Não é à toa que a italiana Ducati é conhecida como a “Ferrari das motos”, assim como a marca de Maranello, seus modelo tem design único, desempenho esportivo, e reúnem o que há de mais avançado em matéria de tecnologia, alcançando uma legião de fãs no mundo todo. Porém o que faz realmente as motos da Ducati especiais, é que elas possuem alma, são feitas acima de tudo com paixão, isso fica evidente no seu mais novo modelo, a arrebatadora Ducati Scrambler, recém lançada no Brasil ela chega custando R$ 36,900 e, embora não seja a Ducati mais potente, muito menos a mais rápida é sem duvida uma das mais interessantes.
Apresentado pela grife italiana no Salão Duas Rodas em São Paulo em outubro, a Scrambler junto com a Diavel é possivelmente a moto mais estilosa da Ducati, seu design consegue a proeza de ser retrô e ao mesmo tempo moderno. Ela é uma mistura de dois estilo antagônicos, trail e naked, daí o nome Scrambler, o que quer dizer embaralhar. O visual tem um ar de naked da década de 1960 e 70 com toques de modernidade, como os faróis e rabeta por iluminação por LEDs e o painel totalmente em LCD, rodas de liga leve e enormes freios a disco, uma versão moderna de um modelo fabricado na década de 70.
Apresentado no Brasil em outubro no Salão Duas Rodas a Scrambler é aposta da Ducati para conquistar o público jovem, seu preço de R$ 36.000 é interessante
Além de bonita, a Ducati Scrambler também é versátil e divertida, sua fuselagem pesa 179 quilos e, é impulsionada por um motor L2 (dois cilindros em “L”) de 800 cm³ capaz de entregar 75 CV e 6,9 kgfm de torque a 5750 rpm. A força é distribuída para a roda por meio de um câmbio manual de seis velocidades.
Embora sua potência seja só uma fração de máquinas como a Diavel Carbon a Panigale (vale lembrar que a máquinas da Ducati estão entre as mais velozes do mundo, a Panigale tem 206 CV), a Scrambler é uma moto ágil e versátil, com força nas arrancadas e nas retomadas, porém que possui uma proposta totalmente diferente das irmãs esportivas, podendo ser usada fora do asfalto em pequenas trilhas, graças ao projeto robusto de sua suspensão.
A Scrambler é uma moto voltada para o dia a dia com foco no design e não para quem quer o extremo da esportividade.
Seu tanque de combustível tem capacidade para 13,5 litros o que garante uma autonomia próxima de 200 quilômetros. Seu sistema de freios na dianteira conta com discos de 330 mm da marca italiana Brembo com pinças de quatro pistões, já na traseira o disco é menor, tem 245 mm. Ela conta de série com freios ABS, as rodas são de liga leve calçados por pneus de uso misto Pirelli MT60 RS – que garante agilidade tanto no asfalto quanto no off-road.
Infelizmente a Ducati sabe que criou uma moto excelente e resolveu cobrar um preço salgado pela sua criação. No Brasil a Scrambler custa a bagatela de R$ 36,900 e verdade que existe outras naked – de visual descolado e bastante interessantes – mas verdade seja dita, nenhuma delas tem o estilo único ou o status da Scrambler.