A Renault acaba de apresentar o novo Duster 2023 no Brasil, bom na verdade ele é novo mesmo apenas na versão mais cara Iconic, já que é a única que traz algo novo, no caso o novo motor 1.3 TCe turbo flex que rende até 170 cv. Este novo propulsor tinha tudo deixar o Duster mais competitivo no mercado, se não fosse um único problema, o preço, o motor turbo virá apenas na versão mais cara que tem preço salgado de R$ 135.590.
Índice desta matéria
Os quase R$ 136.000 pedidos pelo Duster com motor turbo inicialmente assusta, o Duster que é atualmente o SUV mais vendido da Renault no Brasil tinha como grande vantagem custar menos do que os rivais como Nissan Kicks, VW T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade, além do próprio Renault Captur. Até dezembro de 2021 o Duster modelo 2022 era encontrado nas lojas com preços entre R$ 94.690 até R$ 115.290, agora na linha 2023 os valores começam em R$ 99.990 e alcançam até R$ 135.590, ou seja, com o novo motor a versão Iconic encareceu quase R$ 20.000.
Por esse preço, o Duster turbo já custa o mesmo que um Jeep Renegade Sport com motor turbo de 185 cv e bem mais equipado que sai por R$ 123.990, ou ainda um Hyundai Creta Limited 1.0 turbo de 120 cv que também é muito mais equipado e sai por R$ 132.000, modelos com projetos muito mais novos em relação ao Renault Duster, o maior exemplo disso é o fato do Duster não trazer airbags laterais em nenhuma versão, ele traz apenas os 2 airbags frontais obrigatórios pela lei brasileira, enquanto os rivais já tem 7 airbags.
Enfim fica difícil achar um lado racional para pagar R$ 136.000 em Duster mesmo com motor turbo.
Enfim deixando o fator preço de lado, o Duster traz um motor muito interessante, este bloco foi desenvolvido em uma parceria da Renault com a Mercedes Benz, tendo ótimo níveis de potência e consumo, o 1.3 TCe turbo flex tem tecnologias como injeção direta de combustível, bloco todo em alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote, tratamento em carbono nos cilindros, nos cabeçote e pinos.
A potência máxima fica em 162 cv quando abastecido com gasolina ou 170 cv com etanol, porém é o torque que surpreende, são 27.5 kgfm independente do combustível usado, ele tem o maior torque da categoria.
O câmbio automático também é uma novidade, trata-se de uma versão atualizada da caixa CVT XTRONIC, capaz de simular de forma eletrônica até 8 velocidades, é uma versão melhorada do câmbio já usado pelas outras versões do Duster, este mesmo XTRONIC, porém que simula apenas 6 velocidades.
O desempenho melhorou bastante com a chegada do motor turbo no Duster, dados de fábrica afirmam que o Duster com motor 1.3 turbo vai de 0 a 100 km/h em 9.2 segundos e alcança a velocidade máxima de 190 km/h, uma baita diferença comparado com o antigo motor 1.6, que precisa de 12 segundos para ir de 0 a 100 km/h e alcança a velocidade máxima de 173 km/h.
De acordo com dados do Inmetro, o Duster 1.3 turbo tem um consumo até surpreendente (até difícil de acreditar), fazendo com gasolina 13.9 km/l rodando na cidade e até 16.1 km/l em trechos de estrada, enquanto que com etanol no tanque os números são: 9.9 km/l na cidade ou 11.7 km/l na estrada, ótimas marcas para um SUV com 170 cv. Lembrando que estes dados são com o sistema Start Stop ativado, este sistema desliga o motor de forma automática quando o carro para.
Porém dados de fabrica divulgado pela Renault são muito mais modestos e realistas, de acordo com o catalogo da Renault o Duster 1.3 turbo faz com gasolina 10.8 km/l na cidade ou 11.5 km/l na estrada. Enquanto que com etanol as marcas são de 7.7 km/l na cidade e 8.4 km/l na estrada. Apesar destes números não serem tão impressionantes, o Duster turbo não deixa de ser econômico para um SUV, sendo inclusive mais econômico em relação ao motor 1.6 que é 50 cv menos potente.
De acordo com a Renault também foram realizadas melhorias no motor 1.6 SCE aspirado que equipa as demais versões do Duster 2023, o bloco aspirado segue desenvolvendo 118 cv com gasolina ou 120 cv com etanol, para um torque de 16.2 kgfm independente do combustível, ele recebeu aprimoramentos para diminuir o nível de emissão de poluentes e atender ao novo padrão LEV7, assim como também ficar mais econômico, a redução no consumo foi de até 3.9%.
A seguir os dados de consumo do Renault Duster 1.6 CVT, com gasolina no tanque ele faz 10.5 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada. Já com etanol ele roda 7.2 km/l na cidade, chegando a 8.1 km/l na estrada.
Com relação ao demais versões da linha não há alterações, o Duster segue o mesmo da ultima reestilização sofrida em 2020, o modelo segue sendo ofertado em um total de cinco versões: Zen 1.6 manual, Zen 1.6 CVT, Intense CVT, Iconic CVT e Iconic turbo CVT, confira abaixo o conteúdo e preço de cada uma das versões do Renault Duster 2023:
Zen 1.6 SCe (R$ 99.990) – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete.
Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 108.090) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC® e ponteira do escapamento cromada.
Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 115.190) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.
Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 122.090) – Todos os itens da versão Intense – CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.
Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590) – Todos os itens da versão Iconic – CVT XTRONIC® + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.