Nesse ano a gama de carros da Nissan no Brasil vai passar a contar com híbridos e elétricos, além de lançar uma inédita versão híbrida do SUV Kicks (e-power) a marca está lançando de forma oficial a nova geração do elétrico LEAF. O modelo foi mostrado à imprensa essa semana no Autódromo de Interlagos e já está em pré-venda pela bagatela de R$ 178,400.
Índice desta matéria
O Leaf tem capacidade para rodar por até 389 km na cidade…
Lançado na Europa no começo de 2018, o Nissan Leaf 2019/2020 tem uma série de atributos, ao começar é claro pela motorização mais eficiente, seu motor elétrico desenvolve agora uma potência equivalente a 149 CV e 32.6 kgfm de torque. Segundo a Nissan a autonomia também aumentou, sendo agora de até 389 km com uma carga completa das baterias em ciclo urbano (porém em ciclo combinado estrada/cidade o Leaf roda 270 km, ou 240 km como autonomia inicial – por exemplo, em velocidades altas apenas na estrada). Isso mesmo o Nissan Leaf é mais econômico na cidade do que na estrada, isso é explicado pelo fato do carro ter um sistema que recupera a energia gerada pelos freios nas frenagens, como ao andar na cidade o uso dos freios é maior, a energia recuperada e armazenada também é maior. Em relação a geração passada o novo Leaf está 38% mais potente.
Recarga das baterias ainda é demorada…
O ponto negativo do carro elétrico fica por conta das muitas horas necessárias para recarregar completamente as baterias, em uma tomada convencional são necessários mais de 16 horas. A solução seria carregar o carro em uma tomada de recarga rápida caseira, os chamados Wallbox – mostrados na foto acima, com ele o tempo para carregar 100% fica em torno das 8 horas. Porém estes equipamentos (wallbox) são vendidos a parte e não são baratos, seus preços variam entre R$ 5.000 a R$ 8 mil, dependendo da potência e o custo de instalação na casa. A terceira opção é usar uma unidade de carregamento rápido publico (disponível no Brasil em lugares específicos como alguns shoppings), no caso apenas 40 minutos são necessários para conseguir 80% de carga, porém esta recarga tem um custo, não é só plugar o carro e recarregar.
Acelerações rápidas…
O desempenho é interessante, não pense que por ser um carro elétrico ele é lento, pelo contrário suas acelerações são mais velozes do que muitos carros comuns a combustão, segundos dados de fábrica, o Novo Leaf 2019 vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, enquanto a velocidade máxima não empolga tanto assim 155 km/h.
É possível usar a energia elétrica do Leaf para outros fins…
Destaque ainda para um sistema chamado de Vehicle-to-Grid (V2G) de carregamento bidirecional, que transformou o veículo elétrico em uma bateria sobre rodas. Por meio desse sistema o proprietário do Leaf pode compartilhar a capacidade de energia excedente das baterias com a sua casa, por exemplo, para economizar na conta de luz, ou como fonte de energia no caso de um blackout, ou ainda em tarefas menores como alimentar equipamentos elétricos como notebook e celulares, o Leaf pode virar uma espécie de gerador elétrico móvel, lembrando que as baterias de íons de lítio do modelo são de alta potência, com capacidade de 40kWh.
Design do Nissan Leaf é atraente:
Uma das preocupações da Nissan na nova geração do Leaf foi deixar o carro mais bonito e atraente, sem aquela aparência estranha típica dos primeiros carros elétricos que mais pareciam terem saído de um filme de ficção cientifica, o Leaf 2019/2020 está mais atraente e robusto em relação ao modelo anterior, que chegou a ser vendido no Brasil para algumas empresas no Brasil, além de companhias de táxis. É um carro bonito e moderno e ao contrário de outros carros elétricos não tem visual exagerado.
Dimensões do Leaf são grandes e o espaço interno é amplo
No Brasil o Leaf vai competir diretamente com modelos elétricos como Chevrolet Bolt e o Renault Zoe, que custam respectivamente R$ 175,000 e R$ 149,990. Porém em relação a concorrência o Leaf leva uma vantagem por ser maior e mais espaçoso, o Bolt mede 4.16 metros de comprimento por 1.79 metros de largura, já o Zoe tem apenas 4.08 m de comprimento e 1.73 m de largura, enquanto o hatch elétrico da Nissan tem 4.48 m de comprimento e 1.79 m de largura. O entre-eixos do Leaf também é maior 2.70 m, contra 2.58 m do Zoe e do 2.60 m do Bolt. O porta malas do Nissan Leaf também tem um bom espaço para um hatchback, tendo 435 litros.
Autonomia do Leaf comparada com os rivais…
O Leaf da Nissan perde para o Chevrolet Bolt em autonomia são 520 km, contra 389 km do Nissan, enquanto o Renault Zoe anda menos do que os três, fazendo apenas 300 km com uma carga completa.
Interior do Leaf é bem construído e equipado….
Com essas dimensões amplas há espaço com sobra para 4 passageiros adultos viajarem com conforto no Leaf. A estética do interior lembra outros modelos da Nissan como o Kicks, é um interior bem acabado com uma boa oferta de equipamentos.
E-Pedal – acelerando e freando com o mesmo pedal…
Há algumas características próprias do Leaf, como o E-Pedal, ao invés do pedal do acelerador ter a função comum de apenas acelerar o carro, o acelerador do Leaf tem uma função extra (E-Pedal acionado através de um botão no console central), que permite acelerar e frear usando o mesmo pedal, assim quando o motorista pisa no acelerador, o carro ganha velocidade normalmente, porém quando ele tira o pé do acelerador o sistema aciona uma espécie de freio a motor automático, que além de fazer o carro reduzir a velocidade, também ajuda a recarregar as baterias do motor elétrico, ao pisar novamente no acelerador o Leaf retoma a aceleração com base na velocidade atual, ajudando a economizar energia.
Modos de condução…
O Leaf tem ainda três modos distintos de condução: Normal – na qual é utilizada toda a potência do motor, Modo “B” – Batery, na qual é intensificado o uso do freio regenerativo para recarregar as baterias, e o modo “Eco”, na qual todos os recursos do carro são otimizados para reduzir o consumo de energia, como até mesmo limitar a potência do motor e a respostas nas acelerações.
O câmbio do Leaf tem apenas uma única marcha a frente e a ré, e ao invés de contar com alavanca normal, no Leaf a alavanca é tipo um Joystick giratório, e tem outras funções além de selecionar a marcha, como escolher o modo de condução, há um pequeno display digital no console que ajuda ao motorista se achar nas funções do câmbio (foto abaixo).
Equipamentos…
A lista de equipamentos do Leaf traz o esperado para um carro que custará quase R$ 180 mil, há ar-condicionado digital automático (não é dual zone), bancos dianteiros com sistema de aquecimento, bancos em couro, sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com 6 alto-falantes, câmera de ré e visão 360 graus com 4 câmeras, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, painel digital multi-funcional com display HD de 7 polegadas, o único porém é que o banco do motorista apesar de ter 6 regulagens não é elétrico.
Do lado de fora o Nissan Leaf tem equipamentos como retrovisores elétricos rebatíveis automaticamente e com aquecimento para desembaçar, faróis com LED diurnos e acendimento automático, lanternas traseiras em LED, faróis de neblina, rodas aro 17.
O Leaf traz ainda uma ampla lista de equipamentos com relação a segurança e tecnologia, há de fábrica piloto automático inteligente adaptativo ACC – que além de manter uma velocidade programada, também conserva de forma automática uma distância segura do veículo à frente, alerta inteligente de mudança de faixa, alerta e monitoramento de pontos cegos 360 graus ao redor do carro, alerta de trafego cruzado traseiro – que informa a presença de pedestres ou veículos cruzando a traseira do carro na hora de dar marcha ré, controle inteligente em curvas, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem – capaz de frear o veículo de forma automática caso haja risco de colisão, assistente de partida em rampas, além de airbags frontais e laterais, controles de tração e de estabilidade.
Nas lojas em…
O Leaf já está sendo vendido agora em fevereiro de 2019 em uma pré-venda pela Nissan no Brasil, sendo que o hatch começa a ser entregue aos compradores em junho ou julho. O preço assusta um pouco R$ 178.400.
Ficha técnica Nissan Leaf 2019/2020:
Motor – Elétrico 110kw
Potência – 149 cv a 9795 rpm
Torque – 32,6 mkgf a 3283 rpm
Baterias: 40 kWh Bateria ion-lítio laminada
Câmbio – Automático, uma marcha
Tração: 4×2 dianteira
Desempenho:
0 a 100 km/h – 8 segundos
Velocidade máxima – 155 km/h
Tempo de recarga das baterias:
Tomada comum: Mais de 16 Horas
WallBox (8 horas)
Posto de recarga de alta potência (80% da carga em 40 minutos)
Dimensões:
Comprimento – 4,48 metros
Entre-eixos – 2,70 metros
Altura – 1,56 metros
Largura – 1,79 metros
Altura livre do solo – 15,5 cm
Peso – 1.500 quilos
Porta-malas – 435 litros
5 Lugares
Preço:
Nissan Leaf 2019/2020: R$ 178.400