger 2024 elétrico não será barato, a imprensa americana fala em valores começando na casa dos US$ 50.000 (R$ 250.000) para a versão de entrada R/T e US$ 60 mil para a Scat Pack (R$ 300.000). Apesar de que para nós brasileiros este valor não parece tão absurdo para um carro esportivo, nos EUA o Ford Mustang parte de US$ 30 mil (R$ 148.000). Claro que as versões a gasolina V6 do Charger serão mais baratas, porém ainda não há previsão de preços para estas configurações.

Virá ao Brasil?

Ainda não há informações sobre a vinda do novo Charger ao Brasil, como hoje a Dodge faz parte do grupo Stellantis, o modelo elétrico poderia sim ser uma boa aposta do grupo para enfrentar a Ford Mustang e Chevrolet Camaro no Brasil, só lembrando que o Camaro deve sair de linha até o final de 2024.

Charger e Challenger

Muita gente se confunde com os modelos Charger e Challenger, não custa lembrar que na década de 1970 os dois eram praticamente irmãos coupés, porém no início dos anos 2000 a Dodge trouxe de volta ambos, porém mudou a proposta de cada um, o Charger virou um sedan esportivo e o Challenger manteve a proposta coupé.

Agora o Charger terá duas versões, sedan ou coupé, portanto tudo indica que agora a Dodge optou por realmente matar o Challenger, ficando apenas com o Charger, já que o famoso muscle car saiu de linha no final do ano passado e não tem qualquer informações sobre uma possível nova geração.

Fonte e maiores informações: NetCarShow.com

Equipe Encontracarros

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