DS

DS 9 – Conheça o novo super sedan de luxo francês

A DS, divisão de luxo da Citroën, acaba de apresentar na Europa o DS 9, o seu terceiro modelo e o primeiro sedan, ele tem porte grande, são quase 5 metros de comprimento, tem design ousado, muito luxo e tecnologia a bordo, o DS 9 quer fazer algo que os sedans franceses nunca conseguiram, roubar compradores dos alemães da BMW, Audi e Mercedes.

Design do DS 9 é ousado e chamativo…

Inegavelmente o DS 9 chama atenção, principalmente pelo seu design ousado e diferente, na dianteira há uma grande grade do radiador com acabamento cromado, os faróis são finos e agressivos, possuem uma sofisticada iluminação por LED com quatro pontos de luzes como se fossem diamantes, há um friso luminoso em LED para condução diurna, que desce dos faróis até a parte inferior do para-choque.

O sedan francês tem um estilo fluído nas laterais, com vincos marcantes, teto baixo e curvo, quase como um coupé, a traseira tem lanternas finas com LED e efeito 3D de profundidade, além de um contorno cromado que invadem as laterais, há duas falsas saídas de escapamento embutidas no para-choque.

Ainda falando em design, há elementos futuristas e clássicos no carro, como as maçanetas que ficam embutidas dentro da carroceria e se projetam para fora de forma automática quando o motorista se aproxima com a chave no bolso, já com um apelo mais clássico, há elementos diferentes como um friso cromado no capô, que remete os antigos carros da Citroën do começo da metade do século passado, enquanto que na traseira (foto abaixo) a DS colocou luzes de seta na coluna “C” ao lado do vidro traseiro, elas são uma referência saudosa ao primeiro sedan DS feito pela Citroën de 1955 a 1977, que tinha luzes nesta posição pouco comum.

As luzes de setas alaranjadas, na coluna traseira próximo ao teto, fazem uma homenagem ao Citroën DS, lançado em 1955

Plataforma compartilhada com a Peugeot…

Para cortar custos de produção o DS 9 é montado sobre a conhecida e popular plataforma EMP2, já usada por diversos carros da PSA, (Peugeot / Citroën) desde 2013, é a mesma base por exemplo de modelos como 508, 3008 e 308, além dos modelos da Citroën como C4 Picasso e C5 Aircross.

Porém, no caso do DS 9 esta plataforma EMP2 foi estendida, tanto no comprimento quanto no entre-eixos, as dimensões do DS 9 impressionam, o sedan tem 4.93 metros de comprimento, 1.85 m de largura e amplos 69 cm de abertura para as rodas. A distância entre-eixos também chama a atenção, com 2.89 metros e a altura é relativamente baixa apenas, 1.46 metros. Dimensões que conferem um amplo espaço interno, principalmente para quem for viajar no banco traseiro do DS 9.

Interior surpreende pelo nível de acabamento e equipamentos…

Se por fora o DS 9 é interessante, é por dentro que o modelo francês tem sua maior qualidade, uma cabine muito estilosa, bem acabada e recheada de equipamentos.

O painel do DS9 tem design limpo, é bastante alto e reto, seu formato faz referência aos carros clássicos da década de 1950 com aqueles painéis champados. A posição de pilotagem é mais baixa do que a maioria dos sedans, o volante tem base reta, e o console central é também bastante elevado, seguindo um estilo cockpit de avião com botões inspirados nos interruptores das aeronaves, detalhes passam um apelo esportivo ao DS 9.

O acabamento surpreende no nível de detalhes, a porção central do painel é forrada em Alcantara (couro aveludado) com costuras brancas, haverá diferentes opções de temática para o interior do DS9: Bastile, Rivoli, Performance e Opera, em cada uma delas variam os tipos de materiais e tecidos usados no acabamento, assim como as cores do couro como um chamativa e exótica cabine toda na cor marrom, presente na configuração Opera (fotos acima e abaixo). Aliás, o interior do DS 9 é cheio de toques quase que artesanais, como friso e detalhes em alumínio escovado, plástico Black Piano e muito couro nobre Nappa.

No centro do painel há uma enorme tela do sistema multi-mídia com tela nada menos do de 15 polegadas, por ser grande ela abriga quase todos os botões e comandos do carro, como o ar-condicionado, ajustes dos bancos, áudio e modos de condução do veículo.

No detalhe acima o relógio analógico retrátil no topo do painel que traz um ar clássico a cabine, contrastado com o botão que da a partida do motor

O painel de instrumentos como manda a tendência atual é 100% digital e configurável, logo acima da tela do sistema multi-mídia há um pequeno relógio analógico da marca B.R.M, este relógio é retrátil, pode ser rotacionado e escondido dentro do painel quando o motor não está ligado, e abaixo do relógio em uma posição e pouco comum e com visual bastante diferente, fica o botão que da a partida no motor (foto acima).

O volante possui comandos touch, similares ao touchpad de um notebook, o que promete facilitar a navegação pelos sistemas. Os bancos por exemplo, tem aquecimento, resfriamento e função massagem e há uma sofisticada iluminação com cor configurável e diversos pontos de LEDs espalhados pelo interior do DS 9.

Motor híbrido de 225, 250 cv ou 360 cv

Embaixo do capô o DS 9 apostará em motores plugin híbridos, inicialmente o carro chegará as lojas tendo apenas uma única opção, a E-Tense PureTech, composta por um motor a gasolina combinado com um motor elétrico, juntos eles desenvolvem 225 cv de potência, de acordo com a fabricante o DS 9 poderá rodar entre 40 a 50 km apenas usando o motor elétrico sem beber gasolina ou emitir poluentes, alias o motor elétrico é super potente, tem sozinho 110 cv de potência e 32 kgfm de torque, ele é alimentado por 11,9 kwh de baterias de lítio, o motor elétrico fica posicionado entre o motor a combustão e o câmbio, que é automático de 8 marchas, a tração é sempre dianteira.

De acordo com a DS o carro de forma automática irá escolher qual motor deve usar, sendo que nas acelerações o motor escolhido é sempre o elétrico, e em velocidades acima dos 135 km/h o motor a gasolina entra em ação, no modo híbrido o DS 9 de acordo com a necessidade pode rodar até 100% com motor elétrico, ou 100% com motor a gasolina, e a montadora promete que os passageiros não sentirão qualquer tranco ou diferença na mudanças de motores. Há ainda um modo Sport que extrai a potência máxima dos dois motores ao mesmo tempo, visando a melhor performance possível.

As baterias do DS 9 podem ser recarregadas com o carro em movimento ao usar os freios, ou plugando o carro na tomada, usando um carregador público são necessárias 1 h 30 minutos para uma carga completa.

De início haverá apenas a opção do motor E-Tense de 225 cv, porém a DS promete para breve o lançamento de versões mais potentes do DS 9, uma com 250 cv e maior autonomia para rodar com motor elétrico, e uma versão de alto desempenho com 360 cavalos de potência e tração 4×4.

Suspensão a ar adaptável…

Uma característica já conhecida e não muito querida dos carros da Citroën estará presente no DS 9, a confortável porém pouco confiável suspensão ativa ajustável, no caso do DS 9 é uma evolução da conhecida suspensão a ar usada pela marca no passado, ela conta com um complexo sistema que lê a condição em tempo real do piso e o comportamento do carro em movimento, fazendo assim as mudanças na suspensão em cada uma das rodas em tempo real.

O sistema é composto por uma câmera frontal com escâner, sensor de nível do solo, acelerômetro e sensores de funcionamento do motor, juntos eles captam dados e enviam para uma central eletrônica própria para a suspensão, que faz em questão de milésimos de segundo alterações nos amortecedores pneumáticos de cada roda individualmente.

Por exemplo, quando o carro entra em uma curva os amortecedores do lado oposto ao sentido da curva, ficam mais duros, e os amortecedores do lado interno a curva ficam mais baixo, visando deixar o DS 9 mais firme e fazer a curva com maior velocidade e segurança, ou quando o carro detecta um buraco ou desnível a frente, ele prepara a suspensão para absorver melhor o impacto, deixando ela mais alta e macia.

Condução semi-autônoma

Para terminar, o DS 9 será o carro mais avançado em condução semi-autônoma no grupo PSA, ele é classificado como um carro autônomo nível 2, ou seja, graças a câmeras e sensores, é capaz de acelerar, frear e se manter dentro da estrada sozinho, cabendo ao motorista apenas supervisionar o que se passa (dependendo da legislação do país é possível até mesmo ficar sem segurar no volante, porém no Brasil e na maioria dos países, este tipo de carro semi-autônomo Nível 2, vem configurado para não permitir ao motorista tirar as mãos volante por mais de 30 segundos).

O sistema que é chamado DS DRIVE ASSIST, funciona em velocidades entre 30 km/h até 180 km/h, e para ser desligado basta o motorista segurar com firmeza a direção.

Há ainda neste pacote, recursos inovadores como visão noturna que detectar na estrada a presença de pedestres, animais e ciclistas em uma distância de até 100 metros, monitoramento do nível de atenção do motorista, faróis de LED ativos, que ajustam automaticamente sua altura sem ofuscar os outros motoristas, há nada menos do que 5 opções de luzes que são ativadas automaticamente: Estacionamento, cidade, alto estrada, campo e chuva, além de monitoramento de pontos cegos ao redor do carro, freio automático de emergência e reconhecimento de placas e sinais de transito.

Vendas começam no segundo semestre na China e mais tarde ao redor do mundo…

Apesar da DS ser uma marca francesa e o DS 9 ter sido criado na França, a fabricante por razões comerciais optou em produzir o sedan na China e de lá exporta-lo para o resto do mundo. De início as vendas começam na China ainda no primeiro semestre de 2020, e o modelo deve chegar a Europa apenas no segundo semestre deste ano. Não há previsão de venda do DS 9 no Brasil, por aqui a marca DS que vendia o DS 3 e DS 5 se retirou em 2017 do mercado.

Terceiro carro da marca DS

Lembrando que o DS 9 é apenas o terceiro carro próprio feito pela DS após ser separada da Citroën em 2013, além dele há o DS 3 CROSSBACK e o DS 7 Crossback, os outros modelos que chegaram a ser comercializados pela marca e já deixaram de ser produzidos (DS3 e DS5), eram carros Citroën rebatizados pela DS.

Rivais do DS 9…

Com o DS 9 a PSA (grupo Peugeot / Citroën) quer finalmente conseguir brigar  de igual com os rivais alemães, mais precisamente sedãs de luxo intermediários na linha destas marcas, como Mercedes Classe E, Audi A6 e BMW Série 5.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.