A linha DS, que reúne versões mais sofisticadas e estilosas de modelos da Citroën, deu tão certo que acabou sofrendo um spin-off no ano passado, ou seja, virou uma espécie de marca própria. A gama que atualmente reúne modelos bem sucedidos como DS3, DS4 e DS5, deve ganhar em breve a companhia de um SUV e talvez um superesportivo. Um estudo que antecipa um futuro superesportivo com a grife DS será mostrado essa semana no Salão de Genebra 2016.
Batizada de E-Tense, a máquina de linhas futuristas é movida por meio de motores elétricos e conta com uma potência total de até 402 CV e torque de pesados 52.6 kgfm. Pelo menos em tese, o desempenho do DS E-Tense promete não ficar devendo em nada para os esportivos de construtoras tradicionais com motores a combustão, segundo dados de fábrica ele vai de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos enquanto a velocidade máxima fica limitada eletronicamente em 250 km/h.
Porém o que mais se sobressai no E-Tense é sem dúvida o visual. O bólido francês traz linguagem de design extremamente radical, nunca vista entre os carros da Citroën/DS, repare na intimidadora grade dianteira que forma um belo conjunto com os faróis com feixes de LEDs, nas tomadas de ar em vários pontos da carroceria, no perfil diferente e fluído da traseira, ou nas rodas de 20 polegadas forjadas em alumínio. Mesmo para um carro conceito, o design do DS se destaca, alguns dos elementos com os frisos cromados, foram inspirados no lendário Citroen DS de 1955. Foram necessário mais de 800 horas de trabalho para criar o design deste carro conceito.
Sua carroceria (que mede 4.12 m de comprimento) é feita toda de materiais leves como a fibra de carbono, comumente utilizados nos bólidos de corrida, incluindo os da F1. Visando um melhor desempenho a carroceria é extremamente larga tem 2.08 metros e bastante baixa tendo apenas 1.29 metros de altura. Seu peso total é de 1800kg.
A autonomia é de 360 quilômetros em perímetro urbano, já no ciclo combinado urbano/estrada a autonomia diminuir para 310 km. Como é de praxe nos carros elétricos os motores são alimentados por baterias de íon lítio.
Enfim o DS E-Tense promete chamar a atenção do público do Salão de Genebra, principal evento da indústria automotiva que abre as portas amanhã. Se ele vai se produzido em um futuro próximo só o tempo vai dizer, porém uma coisa é certa, ele formaria uma bela dupla com o Alpine Vision, modelo da Renault que começa a ser produzido em 2017. É preciso considerar que são carros com propostas diferentes (o Alpine é um esportivo mais popular, enquanto o E-Tense algo mais exclusivo e potente), mas que prometem representar uma nova geração de superesportivos franceses.