A DS, divisão de alto luxo da Citroën, apresentou nessa última semana o Novo DS4 2022, totalmente reestilizado o carro chega por lá na Europa, com a missão de alavancar as vendas da montadora DS, que ao longo dos últimos anos vem caindo bastante. Este modelo é a grande aposta para salvar o futuro da recém criada marca DS.
Índice desta matéria
Criada em 2015, a DS Automobile foi concebido como uma divisão de luxo da Citroën, porém a marca vem amargando vendas muito baixas. Quando eles começaram, tinham três modelos: DS3, DS4 e DS5, porém estes três modelos foram descontinuados em 2018 devido as vendas muito baixas.
Atualmente a DS vende apenas dois carros o DS3 CrossBack (foto acima) e o DS7 Crossback, lançados em 2018 e 2019 respectivamente, porém, ambos os modelos não foram bem aceitos na Europa, e estão tendo vendas muito abaixo do esperado, colocando a marca em uma situação bastante ruim de mercado e de futuro.
A DS querendo dar a voltar por cima, aposta agora no sedan de luxo DS9 que irá rivalizar com os sedans como BMW Série 5, Mercedes Classe E e Audi A6, o DS9 deve começar a ser vendido ainda em 2021, porém o carro chefe da marca deve ser mesmo o novo DS4, que chega com a importante missão de tentar salvar as vendas e o futuro da marca DS.
Assim como a primeira geração, lançado em 2011 (Leia sobre o DS4 de primeira geração aqui) e que foi reestilizada em 2015, o DS4 2022 impressiona pelo arrojo de suas linhas, parecendo estar muito afrente de seu tempo, o modelo traz uma carroceria muito bonita, com linhas extremamente futuristas e que certamente vai chamar bastante atenção nas ruas.
Apesar de ser um hatchback as medidas do DS 4 2022 são grandes: 4.40 m de comprimento por 1,47 m de altura e 1,83 m de largura. sua distância entre-eixos é de 2,67 metros. Comparando com um hatchback comum, como por exemplo o VW Golf de oitava geração, o DS 4 é 12 cm mais longo, é 5 cm mais largo e tem distância entre-eixos 4 cm maior. Estas medidas amplas, permitiram ao pessoal da DS equipar o DS 4 com rodas grandes, aro 20, algo pouco comum em carros deste porte.
Sem duvidas, o Novo DS 4 2022 será um dos carros com design mais arrojados do mercado, sua carroceria é um misto de hatch com coupé e perua. Na dianteira há uma releitura mais limpa e agradável do padrão de estilo atual da marca DS, visto em modelos como no DS7 Crossback, e que estará presente também no novo sedan DS 9.
O design é marcado pela generosa grade formada por pequenos pigmentos cromados, destaque ainda para o estilo dos faróis, logo abaixo dos faróis principais, há uma faixa de LED posicionada na vertical, e que escorrega chegando até a parte inferior do para-choque, esta iluminação se acende durante o dia, conferindo uma assinatura visual bastante interessante ao novo DS4. No total o conjunto de luzes do DS 4 conta com 98 lâmpadas.
De perfil, o hatch tem uma aparência robusta, há uma série de frisos nas laterais que dão a impressão de movimento à carroceria, o desenho da coluna “C” também chama a atenção, junto com o teto baixo e curvo, conferem uma aparência de coupé ao modelo (foto abaixo) dependendo do ângulo que se olha. Há soluções interessantes como as maçanetas que são elétricas, elas saltam para fora quando o motorista se aproxima com a chave, e se encondem dentro da carroceria, após o carro ser travado ou quando o modelo está em movimento.
Já na traseira, o destaque fica por conta do estilo afinado das lanternas, seguindo a moda atual, o DS4 2022 conta com lanternas em LED com efeito 3D de profundidade, as lanternas mudam de cor dependendo da exposição a luz, e são conectadas entre si, por um pequeno friso cromado que corta a traseira de um lado ao outro.
Para dar uma aparência sofisticada a carroceria, o carro conta com dezenas de detalhes cromados, das maçanetas, ao friso das janelas, passando pelas rodas de liga leve aro 20, lembrando que a DS é uma divisão de luxo da Citroën, portanto seus modelos tem apelo de carro de luxo.
O interior também segue a proposta ousada da carroceria, aposta em um visual futurista, porém sem abrir mão do luxo e bom gosto, os bancos são forrados em materiais nobres como Alcantara e tem forrações acolchoadas assim como poltronas, o volante traz um desenho esportivo com base achatada e um parte afundada, os botões tem visual bastante futurista, e há vários pequenos detalhes em alumínio ou cromados.
O painel no geral tem visual limpo e minimalista com poucos botões físicos, a maior parte dos comandos do carro estão concentradas em uma tela de TFT posicionada ao centro do painel controladas também por uma terceira tela de 5 polegadas no console central que serve como um touchpad para controlar a central, há ainda uma outra tela que exibe as informações do quadro de instrumentos atrás do volante.
Note outras particularidades do DS4 2022, como a ausência de alavanca de câmbio, as marchas são selecionadas por um pequeno botão escondido no console central, outro ponto de design interessante são as saídas de ar centrais do painel, que são invisíveis e as saídas laterais de ar que normalmente ficam painel, no caso do DS 4 ficam nas portas.
Em termos de motores, o novo DS4 2022, estará disponível com cinco opções de blocos, sendo duas a gasolina e duas a diesel. A gama a gasolina começa com o bloco 1.2L três cilindros PureTech três cilindros turbo, que desenvolve 130 CV, há ainda o motor 1.6L quatro cilindros turbo THP, que estará disponível com dois níveis de potência 180 ou 225 CV. Já para quem busca um carro com motor a diesel, há uma única opção, o bloco 1.5L BlueHDi de 130 CV.
Independente do combustível escolhido o câmbio sempre é automático de oito velocidades EAT8.
A DS vai oferecer ainda uma variante híbrida do novo DS4 2022, chamada de E-Tense, contará com 225 CV de potência, essa versão traz dois motores, um a combustão de 180 CV que trabalha em conjunto com um motor elétrico de 110 cv, porém quando funcionam juntos a potência é de 225 cv.
Como de praxe nos carros plug-in hybrid, essa variante pode ser impulsionada apenas pelo motor elétrico nesse caso a autonomia é superior a 50 km, isso sem beber uma gota de gasolina. Lembrando que as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas na tomada ou pelo motor a gasolina.
Infelizmente o DS4 2022 não deve ser vendido no Brasil, a geração anterior do hatch chegou a ser oferecida no mercado brasileiro de 2013 até 2016, ainda vendido como Citroën, antes da criação da DS como marca independente em 2015, a marca DS deixou o Brasil em 2017.
O novo DS4 2022 é um carro proibitivo até na Europa, como dissemos ele é tido como um carro de luxo, que faz frente a modelos de marcas premium como BMW, Audi e Mercedes. Imagine então no nosso mercado com o real desvalorizado frente a moedas como o euro e dólar.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
I will immediately grab your rss feed as I can not find your e-mail subscription link or newsletter service. Devon Balas