DS E-TENSE – Com 402 CV conceito pode antecipar futuro esportivo da Citroën

A linha DS, que reúne versões mais sofisticadas e estilosas de modelos da Citroën, deu tão certo que acabou sofrendo um spin-off no ano passado, ou seja, virou uma espécie de marca própria. A gama que atualmente reúne modelos bem sucedidos como DS3, DS4 e DS5, deve ganhar em breve a companhia de um SUV e talvez um superesportivo. Um estudo que antecipa um futuro superesportivo com a grife DS será mostrado essa semana no Salão de Genebra 2016.

Batizada de E-Tense, a máquina de linhas futuristas é movida por meio de motores elétricos e conta com uma potência total de até 402 CV e torque de pesados 52.6 kgfm. Pelo menos em tese, o desempenho do DS E-Tense promete não ficar devendo em nada para os esportivos de construtoras tradicionais com motores a combustão, segundo dados de fábrica ele vai de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos enquanto a velocidade máxima fica limitada eletronicamente em 250 km/h.

Porém o que mais se sobressai no E-Tense é sem dúvida o visual. O bólido francês traz linguagem de design extremamente radical, nunca vista entre os carros da Citroën/DS, repare na intimidadora grade dianteira que forma um belo conjunto com os faróis com feixes de LEDs, nas tomadas de ar em vários pontos da carroceria, no perfil diferente e fluído da traseira, ou nas rodas de 20 polegadas forjadas em alumínio. Mesmo para um carro conceito, o design do DS se destaca, alguns dos elementos com os frisos cromados, foram inspirados no lendário Citroen DS de 1955. Foram necessário mais de 800 horas de trabalho para criar o design deste carro conceito.

Sua carroceria (que mede 4.12 m de comprimento) é feita toda de materiais leves como a fibra de carbono, comumente utilizados nos bólidos  de corrida, incluindo os da F1. Visando um melhor desempenho a carroceria é extremamente larga tem 2.08 metros e bastante baixa tendo apenas 1.29 metros de altura. Seu peso total é de 1800kg.

A autonomia é de 360 quilômetros em perímetro urbano, já no ciclo combinado urbano/estrada a autonomia diminuir para 310 km. Como é de praxe nos carros elétricos os motores são alimentados por baterias de íon lítio.

Enfim o DS E-Tense promete chamar a atenção do público do Salão de Genebra, principal evento da indústria automotiva que abre as portas amanhã. Se ele vai se produzido em um futuro próximo só o tempo vai dizer, porém uma coisa é certa, ele formaria uma bela dupla com o Alpine Vision, modelo da Renault que começa a ser produzido em 2017. É preciso considerar que são carros com propostas diferentes (o Alpine é um esportivo mais popular, enquanto o E-Tense algo mais exclusivo e potente), mas que prometem representar uma nova geração de superesportivos franceses.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.