A DS, divisão de alto da luxo da Citroën, começou a vender na Europa o aguardado DS9 2022, o sedan que impressiona pelo arrojo das suas linhas, chega ao mercado com duas opções de motores, ambas do tipo plug-in hybrid, chamada de E-Tense, ele tem dois níveis de potência 225 CV e 360 CV, tem qualidades porém custará caro.
Índice desta matéria
O DS9 2022 foi projetado para ser o máximo do luxo no mercado automotivo francês, sua missão é roubar clientes das marcas premium da Alemanha, como Audi, BMW e Mercedes. Entre os seus rivais, estão BMW Serie 5, Mercedes Classe E e Audi A6.
O DS9 não será barato, caso fosse vendido no Brasil, o DS9 teria preço a partir dos R$ 350.000, chegando até R$ 450.000 na configuração top de linha com 360 CV, isso tendo como base os preços salgados cobrados pelo modelo na Europa, onde sua versão mais cara chega a custar 68.000 euros (R$ 410 mil), já a configuração mais simples que tem 225 CV custa a partir de 50.000 euros (R$ 302 mil).
Sedan de luxo conta com visual futurista, mas ao mesmo tempo é sóbrio e elegante
Apresentado na China no inicio do ano passado, o DS9 2022 acabou atrasando sua chegada às ruas devido a pandemia do Corona vírus, o carro que deveria começaria a ser vendido no final do ano passado (2020), chegou as lojas apenas agora em maio de 2021. Há inclusive estudo por parte da Citroën em trazer de volta a linha DS ao Brasil, a PSA inclusive chegou a registrar as patentes do modelo por aqui, porém não há nada certo sobre o lançamento do DS9 em terras brasileiras.
O DS9 2022 impressiona sobretudo pelo seu visual, o carro traz linhas extremamente futuristas e elegantes, o destaque principal fica por conta da enorme grade frontal cromada, também chama atenção o desenho agressivo dos faróis que são do tipo Full-LED, logo abaixo dos faróis há uma friso em LED, em formato de S que desce até o para-choque, fazendo uma alusão a nome da marca.
Já de perfil, o sedan de luxo francês tem uma aparência sóbria e imponente, com linha de cintura elevada e um vinco acima das maçanetas, alias as maçanetas das portas ficam escondidas, elas são retrateis, se projetam para fora assim que o motorista se aproxima com a chave elas se projetam para fora da carroceria e voltam a se recolher assim que o carro é travado, o que confere uma aparência mais limpa a sofisticada as laterais do DS9.
Na traseira chama atenção o conjunto de lanternas em 3D, a peça é conectada por um friso cromado e tem efeito de profundidade, conferindo um aspecto muito interessante quando acesas a noite.
Como é possível notar nas fotos o DS9 2022 tem um porte bastante imponente, ele mede 4.93 m de comprimento, por 1.85 m de largura, chama atenção também o entre-eixos de 2.89 metros. Dimensões próximas a rivais como o Audi A6, Mercedes Classe E e BMW Serie 5. O porta-malas do DS9 tem capacidade para acomodar até 510 litros.
Junto com o visual, o que mais impressiona no DS9 2022 é o seu interior, a cabine é extremamente luxuosa seguindo bem o estilo da marca DS conhecida pelos seus interiores inspirados em aviões e com acabamento rico em detalhes e feito de forma artesanal a mão, além do requinte, o interior do DS9 é também rico em tecnologias.
O interior é todo forrado com couro e Alcantara, um tipo de couro de veludo que é comum em superesportivos. Chama atenção a tela gigante de 12 polegadas ao centro do painel, que conta com conectividade total com smartphones. Também há uma outra tela de 10 polegadas que faz o papel de quadro de instrumentos.
O teto de caimento suavizado dá uma aparência muito bonita e esportiva ao sedan, porém acabou prejudicando os passageiros mais altos no banco traseiro, quem tem acima de 1.80 acaba raspando a cabeça no teto, em compensação o espaço para as pernas é generoso.
Entre os equipamentos de série estão itens como ar condicionado com zonas de temperaturas individuais, bancos em couro com massagem e aquecimento, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura e fechamento automático por gestos e botão na tampa, sistema de direção semiautônomo, sistema de estacionamento automático DS Park Pilot, além de um sistema áudio com 14 alto falantes.
O conforto dos ocupantes é garantido pelo sistema de suspensão adaptativo, chamado de “DS Active Scan Suspension”, que utiliza sensores e câmaras para analisar as imperfeições do asfalto e assim fazer os ajustes em tempo real na suspensão, isso tudo em questão de milésimos de segundos.
Há duas opções de motores: DS9 2022 E-TENSE 225 e DS9 2022 E-TENSE 360 4X4, em ambas tratasse de um motor a combustão que trabalha em conjunto com um bloco elétrico, a primeira versão como os próprios nomes denunciam tem 225 CV, enquanto a segunda 360 CV e tração quatro por quatro.
A versão de entrada do DS9 custa 50.000 euros e é capaz de rodar até 40 km no modo puramente elétrico, já a versão top de linha pode percorrer até 50 km.
No modo elétrico, a velocidade máxima é limitada em 135 km/h. A força dos motores chega as rodas por meio de uma caixa de câmbio automático de oito velocidades, lembrando o DS9 é um modelo híbrido plugin, ou seja, as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas na tomada. Usando um carregador rápido são necessárias cerca de 1h30 minutos para fazer a carga de forma completo.
Na China há ainda uma versão com 250 CV do DS9.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.