Lançado na Europa em 1999, a Xsara Picasso chegou ao Brasil em maio de 2001, foi um modelo bastante importante para o Citroën no país, ela foi o primeiro carro da marca a ser montado por aqui, na fábrica da PSA em Porto Real Rio de Janeiro. O carro logo caiu no gosto do público brasileiro superando a marca de 100 mil unidades vendidas em 11 anos no mercado, graças principalmente ao amplo espaço interno, ideal para família, além do estilo diferenciado, farta lista de equipamentos, posição de dirigir elevada, ampla aera envidraçada entre outras características só encontradas na Picasso.
A Xsara Picasso chegou ao Brasil dotada de um exclusivo motor 2.0 16v a gasolina com 118 cv de potência e 19.4 kgfm de torque, este motor foi desenvolvido pela Citroën do Brasil para a Picasso, o câmbio é manual de cinco velocidades, o mesmo do modelo vendido na Europa, porém teve suas relações nas três primeiras marchas reduzidas. O consumo é um tanto elevado, de acordo com teste da Revista Carro de maio de 2001, Xsara Picasso manual faz 8.2 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12.1 segundos, já a velocidade máxima é de 174 km/h.
O grande atrativo da Xsara Picasso é seu interior, o modelo que mede apenas 4.27 metros de comprimento, porém possui um longo entre eixos de 2.76 m, maior do que muito sedã, isso permitiu a Picasso ter um amplo espaço principalmente no banco traseiro e no porta-malas, a ampla aera envidraçada passa uma sensação ainda maior de amplitude no interior do modelo.
A Xsara Picasso possui 5 bancos individuais, o que permite ao usuário adequar a minivan a diferentes tipos de utilizações levando objetos maiores, por exemplo os bancos podem ser retirados, ou ainda o banco central que desliza sobre trilhos e pode ser rebatido totalmente e virar uma pequena mesa, e por falar em mesas, o Xsara Picasso possui úteis mesinhas tipo avião, com porta copos nos encosto dos banco dianteiro, há diversos porta objetos e porta trecos espalhados pelo interior do carro, no total são 10.
Um detalhe interessante é que as primeiras versões da Picasso vendidas no Brasil, vinham com uma espécie de carrinho de feira dobrável em plástico. O porta-malas acomoda amplos 550 litros é espaço de sobra.
Ainda falando no interior, o painel possui visual diferenciado, o grande destaque são os mostradores, que são todos digitais e ficam localizados no centro do painel, o que causa uma certa estranheza e um tempo para se adaptar para quem dirige a Picasso pela primeira vez. Os números são de boa visualização e completos, porém não há conta giros. Ainda falando de particularidades, a alavanca do câmbio fica embutida no painel, o que aumenta o espaço para as pernas na dianteira, além de permitir acesso a uma gaveta no console central.
O acabamento é de bom nível, as peças são todas bem encaixadas, os bancos e as forrações das portas são em veludo. E os plástico das portas e da parte inferior do painel são em um tom mais claro.
A lista de equipamentos é outro atrativo da Xsara Picasso, desde a versão mais simples desde a versão de entrada GLX, ela vem com ar-condicionado digital duplo, com saída independente para o banco traseiro, direção hidráulica, trio elétrico, airbag duplo frontal, freios com ABS, computador de bordo, rádio com CD Player, cinto de três pontos para todos os passageiros, volante multi-funcional, faróis de neblina entre outros itens.
A versão top de linha Exclusive agregava ainda bancos e revestimentos em couro, rodas de alumínio aro 15 com pneus 185/65, airbag laterais para a cabeça e tórax dos ocupantes, além de câmbio automático de 4 velocidades.
Xsara Picasso 2003 melhorias mecânicas:
Em 2003 a Xsara Picasso passou por uma pequena atualização. Com leves melhorias, como retrovisores e maçanetas de série pintadas na cor da carroceria, além do fato mais interessante, a buzina deixou de ser em um botão na alavanca do pisca, que havia sido herdado do modelo europeu, e passou finalmente para o volante.
Xsara Picasso 2004 motor mais forte:
No ano seguinte 2004 a Xsara Picasso recebeu mais mudanças, agora na parte mecânica, o motor 2.0 16v ficou mais potente, passou de 118 cv para 138 cv. O carro ganhou também um novo sistema de acelerador, que antes era por cabo agora passou a ser eletrônico, ainda no pacote de mudanças a Picasso recebeu uma nova embreagem, agora hidráulica, ela ficou bem mais leve.
Xsara Picasso 2006 motor flex 1.6:
Dois anos depois, em 2006, a Citroën entrou na onda flex com a Xsara Picasso, a montadora passou a equipar a minivan com um novo e inédito motor 1.6 16v flex, que desenvolvia 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol.
Xsara Picasso 2008 novo visual e melhorias no interior:
No final de 2007 a Xsara Picasso passou pela sua primeira, e última reestilização, a dianteira do modelo foi parcialmente redesenhada, esta versão já chegava ao mercado como modelo 2008, as mudanças foram: Uma nova grade mais moderna ao padrão dos outros modelos da Citroën, além de novo capô, pára-choque e novos frisos cromados, já na traseira o pára-choque foi redesenhado de forma sutil, enquanto no interior os materiais usados nos revestimentos foram revistos, adotando um tom mais escuro, como no painel, e o console central ganhou plástico na cor prata.
Os motores continuavam os mesmo um 1.6 16v ou o 2.0 16v, assim como as versões GLX e Exclusive.
2012 O fim da Xsara Picasso:
Até que em abril de 2012, após 11 anos de mercado, já sem o mesmo pique, com vendas em baixa, a Citroën decidiu tirar de linha a Xsara Picasso no Brasil, no total foram comercializadas 106.000 unidades do modelo. O substituto da Xsara Picasso ficou sendo o C3 Picasso, que tomou o lugar do modelo na fábrica da Citroën no Rio de Janeiro.
Mas não há duvidas a Xsara Picasso mudou a história da Citroën no Brasil, foi um sucesso de vendas.
Xsara Picasso no mercado de usados pontos positivos e negativos:
Hoje já fora de linha, a Xsara Picasso, é um carro bastante procurado nas revendas, ele oferece espaço interno, equipamentos e estilo em doses únicas é sim uma boa opção para quem tem família.
Porém quem for adquirir uma, tem de se ligar nos seguintes pontos: A alta manutenção, durante todos os anos de produção o elevado custo de manutenção foi o grande vilão da Xsara Picasso, levar o modelo a uma concessionária Citroën era quase um assalto pelo alto custo de reparo e serviços, a rede de concessionárias escassa ainda deixa um pouco a desejar. Principalmente peças de acabamento, como pára-choque, faróis, e partes internas, são difíceis de encontrar e tem preço alto nas autorizada.
O consumo elevado na versão 2.0 16v também é alvo de critica. Assim como o nível de ruído interno. Portanto fique atento, e pesquise bem na hora de comprar.
Com relação ao mercado de revenda, a Xsara Picasso, por ter ficado bastante tempo no mercado, e ter um perfil diferenciado, é bem aceita, claro que o modelo não é um popular na hora da revenda.
Citroën Xsara Picasso motores:
2.0 16v de 118 cv de 2001 até 2003
2.0 16v de 138 cv de 2004 até 2012
1.6 16v 110 cv gasolina e 113 cv com etanol de 2004 até 2011
Confira abaixo os preços médios da Xsara Picasso de 2001 a 2012 (fonte FIPE consultado em julho de 2013)
Xsara Picasso GLX 2.0 mec 2001 R$ 15.439
Xsara Picasso GLX 2.0 mec 2003 R$ 17.1319
Xsara Picasso GLX 2.0 mec 2005 R$ 21.911
Xsara Picasso GLX 2.0 mec 2008 R$ 26.050
Xsara Picasso GLX 2.0 mec 2010 R$ 32.930
Xsara Picasso GLX 1.6 Flex mec 2005 R$ 20.102
Xsara Picasso GLX 1.6 Flex mec 2007 R$ 22.725
Xsara Picasso GLX 1.6 Flex mec 2009 R$ 28.290
Xsara Picasso GLX 1.6 Flex mec 2011 R$ 34.081
Xsara Picasso Exclusive 1.6 flex mec 2005 R$ 21.166
Xsara Picasso Exclusive 1.6 flex mec 2008 R$ 27.790
Xsara Picasso Exclusive 1.6 flex mec 2012 R$ 40.457
Xsara Picasso Exclusive 2.0 mecanica 2001 R$ 16.750
Xsara Picasso Exclusive 2.0 mecanica 2004 R$ 20.223
Xsara Picasso Exclusive 2.0 mecanica 2006 R$ 23. 496
Xsara Picasso Exclusive 2.0 mecanica 2008 R$ 28.567
Xsara Picasso Exclusive 2.0 mecanica 2009 R$ 33.786
Xsara Picasso Exclusive 2.0 mecanica 2010 R$ 38.000
Xsara Picasso Exclusive 2.0 automática 2004 R$ 20.815
Xsara Picasso Exclusive 2.0 automática 2006 R$ 24.116
Xsara Picasso Exclusive 2.0 automática 2010 R$ 42.561
Xsara Picasso Exclusive 2.0 automática 2011 R$ 46.640
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
tenho ainda hoje um 2004 2.0 GLX ,138cv.,couro,rodas liga leve ou seja um puta carro...fiz algumas viagens Sao Paulo/Brasilia 2.000km. e média nunca abaixo de 13km/h. carro show.
Tive uma 2001 2.0 muito boa sem reclamações, porém o antigo dono era muito relaxado e m entregou um carro com problemas pode se dizer graves, entreguei ela mesmo com os problemas com muita tristeza, agora possuo uma 2004 também 2.0 estou muito feliz com ela, espero q m de mais alegrias do que prejuízo, outra coisa é o consumo, tanto a 2001, quanto a 2004, consegui tirar uma uma média muito boa delas, todas duas 10 por litro na cidade talvez mais até, e na estrada 14 por litro. No computador marca 13, 6 na cidade e 16.3 na estrada. Mas não foi isso q achei na calculadora.
Possuo um 2005,até o presente momento como todos que possuem este veículo a maior quixa realmente fica por conta da manutenção,afora este deta-lhe,nada a reclamar do veículo pois dispoe de todo o conforto ,trava,direção air-bag para varios ocupantes direção escamoteavel,freios ABS,cd player com comando no volante ar condicionado individual parte frente e traseira ,55 litros de bagageiro,espaçoso para 5 ocupantes confortavelmente,enfim com todos estes acessorios e outros que não mencionei tipo rodas liga leve dentre tantos outros,não se encontra veículos com estas especificaçoes por valores tão baixo,super feliz com meu picasso.recomendo para quem possue familia grande.
Estou querendo comprar um faco questão que tenha motor 2.0 e freios abs
Tenho um 2007 e to muito feliz, carro top.
Tenho um xissara 2002 mecanico completo preto inclusive com bancos de couro impecavel faço as manutenções normais em oficina comum, de minha confiança os ffiltros de oleo e ar a cada 10 mil oleo selenia ela esta com 249 mil adoro o veiculo, unica reclamação e o consumo mas o carro e pesado muito bom carro estav pensando em colocar gás pois e só a gasolina.
Honestamente quem gosta de conforto ai esta um carro bom e barato .
caiopolkorny
O capu do 2008 cabe no 2002?
Gostaria de saber como faço pra tirar o porta objetos central,entre os bancos dianteiros!!
Comprei uma exclusive 2003 completa com ar digital abs bancos em couro ... manual..películas negras G5 bagageiro de teto e calhas de porta inteirona.. paguei 11,500 to muito satisfeito.. um luxo..... por esse valor se pega palio ou gol que não tem nada;
Olá, estou procurando uma Picasso 1.6 16v para comprar e estou entre os anos de 2010 e 2012, que foi o último. Salvo engano, em 2012 só havia o modelo GLX. Até que ano foram fabricadas as duas versões (GLX e Exclusive)? A partir do momento em que só ficou sendo fabricado o GLX, esta versão era completa como a Exclusive ou não? Desde já agradeço.
Tenho um exclusive 2001 2001
80 e poucos mil milímetros .
Vendo por 17.000,00
Completo de tudo!
2.0 16v.