A Renault deve lançar ainda nesse ano no Brasil o Duster Turbo 2022, já à venda em uma série de países da América Latina, como no México e Colômbia, o SUV deve adotar ainda em 2022 no país o inédito motor 1.3L Turbo TCe Flex feito em parceria com a Mercedes Benz, este bloco desenvolve por enquanto apenas com gasolina, uma potência máxima de 156 CV, outra novidade será que o motor turbo virá com um novo câmbio automático CVT de oito velocidades.
O Renault Duster Turbo 2022 chega para deixar o SUV da Renault mais competitivo diante da concorrência cada vez mais forte, que reuni carros como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e VW T-Cross. O motor 1.3L Turbo TCe, 4 cilindros da Renault / Mercedes, no Brasil já contará com a exclusiva tecnologia flex, atualmente nos outros mercados este bloco bebe apenas gasolina, e desenvolve 156 CV de potência para 25.4 kgfm de torque. Já com calibrado para etanol no Brasil, a potência vai ficar acima dos 160 cv e próximo dos 165 cv, enquanto o torque deve permanecer na mesma faixa.
Índice desta matéria
Essa versão turbo do Duster já está à venda em uma série de mercados da América Latina, como o Colômbia e México, e também deve chegar na Argentina agora a partir do segundo semestre de 2021, a demora para o lançamento Brasil se deve ao fato desse motor no país pelas preferências e mercado ter necessidade de ser Flex, o que só ocorre no Brasil. Lembrando que estamos falando de um motor complexo, com turbo e injeção direta de combustível.
Na verdade a proposta da Renault é lançar esse motor inicialmente no Novo Captur 2022, que deve chegar ao país nos próximos meses, trazendo ainda algumas mudanças visuais e deve ser reposicionado no mercado. Já o Duster Turbo 2022 deve chagar apenas após a Captur, a previsão é que o lançamento ocorra até final de 2021.
Lembrando que o atual 1.6 SCe aspirado, que entrega até 118 cv, seguirá em linha nas versões mais acessíveis do Duster. O novo motor 1.3 turbo ficará restrito inicialmente apenas as opções mais caras da gama do Duster no Brasil, ele substituirá o já descontinuado 2.0 aspirado de 145 cv, que deixou de ser oferecido no Duster.
Sendo que a grande vantagem do motor 1.3 turbo, é apresentar um nível de potência superior ao atual 2.0, porém com consumo de combustível até melhor em relação ao 1.6 aspirado SCe.
No México, onde o modelo só roda com gasolina, a Renault divulga que o consumo do Duster 1.3 turbo CVT supera os 20 km/l na estrada, algo que no Brasil claro não será possível, já que por aqui o modelo será flex, e nossa gasolina, tem quase 25% de etanol em sua composição.
O Duster Turbo 2022 será praticamente idêntico ao Duster atualmente vendido no país. Há apenas alguns diferenciais visuais, como as rodas de liga leve aro 17, que contam com desenho exclusivo e acabamento diamantado.
Lembrando que apesar da chegada do motor turbo a lista de equipamentos também não deve ser alterada, lembrando que a versão Iconic, que é a top de linha do Duster, contará com um conjunto de equipamentos de série já muito interessante, que inclui itens como retrovisores que eliminam pontos cegos e sistema de câmeras com visão 360° ao redor do carro, com 4 câmeras, além de sistema keyless com chave presencial do tipo cartão.
O Duster 1.3 Turbo 2022 traz ainda itens presentes nas demais versões do Duster, como sistema multimídia de 8 polegadas, sensores de estacionamento traseiro, ar condicionado automático, faróis com LEDs diurnos e dois airbags dianteiros. Infelizmente não há airbags laterais, nem como opcional, o que hoje em dia em um item básico em um carro, ainda mais um modelo que custa mais de R$ 100.000.
Infelizmente vamos a parte ruim, o motor turbo elevará o preço do Duster aqui no Brasil. Até então o Renault Duster tinha como grande apelo e diferencial seu preço mais acessível em relação aos outros SUVs no mercado como Kicks, Creta e Renegade. Porém isso deve mudar com a chegada do modelo turbo. Atualmente o Renault Duster tem preço de R$ 89.690, na versão Zen 1.6 manual, que vem praticamente pelada, com rodas em aço e sem multi-mídia por exemplo. A versão Iconic CVT que é a mais equipada da linha Duster, atualmente já custa R$ 106.490, portanto com o novo motor turbo, esta versão deve superar os R$ 110 mil.
No México essa mesma versão tem preço de 334.000 pesos algo em torno de R$ 89.178, enquanto a Iconic Turbo custa 375,000 R$ 100,125.
Um detalhe interessante é que ao mesmo tempo em que vai lançar o Duster Turbo no Brasil a Renault. através da sua subsidiária Dacia, prepara na Europa o lançamento de uma versão reestilizada do SUV, o carro que foi lançado por lá em 2017, agora em 2021 está ganhando sua primeira plástica no visual, as mudanças foram tímidas, entre as novidades estão os novos faróis, que são inspirados no Novo Sandero, além de novas rodas de liga leve Além disso o SUV recebeu um novo conjunto de lanternas, com estética mais futurista. Também são esperados mudanças no interior, que vai receber uma nova central multimídia e materiais de maior qualidade no acabamento.
Por enquanto essa versão reestilizada do Duster ainda não tem data para chegar ao mercado nacional, isso se chegar, vale lembrar que o Duster vai ganhar uma geração totalmente nova em 2024, que será inspirado no Dacia Bigster.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.