As vendas dos SUVs e crossovers vem crescendo a passos largos no mundo todo, essa nova onda vem obrigado vários modelos a se tornarem SUVs, esse é o caso de modelos como o Renault Megane e Ford Mustang (que ganharam recentemente versões SUVs). Outro carro que seguiu esse caminho é o DS3, velho conhecido dos brasileiros, ganhou em 2018 uma nova geração, que trocou a carroceria hatch por SUV, na época passou a ser chamar DS3 Crossback.
Acima, o atual do DS3 lançado em 2018, e abaixo o novo modelo DS3 2023 reestilizado, repare na lâmina de LED que recebeu um novo visual, além do desenho dos faróis
Índice desta matéria
A linha 2023 do DS3 traz novidades no visual e interior, o carro foi exibido no mês passado no Salão de Paris e tem preços que partem de 30.000 euros (R$ 165.000), alcançando a bagatela de 48.800 euros (R$ 270.000), pedidos pela versão top de linha, equipada com motorização elétrica.
Após este facelift, o DS3 voltou a ser chamado oficialmente apenas de “DS3”, deixando de lado a denominação “Crossback”, que foi adotada em 2018.
Visualmente as mudanças foram bastante tímidas no DS3 2023, se limitando a detalhes como o novo conjunto óptico. Os farois principais conta com o mesmo formato do modelo lançado em 2018, porém foram redesenhados internamente, trazendo na linha 2023 novas luzes do tipo Full-LED chamadas de DS MATRIX LED VISION, se ajustam ao ambiente de forma automática, além de oferecer melhor alcance na iluminação, também conferem um aspecto mais futurista e elegante ao carro.
Logo abaixo dos faróis, a barra de LED vertical, que desliza até para-choque, foi reestilizada ganhando um desenho mais reto, o para-choque também foi retocado, recebeu um desenho mais limpo e aerodinâmico.
Outro detalhe é a grade frontal, que no DS3 2023 passou a ser pintada toda em preta, deixando de lado o acabamento cromado do modelo de 2018. Além disso, o SUV recebeu novas rodas de liga leve, nas versões de entrada as rodas medem 17 polegadas, enquanto nas mais caras 18.
Por fim na traseira, a DS retocou as lanternas, e instalou uma nova barra de vidro que liga as lanternas, enquanto o logo da DS agora passa ser feito em aço polido pintado em preto, também há novas opções de pintura para a carroceria.
No interior, as mudanças foram igualmente tímidas. A cabine do DS3 2023 traz como diferencial uma nova interface para a central multimídia que tem tela de 10.3 polegadas. Além disso, o volante traz um novo acabamento, todo revestido em couro Nappa. Há ainda novas opções de revestimento, inclusive couro aveludado Alcantara no painel, lembrando que o DS3 tem na Europa cinco versões de acabamento interno.
Desde a versão mais simples, chamada de Bastille, que custa a partir de 31.000 euros, o DS3 2023 vem muito bem equipado de fábrica, a lista inclui itens como ar condicionado automático dual zone, central multimídia de 10.3 polegadas e rodas de liga leve aro 17.
Já a versão Performance e Performance Line, traz como destaque o visual esportivo que conta com uma série de detalhes pintados de preto, como a grade, teto e retrovisores, além de rodas de liga leve maiores, aro 18, além de bancos forrados com couro Alcantara.
Já a configuração Rivoli, traz como destaque o sistema keyless que permite destravar as portas sem a chave, apenas por aproximação, insufilm para os vidros traseiros e descansa braço central, além de bancos forrados com couro Nappa, lanternas traseiras em LED com efeito 3D.
Interior do DS3 top de linha impressiona pelo luxo
Enquanto o DS3 top de linha, Opera, adiciona um interior de alto luxo, com couro nobre Nappa, acolchoado no painel e nos bancos e portas, além de sistema de câmeras de 360 graus, carregador wireless para smartphones e um pacote de segurança, como um arsenal de equipamentos:
A lista inclui piloto automático adaptativo, que mantem uma distância segura do carro que vai a frente, frenagem de emergência automática que funciona em velocidade inferiores a 85 km, sensores que evitam ponto cegos, sensores que impede que o carro invada a faixa ao lado e mantém o carro na estrada, alerta de trafego cruzando a traseira na hora de dar marcha ré.
Ao todo há quatro opções de motores para o DS3 2023, o 1.2L PureTech turbo a gasolina, com dois níveis de potência, 100 CV (câmbio manual de seis velocidades) e 130 CV (automático de oito velocidades). Há ainda a versão diesel 1.5L BlueHDi de 130 CV, também equipado com câmbio automático de oito velocidades.
Para quem prefere carros com motorização 100% elétrica, a DS oferece a versão E-Tense do DS3, que traz potência equivalente a 156 CV e pode rodar até 400 km em ciclo misto, ou 500 km rodando apenas na cidade.
Infelizmente, pelo menos por hora, não há previsão de que o DS3 volte a ser vendido no Brasil, a marca DS que faz parte do grupo Stellantis, o mesmo de Peugeot, Citroën e Fiat, até cogitou trazer a marca DS de volta ao país, porém isso até agora não passou de rumores, lembrando que o DS3 saiu de linha no Brasil em 2017.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.