Lançado em 2014, o esportivo elétrico i8 da BMW chega a 2018 com várias novidades, a principal delas é a chegada da inédita versão sem capota, o i8 Roadster, além disso o i8 também ganhou melhorias em seu motor elétrico, com isso o belo esportivo elétrico da BMW ficou mais veloz e econômico.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
i8 Roadster…
A versão Roadster do i8 já era esperada desde 2012, porém somente agora em 2018 é que o modelo chegará as lojas, o estilo segue o mesmo do i8 Coupé, porém o Roadster perdeu o banco traseiro, ele tem apenas 2 lugares, no lugar do banco foi criado um espaço para guardar a capota, além de um bagageiro extra com 92 litros de capacidade.
O teto usado pelo i8 Roadster é do tipo de lona com armação feita em alumínio, toda a operação para baixar ou levantar a capota é feita por um apertar de botão e demora 15 segundos para se concluir a operação, que pode ser feita mesmo com o carro em movimento, em velocidades de até 50km/h.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Novo conjunto mecânico…
A BMW fez melhorias no motor elétrico do conjunto híbrido do i8, foram instaladas baterias de maior capacidade, com 34 amperes ao invés de 20 usados até então, com isso a potência do motor elétrico subiu 12 cavalos e o torque passou para 25 kgfm. O motor a combustão também foi otimizado, trata-se de um bloco 1.5 a gasolina, três cilindros, turbo com injeção direta, que desenvolve 231 cavalos e 32 kgfm de torque. O conjunto motriz do BMW i8 2018 somando o motor elétrico com o a combustão tem agora 374 cavalos.
Graças a carroceria feita de materiais leves, o desempenho do i8 agrada bastante para um modelo elétrico, na versão Coupé ele precisa de apenas 4.4 segundos para ir de 0 a 100km/h, já o i8 Roadster é pouca coisa mais lento, vai de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos, em ambos a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Autonomia maior…
Se tratando de um veículo elétrico, o que interessa é a autonomia, ou seja, quanto tempo o motorista poderá rodar até precisar plugar o carro na tomada, ou abastecer. Nesta nova geração o i8 poderá rodar por até 55 quilômetros (53 km no Roadster) no modo totalmente elétrico, sem beber uma gota de gasolina e emitindo zero de poluentes, esta marca é 50% maior que antes. Rodando apenas com eletricidade o i8 pode atingir até 105km/h, ou picos de 120 km/h.
Ainda falando em consumo rodando no modo híbrido, ou seja, com o motor a gasolina e elétrico em conjunto, o i8 pode fazer 52 km/l no caso do Coupé e 47 km/l no Roadster. Rodando no transito pesado da cidade, a BMW fala que o modelo mantém o consumo superior a 20km/l.